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Range Rover Vogue esbanja sofisticação e eficiência

Nada melhor que colocar em prática muitos dos recursos e tecnologias que um novo modelo oferece. Para isso mesmo as fabricantes de veículos investem para permitir que a imprensa especializada tenha a melhor possibilidade de testar seus modelos logo na sequência de sua apresentação / lançamento.

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E a Land Rover mostrou mais uma vez que entende bem essa receita no lançamento do Range Rover Vogue para o mercado brasileiro.

O Mecânica Online® foi até a cidade de Brasília para um teste drive de aproximadamente 500 quilômetros num habitat familiar para o Vogue, combinando asfalto e trechos off-road até a cidade de Alto Paraíso de Goiás, tendo a Chapada dos Veadeiros na companhia por grande parte do percurso.

A quarta geração do Range Rover Vogue está mais potente, luxuosa, e principalmente eficiente. São duas opções de motorização e três de acabamento. A mais barata é a Vogue SDV8, com motor turbodiesel e preço sugerido de R$ 551.800. A mais completa, Autobiography, tem propulsor Supercharged V8 a gasolina e chega a R$ 604.800.

Você vai entender muito do valor que a Land Rover trabalha para esse veículo a partir dos recursos e diferenciais únicos que o SUV oferece. Temos sempre que lembrar que os altos impostos para os veículos importados terminam tornando mais difícil a conquista de modelos como esses, mas estamos falando de um veículo totalmente desenvolvido para oferecer o que há de mais atual em qualidade de acabamento, tecnologias e inovações mecânicas.

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É simples como o Range Rover Vogue se comporta em dois perfis: automóvel de luxo no asfalto e ao mesmo tempo todas as características de um jipão com cara de mau na trilha off-road.

Esse ícone da indústria automobilística inglesa teve seu desenvolvimento começado do zero. Nada da geração anterior foi aproveitada.

Ele é o primeiro SUV do mundo com estrutura fabricada totalmente em alumínio, tecnologia revolucionária que permitiu uma redução de 39% no peso da carroceria em relação a carroceria de aço do modelo anterior. Resultado: veículo mais leve, com alto desempenho e mais eficiente.

Combinada a economia de peso na estrutura e motopropulsor, o resultado foi uma redução no peso total do veículo de 420 kg em comparação com o modelo anterior.

Essa economia de peso melhora a característica sensação de desempenho do Range Rover, e também melhora sua eficiência. Por exemplo, o modelo 510 cv LR-V8 Supercharged agora pode acelerar de 0 a 96km/h em apenas 5,1 segundos, uma redução de 0,8 segundos em relação ao modelo anterior. O consumo de combustível, contudo, é reduzido em 9%.

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A estrutura mais leve também permitiu introduzir o sofisticado motor TDV6 de 3.0 litros na linha do modelo, ainda sem previsão para o mercado brasileiro, mas que resultou numa economia total de peso de até 420kg, e propicia uma drástica redução de 22% no consumo de combustível e emissões de CO2, atingindo números de 196g/km.

Já falando de futuro, as credenciais ambientais do novo Range Rover serão ainda melhoradas com a introdução de um modelo híbrido a diesel de última geração em termos de eficiência programado para 2014 (alvo de emissão de CO2 de 169g/km).

“O lançamento do novo Range Rover Vogue representa um marco importante para a Land Rover, pois é o primeiro resultado de um investimento sem precedentes em tecnologias de primeira linha em veículos”, disse John Edwards, diretor Global da Land Rover.

“Ele preserva o caráter essencial e único do veículo ― a mistura especial de luxo, desempenho e capacidade sem paralelo em qualquer tipo de terreno. Além disso, seu design clean e a revolucionária construção com baixo peso nos permitiram levar a experiência de clientes de veículos de luxo um passo adiante em termos de conforto, sofisticação e dirigibilidade”.

Com projeto e engenharia realizados nos centros de desenvolvimento da Land Rover no Reino Unido, o novo Range Rover Vogue tem sua produção na fábrica de última geração com baixo consumo de energia, em Solihull, Reino Unido.

Como a primeira impressão é sempre marcante, o novo Range Rover Vogue tem uma forma clean e elegante derivada de uma interpretação totalmente nova das linhas de design do Range Rover. Além de ser imediatamente reconhecido como um legítimo Range Rover, o modelo dá um passo importante em direção à audaciosa evolução da linguagem de design icônica do modelo.

Com pouco menos de 5m de comprimento, o novo Range Rover Vogue tem uma atitude muito similar à do modelo anterior, mas com um perfil mais suave e fluido ― é o Range Rover mais aerodinâmico de todos os tempos; com coeficiente de arrasto de 0,34 ― a linha do teto fica 20mm mais baixa em modo de acesso.

O interior mantém as formas fortes de arquitetura características que são enfatizadas por superfícies extremamente clean e elegantes, executadas impecavelmente utilizando os melhores couros e madeiras disponíveis.

Com mais de 118 mm de espaço adicional para as pernas, a parte traseira oferece aos passageiros muito mais espaço e conforto.

Para permitir que os clientes criem seu veículo customizado perfeito, a ambiência luxuosa única desse novo Range Rover Vogue pode ser amplamente personalizada com uma grande variedade de cores, acabamentos e detalhes especiais, desde interiores com ornamentos coloridos da exclusiva série Autobiography até a variedade de rodas estilizadas de liga leve de até 22 polegadas de diâmetro oferecidas como acessório.

Mas não basta apenas ser luxuoso, é preciso ser sofisticado. Entre as inovações que lideram o setor está uma versão revolucionária da próxima geração do sistema Terrain Response® da Land Rover, que analisa as atuais condições de direção e terreno e automaticamente escolhe a configuração mais apropriada para o veículo naquele momento.

Uma arquitetura de suspensão de baixo peso de última geração totalmente nova propicia rodagem com excepcional articulação do volante para enfrentar as condições mais adversas.

Tração extraordinária e estabilidade dinâmica são propiciadas pelo comprovado sistema 4WD integral inteligente do Range Rover, com uma caixa de transferência de duas velocidades, trabalhando paralelamente com os sofisticados sistemas de controle de tração eletrônica.

A amplitude de capacidade sem comparação do novo Range Rover Vogue também se reflete em sua estrutura extremamente forte com geometria de carroceria melhorada para todas as condições de terreno, a submersão máxima que foi melhorada de 700 mm para 900 mm, e sua posição como melhor veículo de reboque em sua classe, com capacidade para 3,5 ton.

Para garantir excepcional durabilidade e confiabilidade, o novo Range Rover Vogue foi submetido a duros testes dentro e fora de estrada, e ainda com uma frota de veículos de teste rodando milhares de quilômetros durante 18 meses de árduos testes em mais de 20 países com situações extremas de clima e superfícies de solo.

Durante nossa avaliação foi perceptível o ganho na redução do ruído interno. Dirigindo a versão diesel só mesmo através do documento do veículo ou então pela baixa rotação do motor era possível identificar o modelo, foi o isolamento interno foi perfeito. Nada de vibração ou barulho do motor no interior da cabine.

A nova arquitetura do monobloco é combinada com a suspensão a ar nos quatro cantos totalmente redesenhada, que juntas permitiram que os engenheiros conseguissem propiciar ainda mais conforto de rodagem e refinamento, além da transformada dirigibilidade em estradas, com mais confiança e agilidade nas curvas.

Com suas aclamadas linhas de motores de excelente torque, o novo Range Rover Vogue fornece desempenho rápido e sem esforços. Os clientes têm a escolha de dois motores, um gasolina V8 5.0 Supercharged de 510 cv e um Turbo diesel 4.4 de 339cv, ambos chegam com uma suave e responsiva transmissão automática de oito velocidades.

Tecnologias – O novo Range Rover teve sua engenharia realizada utilizando os últimos avanços tecnológicos para veículos, desde as características luxuosas do interior até a estrutura avançada e tecnologias de assistência ao condutor.

O interior é recheado com uma gama completa de características de primeira linha para fornecer aos passageiros, tanto da parte dianteira quanto de trás, a mesma experiência de luxo sem comparação no mercado. Seu bem-estar é garantido pelas últimas tecnologias de interior disponíveis, assim como conveniência e conectividade. As novas e melhores características incluem:

Conveniência ― características de primeira linha incluem acesso sem chaves, fechamento suave de portas com travas elétricas e altura de acesso, compartimentos refrigerados e engate acionado eletricamente.

Áudio de altíssima qualidade ― sistemas de som surround Meridian exclusivos com a qualidade esperada pelo público mais exigente em termos de som

Telas ― alta resolução e última geração em tecnologia, com fantástico painel de instrumentos digital de 12″ e uma central touch screen central 8″ com funcionalidade Dual-View.

Comandos por voz e conectividade ― pacote de conectividade para dispositivos móveis.

Controle de clima ― melhores sistemas de controle de clima da categoria, inclusive o novo sistema independente de quatro zonas.

Assentos luxuosos ― assentos melhorados com novas características de luxo como modo massagem.

Iluminação interior ― última geração de LED para iluminação sutil e sofisticada, inclusive capacidade de mudar o esquema de cores para criar ambientes diferentes

Para melhor desempenho dinâmico e garantir que os motoristas curtam uma experiência relaxada e sem estresse ao volante, o novo Range Rover Vogue incorpora uma grande variedade de tecnologias de assistência ao motorista. As novas e melhoradas características são:

Sistema de controle antirolagem de 2 canais – Resposta Dinâmica com amortecimento continuamente variável.

Direção elétrica que permite o Assistente de Estacionamento ― a última tecnologia que ajuda os motoristas a estacionarem o carro em pequenos espaços urbanos.

Piloto automático adaptativo ― a nova característica permite que o sistema continue funcionando em baixas velocidades e chegar a uma parada total e após a saída do carro da frente, retorne a sua velocidade original.

Freio de emergência inteligente (inclusive o Assistente de Frenagem de Emergência Avançado) ― para ajudar os motoristas a reduzir o impacto de colisões se o trânsito a frente parar repentinamente ou outro veículo entrar de repente em sua faixa.

Monitoramento do ponto cego com a nova função que identifica veículos que se aproximem rapidamente por trás.

Detecção de marcha a ré ― alerta o motorista das potenciais colisões durante manobras de marcha atrás.

Limitador de velocidade ajustável ― permite estipular a velocidade máxima do veículo.

Sistema de câmera surround ― 5 câmeras com visão da lateral, dianteira, traseira e diagonal, auxílio para estacionamento em marcha a ré e auxílio para engate.

Mecânica Online® – Desde o primeiro modelo introduzido há mais de 40 anos, a eficiência e desempenho sem comparação em todos os tipos de terreno têm sido um elemento fundamental do DNA do Range Rover.

Agora, com o lançamento da quarta geração do veículo em 2012, esses genes da Land Rover estão ainda mais fortes. Certamente, com o uso das últimas tecnologias disponíveis em termos de estrutura, o desempenho do Range Rover saltou para um nível mais alto, tanto em dirigibilidade na estrada quanto em termos de sofisticação, e ainda a amplitude e acessibilidade de sua capacidade fora da estrada.

“Realizamos a engenharia desse veículo desde o zero para chegar ao Range Rover mais versátil e eficiente de todos os tempos”, disse Nick Rogers, diretor da Linha de Veículos Range Rover. “Nossos clientes pressupõem que esse veículo responderá a qualquer tipo de uso, e utilizamos toda nossa experiência e tecnologia para superar suas expectativas novamente”.

Desempenho líder de categoria em todos os tipos de terreno ― com o inovador sistema Terrain Response® 2 – Construído com a lendária herança da Land Rover em veículos capazes de superar os mais difíceis climas e superfícies, o novo Range Rover Vogue foi desenvolvido para atingir eficiência líder de categoria em todos os tipos de terreno, com suprema compostura em todas as condições.

Com sua avançada carroceria de baixo peso, suspensão de última geração e exclusivas tecnologias Terrain Response® 2, o novo modelo novamente elevou seus padrões, tanto em termos de capacidade na estrada quanto em desempenho fora da estrada.

Entre as inovações líderes de setor está uma versão revolucionária da próxima geração do sistema Terrain Response® 2 da Land Rover, que foi introduzido pela primeira vez e que leva as capacidades do sistema vencedor de prêmios para um nível superior.

Desenvolvido por uma pequena equipe de especialistas da Land Rover com muita experiência em tecnologia para todos os tipos de terreno, o Terrain Response® 2 possui uma configuração automática que utiliza sofisticados sistemas “inteligentes” que analisam as atuais condições de direção e terreno e automaticamente selecionam o programa mais apropriado para aquele tipo de terreno.

Garantindo que o veículo seja sempre dirigido utilizando o modo ideal, o novo sistema também consegue mudar completamente entre os cinco tipos de configurações: Geral; Grama/Cascalho/Neve; Lama/Raízes; Areia; e Pedras Soltas. Como todos os sistemas Terrain Response® 2, cada configuração otimiza a dirigibilidade e tração adaptando as respostas do motor, câmbio, diferencial central e sistemas de suspensão do carro para atender às exigências do terreno.

Ao passo que funciona de forma completamente automática, o Terrain Response® 2 Auto também fornece ao motorista uma função adicional, como informar quando o motorista deve selecionar perfil baixo ou altura para condições fora de estrada, quando o sistema calcula ser necessário.

Alex Heslop, engenheiro-chefe de Programas do Range Rover, explicou: “O sistema Terrain Response® 2 da Land Rover sempre liderou o setor em termos de ajudar os motoristas a maximizar o potencial de seu veículo, pois ajuda a transpor as condições mais desafiadoras”.

Adicionando um modo automático, os engenheiros da Land Rover elevaram o nível mais uma vez. Mesmo motoristas não especializados conseguirão tirar benefício de todas as funções do sistema, confiantes de que o veículo está configurado da melhor forma possível para cada momento de sua viagem ― não importa quão difíceis sejam as condições.

Para complementar o sistema Terrain Response® 2, o novo Range Rover pode também apresentar um conjunto exclusivo de tecnologias para todos os tipos de terrenos para ajudar a maximizar o desempenho e segurança, inclusive o Hill Descent Control (HDC), Controle de Liberação de Inclinação (GRC), Hill Start Assist (HSA), Controle de Estabilidade Dinâmica (DSC), Controle de Tração Eletrônico (ETC) e Controle de Estabilidade Anti-Rolagem (RSC).

Além de ser melhorado com as últimas adaptações e funcionalidades, a operação desses sistemas de frenagem e estabilidade é melhorada pelo modulador de freio com seis pistões da Bosch, que permite respostas mais rápidas e suaves, bem como operação mais precisa e suave.

Arquitetura da suspensão leve de última geração – Outro fator essencial na qualidade de direção melhorada do novo Range Rover é a arquitetura da nova suspensão de baixo peso de última geração.

O resultado de um longo programa de pesquisas da Land Rover para identificar um conceito da próxima geração em termos de suspensão para veículos AWD de primeira linha, os sistemas de suspensão utilizam um projeto clean que promete fornecer a melhor dinâmica para veículos da categoria.

Construída principalmente com componentes de alumínio de baixo peso, o conceito da suspensão é totalmente independente, com design e Y duplo espaçado na dianteira e leiaute multi-link avançado na traseira.

O novo sistema de suspensão propicia direção em alto nível ― com 260 mm de movimento na dianteira e 310 mm na traseira quando comparado a menos de 200 mm para a maioria dos veículos concorrentes ― fornecendo excepcional articulação do volante e compostura para lidar com as condições mais difíceis.

Como em Range Rovers anteriores, a arquitetura da suspensão de baixo peso é combinada com a suspensão a ar de quatro pontas para otimizar a versatilidade do veículo tanto em estrada quanto fora dela. A suepensão a ar oferece altura variável de direção e são cruzadas para máxima articulação do eixo.

Para atingir desempenho superior tanto em termos de qualidade de direção quanto em capacidade de mudar entre diferentes alturas de direção, os materiais da suspensão a ar tiveram sua engenharia totalmente refeita.

A característica qualidade imperiosa de direção do Range Rover foi melhorada pela adequação da nova suspensão a ar dianteira com baixa histerese, capazes de absorver pequenas irregularidades com muito mais eficiência. As molas utilizam um material mais fino e flexível protegido por invólucro de metal.

Dynamic Response e Adaptive Dynamics – O desempenho dos sistemas de suspensão do novo Range Rover Vogue é ainda melhorado pelo uso de avançadas tecnologias de chassi para otimizar a dinâmica do veículo.

Pela primeira vez no Range Rover está disponível o sistema Anti Roll Control da Land Rover – Adaptado de série para os modelos SDV8 e LR-V8 S/C, o sistema do Range Rover utiliza tecnologia de dois canais de segunda geração para desempenho superior.

Reduzindo drasticamente o volume de inclinação da carroceria nas curvas, o Dynamic Response transforma a dirigibilidade do veículo e conforto dos ocupantes. O mais novo sistema de dois canais é capaz de controlar os eixos dianteiros e traseiros independentemente, permitindo que seja ajustado para fornecer agilidade a baixas velocidades e ainda melhor controle e estabilidade em altas velocidades.

O novo sistema foi também projetado para melhorar o conforto da direção e reduzir solavancos detectando e eliminando balanço do corpo induzido por superfícies irregulares de terreno.

Como nos anteriores sistemas de controle de inclinação ativos da Land Rover, a capacidade fora da estrada é efetivamente melhorada quando o sistema é adaptado.

Se o sistema detecta condições fora de estrada, o módulo de controle isola a barra estabilizadora e reduz o nível de compensação de rodagem, permitindo assim maior articulação do volante e aumentando a área de contato com o terreno.

A Dinâmica Adaptativa que apresenta amortecedores continuamente variáveis é uma característica de série em todos os Range Rovers e fornece balanceamento ideal de direção e controle oferecendo configurações infinitamente variáveis de amortecedor entre extremamente macias e duras.

O sistema Dinâmica Adaptativa monitora os movimentos do veículo pelo menos 500 vezes por segundo, reagindo às ações do motorista ou do terreno instantaneamente para fornecer maior controle e minimizar movimentos do corpo dos ocupantes, o que propicia uma viagem suave e com compostura. O sistema ainda identifica condições fora de estrada e otimiza os amortecedores de forma correspondente.

Sistema 4WD inteligente integral – Os Range Rovers são reconhecidos por sua capacidade de superar as superfícies mais desafiadoras em termos de baixa aderência, e o último modelo traz essa experiência apresentando o sistema 4WD inteligente integral do Range Rover, com uma caixa de transferência de duas velocidades que fornece opção reduzida para condições difíceis fora da estrada ou na utilização de reboque.

O coração do sistema 4WD é a caixa de transferência que fornece acionamento permanente nas quatro rodas por meio de um diferencial central com divisão 50/50 do torque. Extraordinária tração e estabilidade dinâmica são mantidas por embreagem multidisco controlada eletronicamente que fornece uma trava do diferencial central e função de balanceamento de torque.

Utilizando informação de deslize de direção a partir de vários sensores do veículo, a unidade de controle utiliza a embreagem multidisco para distribuir o torque entre as rodas de forma ideal, trabalhando paralelamente com os sofisticados sistemas eletrônicos de controle de tração.

A caixa de transferência oferece faixas altas e baixas, utilizando um sistema totalmente sincronizado de duas velocidades de “mudança de acordo com o movimento” que permite que o motorista altere a faixa em velocidades de até 60km/h sem ter de parar o veículo, o que propicia excepcional flexibilidade em condições desafiadoras.

A alta faixa propicia direção direta com coeficiente de 1:1, ao passo que baixa faixa fornece coeficiente de 2.93:1, fornecendo velocidade extremamente baixa para condições fora de estrada ou para reboque de trailers pesados.

O novo Range Rover Vogue tem desempenho sem esforços e muita sofisticação com sua aclamada linha de motores a gasolina e diesel ricos em torque, todos unidos a uma transmissão automática de oito velocidades suave e responsiva.

A leve plataforma de alumínio ajudou a trazer significativas melhorias em termos de desempenho, economia de combustível e emissões de CO2.

Entre as inovações do propulsor do novo Range Rover está a disponibilidade do sofisticado motor Land Rover TDV6 a diesel (não disponível no Brasil), que combina extraordinário desempenho com excepcional eficiência, atingindo emissões de CO2 de 196g/km.

Extraordinário motor SDV8 a diesel do Range Rover Vogue

O magnífico motor V8 Turbo diesel foi projetado exclusivamente para o Range Rover Vogue, e para o novo modelo, sua potëncia aumenta para impressionantes 339 cv, um aumento de 9%. O superdiesel de 4,4 litros combina enormes reservas de força com emissões extremamente baixas, e níveis de sofisticação jamais vistos.

Com atordoantes 700 Nm produzidos entre 1750 e 3 mil rpm, o SDV8 tem desempenho completamente sem esforços, com acelerações de 0 a 96km/h em 6,5 segundos, um segundo inteiro mais rápido que o modelo anterior.

A extraordinária eficiência de consumo do motor é refletida em emissões de CO2 de 229g/km, o que representa uma redução maior em emissões de 10% em comparação com o modelo anterior.

O SDV8 atinge sua incomparável mistura de suprema dirigibilidade e sofisticação por meio de avançadas tecnologias de diesel, mais notavelmente o inovador conceito sequencial paralelo turbocharging que permite desempenho e respostas extraordinários.

O aumento de força para o novo Range Rover Vogue foi atingido por um sistema de admissão revisado com dois intercoolers e calibração otimizada. A atualizada instalação também permitiu economia de peso de 10kg pelo uso de suportes do motor em liga leve (no lugar do ferro) e compartimento redesenhado.

Formidável motor V8 gasolina de 510 cv – O incomparável motor gasolina V8 Supercharged de 5.0 litros e 510 cavalos de potência mantém seu posto de líder da linha Range Rover.

A enorme força e torque oferecida pelo propulsor a gasolina é refletida em termos de desempenho. O novo Range Rover Vogue é capaz de sair da imobilidade aos 96 km/h em apenas 5,1 segundos (0.8 segundos mais rápido que a versão anterior), tudo conseguido com sofisticação suprema.

Ao mesmo tempo em que o desempenho mehorou, a eficiência no consumo de combustível e nas emissões de CO2 também. O novo Range Rover Vogue traz consigo uma redução de emissões de 7% em relação à versão anterior.

Isso graças a um projeto compacto e leve, todo em alumínio, com baixos níveis de fricção líderes da categoria que norteou o desenvolvimento do novo Range Rover Vogue. O motor foi otimizado com um sistema de administração de última geração da Bosch.

O propulsor apresenta injeção direta de alta pressão montado centralmente, com múltiplos injetores guiados por spray, tecnologia líder do setor. A eficiência foi ainda melhorada por um inovador torque atuando em um sistema de timer de eixos variáveis independentes duplos (VCT);

O motor de 510 cv é adaptado com um sistema de vortex duplo da sexta geração (TVS) supercharger, que oferece superior eficiência termodinâmica e níveis de ruído extremamente baixos.

Avançada transmissão automática de oito velocidades – Todos os motores a gasolina e diesel do novo Range Rover Vogue são equipados com uma avançada caixa de câmbio automática ZF 8HP70 de oito velocidades controlada eletronicamente. A transmissão foi adaptada pelos engenheiros para combinar troca suave com resposta extremamente rápida e consumo otimizado de combustível.

Com oito coeficientes estreitamente espaçados, as mudanças de marcha são quase imperceptíveis, com cada troca realizada em apenas 200 milissegundos – quatro vezes mais rápido que a média de batimentos cardíacos de humanos.

Os controles incluem de série, borboletas montadas na parte traseira do volante, que permitem que o motorista assuma o controle da mudança de marchas manualmente – a transmissão também aceitará múltiplas descidas de marcha, mantendo uma transição absolutamente suave entre os coeficientes.

A leve transmissão otimizada de oito velocidades é a parceira perfeita para os motores a gasolina e diesel de altíssimo torque. Ela também contribui com sua melhor eficiência de combustível.

Para reduzir a perda de energia e otimizar o consumo de combustível, a transmissão foi adaptada para selecionar a trava de conversão de torque o mais próximo possível. Quanto mais amplo o coeficiente, a maior marcha e o fato de que não mais que duas embreagens internas são abertas ao mesmo tempo .

A transmissão traz consigo um sistema que, em situações de tráfego urbano, desengata automaticamente o veículo quando ele se encontra parado e o reengata ao simples toque no acelerador, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível. Em condições frias, a transmissão escolhe uma marcha mais baixa para aquecer mais rapidamente o motor, fazendo com que ele passe a funcionar em temperatura ideal praticamente de forma instantânea.

Tecnologias do propulsor com baixo CO2 – Os avançados propulsores a diesel e gasolina do novo Range Rover foram largamente otimizados para minimizar o consumo de combustível, com emissões de CO2 de apenas 196g/km.

O mais tardar em 2013, a linha de motores terá outro complemento, quando o novo modelo será o primeiro Range Rover a oferecer um grupo híbrido, com a introdução de um grupo híbrido a diesel de última geração projetado para combinar excepcional eficiência de consumo com extraordinária sofisticação e desempenho sem esforço.

Para garantir a melhor eficiência possível em termos de consumo, os últimos motores do Range Rover incorporam uma seleção completa de tecnologias de baixo CO2, inclusive:

Sistema stop/start – modelos TDV6 a diesel estão disponíveis com um inteligente e avançado sistema stop/start que melhora o consumo de combustível entre 5 e 7%. O sistema possui um Acionador por Solenoide com uma bateria secundária dedicada para repartida instantânea, sendo o dispositivo de série em mercados europeus e não disponível para o mercado Brasileiro.

Carregamento regenerativo inteligente – sistema de carregamento elétrico possui um sistema de administração de energia que prioriza o carregamento quando o carro está desacelerando, capturando a energia cinética perdida e reduzindo a demanda de combustível do sistema elétrico.

Injeção direta de alta pressão – tanto os motores a gasolina quanto os a diesel possuem as últimas tecnologias de injeção direta de alta pressão para combustão mais eficiente. Projetos de baixa fricção otimizados – projetos de última geração para motores que foram desenvolvidos cuidadosamente para eliminar todas as perdas indesejadas causadas por fricção.

Ventoinhas elétricas – os motores TDV6 e SDV8 a diesel tiveram sua engenharia refeita com ventoinhas elétricas no lugar de ventoinhas automáticas para minimizar perdas quando não há necessidade de resfriamento.

Fluidos de transmissão de baixa viscosidade – o câmbio automático de oito velocidades é especificado com os últimos fluidos de baixa viscosidade para maximizar a eficiência de transmissão.

O novo Range Rover reduz ainda mais o consumo de combustível adotando a Direção Elétrica Assistida (EPAS) eficiente em termos de energia no lugar do sistema hidráulico anterior, cortando as emissões de CO2 em mais de 3%.

Mais conforto e conveniência em cada detalhe – Cada aspecto do novo Range Rover Vogue foi meticulosamente refinado e otimizado sem poupar luxo, com mais conforto e conveniência em cada detalhe. Entre as novas e melhores características incluídas no novo modelo estão:

Melhores assentos – Modelos de série superior agora oferecem assentos dianteiros com 20 diferentes ajustes e novas características, inclusive cinco modos de massagem, extensão de almofada e encostos de cabeça envolventes; os assentos traseiros agora incluem reclinação elétrica padrão em séries superiores, com descanso para lombar, controle de clima e descansos para cabeça envolventes.

Informação e entretenimento de primeira linha – reprodução de TV ou DVD digital ou por satélite em uma tela touch screen de 8″ frontal com Dual View; pacote total de Entretenimento nos Assentos Traseiros (RSE), com duas telas de vídeo de 8″ e um controle remoto dedicado; Dual View e sistemas RSE são fornecidos com fones de ouvido digitais sem fio infravermelho White Fire, com qualidade de som de CD.

Luz Ambiente Configurável pelo Cliente – sofisticada iluminação ambiente em LED com cores variáveis que podem ser ajustadas pelo cliente para adequar seu gosto e situação.Porta traseira dividida e elétrica – a característica porta traseira dividida do Range Rover agora é totalmente operada eletricamente.

Tanto a porta superior quanto a inferior oferecem operação flexível utilizando controle remoto, teclas e botões na porta traseira ou mesmo no assento do motorista.Sistema de entrada e partida inteligente sem chaves – O novo modelo é o primeiro Range Rover em tamanho integral a oferecer o sistema Inteligente de Chaves que permite entrar no veículo e dar partida sem chave.

Fechamento suave das portas – Para mais conveniência, o novo modelo vem com um sistema de fechamento suave nas quatro portas, basta encostá-las para que se travem automaticamente.Travas elétricas para crianças – Travas operadas eletricamente para crianças nas portas traseiras são de série.

Compartimento resfriado – Um generoso compartimento resfriado no descanso de braço do console central dianteiro está disponível. Para-brisas/volante/assentos dianteiros aquecidos – Para climas frios, o novo modelo oferece para-brisas aquecido além de assentos dianteiros e volante aquecidos.Porta-luvas frontal com modo valet.

O novo 1.0 16 V Hi-Power, que estreou no Clio e também é oferecido no Novo Logan, destaca-se pela economia: recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Inmetro, com a parceria do Conpet – programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras. Com quatro válvulas por cilindro, gera 80 cv utilizando etanol ou 77 cv quando abastecido apenas com gasolina. O torque máximo varia entre 10,2 kgfm (gasolina) a 10,5 kgfm (etanol), atingido a 4.250 rpm.

O motor 1.0 16V Hi-Power é oferecido para as versões Authentique e Expression. O consumo no ciclo urbano é de 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina) e, na estrada, 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol).

A outra opção de motor é oferecida para as versões Expression e Dynamique. O 1.6 8V Hi-Power gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. Um fator importante é a disponibilidade de 85% do torque a partir de 1.500 rpm, garantindo a agilidade do carro, em especial no trânsito urbano, além de retomadas de velocidade mais rápidas, qualidade importante na estrada.

Para potencializar o comportamento econômico do motor, o Novo Sandero é equipado com indicador de troca de marchas, que sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor com economia de combustível.

Quatro versões – O Novo Sandero é oferecido em quatro versões: Authentique 1.0, Expression 1.0, Expression 1.6 e Dynamique 1.6. Abaixo, os principais itens de série de cada versão:

Authentique 1.0 16V Hi-Power: airbag duplo, ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), direção hidráulica, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, brake light, rodas 15 polegadas com pneu 185/65, retrovisor com regulagem interna, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível.

Expression 1.0 16V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power: os mesmos equipamentos da versão Authentique, mais rádio CD MP3 2 DIN + USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, retrovisor na cor carroceria, maçanetas externas na cor carroceria, coluna B com acabamento em preto.

Dynamique 1.6 8VHi-Power: os mesmos equipamentos da versão Expression mais bancos com tecnologia CCT, rodas 15 polegadas em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, , luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores, banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro.

Preços por versão
Authentique 1.0: R$ 29.890
Expression 1.0: R$ 34.990
Expression 1.6: R$ 38.590
Dynamique 1.6: R$ 42.390

Linha de acessórios – Os compradores do Novo Sandero podem personalizar seus carros através de uma linha completa de acessórios, desenvolvida especialmente para o modelo. Todos os componentes têm homologação e garantia de fábrica. Entre outros itens, são oferecidos alarme, engate traseiro para reboque, faróis de neblina, ponteira de escapamento cromada, rodas em liga leve de 15″, sensor de estacionamento e uma ampla gama de rádios CD/MP3.

Um dos destaques é o Kit Sport, que é composto por saias laterais, spoiler dianteiro, spoiler traseiro e aerofólio na tampa traseira.

Além de personalizar e/ou aumentar os níveis de conforto do Novo Logan, o cliente que instala qualquer um dos itens da linha de acessórios original mantém inalterados todos os benefícios da garantia do veículo, que é de três anos.

My Renault: novo conceito de relacionamento com os clientes

Os clientes da marca contam ainda com o My Renault, uma plataforma digital inovadora que disponibiliza para os proprietários de veículos Renault uma série de informações sobre seu carro além de ofertas exclusivas de produtos e serviços e novidades em primeira mão.

O My Renault é a página pessoal e exclusiva do proprietário do veículo Renault que tem, num só local, todas as informações referentes ao seu carro: desde o manual até dicas para redução de consumo de combustível. Lá também são oferecidas dicas culturais e de viagens.

Entre os benefícios, o My Renault traz ofertas que vão desde o desconto na compra de acessórios e troca de óleo até “up grades” de versões e pintura metálica grátis na compra de um veículo novo.

Pós-venda – O Novo Sandero tem garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.

Dividindo-se o custo total do programa de manutenção pelo número de dias dos três anos de garantia, o resultado é um custo de manutenção em torno de R$ 1 por dia (para as versões sem ar-condicionado) – um dos mais baixos da categoria.

Além disso, a rede de concessionárias Renault oferece para os proprietários o programa “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção. Esses dois serviços permitem aos clientes saberem de forma antecipada quanto gastarão para a realização de reparos, já que os preços sugeridos dos dois pacotes incluem os valores de peças e mão de obra.

Os proprietários do Novo Sandero também contam com o apoio do Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas por dia. Caso necessário, o Renault Assistance envia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, quando for o caso, providencia a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima. O serviço é oferecido gratuitamente por 24 meses após a compra.

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