sexta-feira, 17 maio , 2024
28 C
Recife

O nascimento do novo motor Fire 1.4l com 260 CV do Trofeo Linea

Com um ganho de 21% de potência máxima superior ao motor utilizado na Temporada 2011, novo propulsor promete maiores disputas

Porto Alegre (RS) Reportagem | Mecânica Online®

- Publicidade -

Com assessoria de imprensa da Fiat Powertrain Technologies

CDs Mecânica Online®

A combinação entre desempenho, velocidade e emoção nas pistas do Trofeo Linea 2012, no Fiat Racing Festival, já estão sendo preparadas ainda nesse ano de 2011.

Isso porque a Fiat Powertrain já iniciou o desenvolvimento da nova versão do motor Fire 1.4l T-Jet que equipará os veículos no ano que vem.

- Publicidade -

Transformar um propulsor 1.4 litro na produção de tão elevada potência tem explicação: downsizing. O moderno propulsor contará com potência máxima 21% maior que a dos carros da atual temporada – chegando a 260 cv.

“Com o trabalho realizado, aumentamos ainda em cerca de 70cv a potência na rotação máxima do motor, a faixa de maior utilização pelos pilotos nas provas, o que vai permitir que atinjam velocidades ainda mais elevadas”, comenta Cloves Mendes, responsável pela área de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da Fiat Powertrain.

Os objetivos de desenvolvimento da equipe de Engenharia da Fiat Powertrain, solicitados pelos pilotos e pela organização do evento, foram aumentar a potência atual, realizar a transformação de um motor adaptado para competição para um verdadeiro propulsor racing e ampliar a competitividade do Trofeo Linea, tornando os veículos mais esportivos, rápidos e com fun-to-drive elevado.

Para atingir as metas estabelecidas, o motor T-Jet passou por algumas mudanças. Foram adotados novos injetores, um novo turbocompressor e foi feito um novo enquadramento das válvulas.

Além disso, foi feita a substituição dos parafusos de fixação do cabeçote, uma nova calibração e também a utilização de novo intercooler.

- Publicidade -

O propulsor foi avaliado por Felipe Massa, padrinho da competição. “A nova versão do motor ficou incrível.

A sensação de dirigir foi fantástica e perfeita para a disputa dentro da pista. Gostei bastante também do torque e da forma como o motor cresce nas trocas de marcha”, elogiou Massa, que, na última quinta-feira, dirigiu o carro com motor atual e, na sexta-feira, participou dos treinos livres do Trofeo Linea para ter uma base de comparação.

Ele já não pilotava um carro de turismo desde 2001, quando disputou duas etapas do Campeonato Italiano pela Alfa Romeo.

Após a avaliação técnica de Felipe Massa, a Fiat Powertrain fará o set-up necessário e apresentará aos pilotos do Trofeo Linea o protótipo na próxima etapa, em Curitiba (PR), quando poderão testar o propulsor.

Com o feed-back, serão feitas as alterações finais solicitadas e então os testes em dinamômetro e em veículo até fevereiro de 2012.

Em março, um mês antes do início da nova temporada, os novos motores serão entregues às equipes.

Novo motor Fire 1.4l T-Jet com 260 cv – Trofeo Linea 2012

Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias – Engenharia

Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais