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Mercedes apresenta sua nova linha de ônibus com BlueTec 5

Na edição 2011 da Transpúblico empresa apresentou ao mercado sua mais nova gama de ônibus adequados à norma do PROCONVE P7

Campinas (SP)

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Reportagem | Mecânica Online®

Com assessoria da Mercedes-Benz do Brasil

CDs Mecânica Online®

O ano de 2012 inicia um novo ciclo no funcionamento dos motores diesel no Brasil com a introdução do PROCONVE P7.

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O objetivo é a redução na emissão de poluentes na atmosfera. Outro importante aspecto é a proximidade da Copa do Mundo em 2014 e dos jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016.

Tudo isso movimenta o setor de ônibus e caminhões no Brasil, e a Transpúblico é um dos principais eventos para demonstração das novidades que as marcas preparam.

Os sistemas denominados BRTs – Bus Rapid Transit, surge como alternativa para tornar o transporte público de passageiros mais eficiente, seguro, acessível e modernos.

Mecânica Online® – E a Mercedes-Benz do Brasil não perdeu tempo e apresentou suas novidades na Transpúblico 2011 (foto acima).

A incorporação da tecnologia BlueTec 5 que satisfaz os requisitos da norma do PROCONVE P7 (EURO V) em sua nova gama de ônibus foi o destaque principal. Essa tecnologia objetiva redução no custo operacional e de consumo de combustível, além de ampliar os intervalos de manutenção.

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Com essas modificações, a Mercedes-Benz tem agora 20 modelos de chassis em seu portfólio, que atendem desde o segmento de microônibus, ônibus convencionais e articulados para o transporte coletivo urbano e ônibus rodoviários para curtas, médias e longas distâncias.

Destaque também nas vendas – A Mercedes-Benz é a primeira Empresa a realizar a venda de 200 ônibus com motor PROCONVE P-7, legislação equivalente ao rigoroso padrão EURO 5, que entrará em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2012.

Tratam-se de 140 chassis articulados O 500 UA e 60 unidades do modelo O 500 U, todos do tipo “low entry”.

Mecânica Online® – “Comercializamos esses chassis urbanos para clientes da cidade de São Paulo. Os modelos já são da nossa linha de ônibus 2012, que introduzirá no País a avançada tecnologia BlueTec 5, solução da Mercedes-Benz para atendimento à nova legislação de emissões”, afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

Sempre atenta às demandas de clientes e órgãos gestores, a Mercedes-Benz inova mais uma vez e amplia a sua oferta de chassis para ônibus articulados.

A Empresa está apresentando ao mercado, durante o evento Transpúblico, em São Paulo, os inéditos modelos O 500 MDA e UDA “low entry”.

“Com essas novidades, iremos oferecer novas soluções para o segmento de alta capacidade no transporte coletivo urbano de passageiros, como os sistemas BRT e os corredores exclusivos”, afirma Ricardo Silva, vice-presidente de Ônibus América Latina da Mercedes-Benz.

“Estes chassis podem receber carroçarias até 23 metros, a maior entre os articulados, o que possibilita o transporte de mais de 200 passageiros”.

Com os novos O 500 MDA e UDA “low entry”, a Mercedes-Benz passará a oferecer quatro opções aos clientes, que já contam com os atuais chassis O 500 MA e UA “low entry”, modelos que, em 2012, receberão motores PROCONVE P-7 e a tecnologia BlueTec 5.

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Estande da Mercedes-Benz pronto para abertura na Transpúblico 2011

Ao ampliar a oferta de chassis articulados, a Mercedes-Benz reforça sua destacada presença nesse segmento de mercado.

Em 2011, no acumulado entre janeiro e julho, já foram vendidos cerca de 170 unidades no mercado interno e mais de 140 unidades no mercado externo.

Desde o início das vendas, em 2006, foram vendidos mais de 1.940 chassis articulados da família O 500, sendo cerca de 1.210 unidades no País e mais de 730 unidades via exportação.

São Paulo e Curitiba são as cidades brasileiras com maior presença dos chassis articulados O 500 da Mercedes-Benz.

No mercado externo, os maiores volumes estão concentrados no Chile, México, Tunísia e Colômbia.

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Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil

Segundo eixo traseiro permite maior capacidade de transporte – A grande novidade dos chassis articulados O 500 MDA e UDA “low entry” são seus 4 eixos, sendo 2 eixos na parte traseira do veículo.

É isso que possibilita a instalação de carroçarias até 23 metros para mais de 200 passageiros, dependendo da configuração interna do ônibus.

Os novos veículos destacam-se pela facilidade de operação e manutenção. O articulado é operacionalmente rentável durante todo o período de sua utilização diária e não apenas nos horários de pico, aumentando assim as vantagens para os transportadores.

O segundo eixo traseiro é móvel, com suspensão independente. Instalado atrás do eixo de tração, ele reduz o arraste, melhora as manobras e evita o desgaste dos pneus.

Com a suspensão direcional, os pneus se movem de acordo com o movimento da articulação, reduzindo o raio de giro do ônibus. Isso propicia um maior conforto de dirigibilidade, vantagem essencial no trânsito urbano.

A padronização de frota com chassis articulados O 500 da Mercedes-Benz traz mais vantagens para os clientes.

Isso favorece, por exemplo, a intercambiabilidade de peças, os trabalhos de manutenção e o treinamento de motoristas e mecânicos.

Com exceção do 2º eixo traseiro, todos os demais componentes do MDA e UDA são os mesmos do MA e UA.

Mecânica Online® – Articulados Mercedes-Benz oferecem muitas vantagens aos clientes – Os chassis articulados O 500 da Mercedes-Benz permitem a montagem de carroçarias de todos os fornecedores do mercado.

Eles saem de fábrica já preparados para encarroçamento, não necessitando de alongamento para aumento do entre eixos ou do comprimento do veículo. Dessa forma, há um incremento na qualidade integral do chassi, na segurança estrutural e na durabilidade.

Para 2012, o motor eletrônico OM 457 LA que equipará os chassis O 500 articulados, e que atenderá ao PROCONVE P-7, oferecerá uma potência de 354 cv a 2.000 rpm, com torque de 1.600 Nm a 1.100 rpm.

O elevado torque se mantém praticamente constante entre 950 a 1.500 rpm, garantido força ao veículo a partir de baixas rotações.

Isso agiliza as arrancadas e retomadas, resultando num aproveitamento ideal da caixa automática e proporcionando maior vida útil deste componente.

Com o motor posicionado na traseira do chassi, o ônibus tem melhor estabilidade e rápido retorno à situação de dirigibilidade, oferecendo mais conforto para o motorista, maior segurança e menor desgaste de pneus.

Essa localização do motor também proporciona maior conforto para os passageiros, uma vez que produz menor nível de ruído e menor irradiação térmica no interior do ônibus.

Os articulados Mercedes-Benz destacam-se no mercado por muitas outras qualidades, como robustez e resistência do chassi, suspensão pneumática integral, câmbio automático com retarder, freio-motor Top Brake, sistema ABS, coluna de direção regulável e sistema de ajoelhamento da suspensão (série para UA e UDA e opcional para MA e MDA), o que aumenta o conforto e a segurança para embarque e desembarque de passageiros.

Entre seus opcionais incluem-se preparação para ar condicionado e rodas de alumínio.

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Motor posicionado na traseira do chassi, o ônibus tem melhor estabilidade e rápido retorno à situação de dirigibilidade

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