domingo, 19 maio , 2024
28 C
Recife

Fiat faz 35 anos com liderança

No Brasil há quase século, gerindo montagem de automóveis, fabricando tratores, chegou aos automóveis em Betim, MG, em 9 de julho de 1976.

- Publicidade -

Passo de coragem, longe dos fornecedores de auto peças, veio com o 147, atualizado, adaptado ao Brasil, resistente, inovando com o motor dianteiro transversal, o estepe dentro do capô. Queria apenas ser uma, então a quarta montadora de automóveis.

Impossível projetar sua transformação. Pioneira em muitas ações: fazer viagens intercontinentais; no primeiro motor a álcool, a biogás como gerador; no primeiro picape derivado de automóvel; em fazer carro turbo; democratizar as 16 válvulas; aplicar o primeiro air bag.

Também, a primeira a fabricar motores para larga exportação. Um deles, somado ao Uno, criou o Mille e segmento de mercado, incentivado para crescer, seguido por outras marcas.

Outras inovações, picape de cabine estendida, versões Adventure, a constante alteração nas linhas, trouxeram liderança pontual, depois a nacional, onde está há 9 anos.

- Publicidade -

Marcam-na coragem e inventividade, vistas na implantação de pólo de fornecedores em Minas, na criação do Novo Uno, base de família, no implantar fábrica em Pernambuco, no ser das melhores empresas para se trabalhar, no recorde mundial de produção sob o mesmo teto: 3.120 unidades/dia.

Destaque internacional, a Fiat Automóveis comanda operações na América Latina, México, África do Sul e, dentre as montadoras sediadas no Brasil, é a de maior influência nas decisões da matriz.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais