“Modelo chega em duas versões (SE e Titanium) equipadas com motor Sigma 1.6 litro que produz 130 cavalos de potência.”
A Ford continua forte quando o assunto é globalização dos seus produtos. Depois da Nova Ranger, EcoSport, Novo Fusion e o New Fiesta Hatch (que já é produzido no Brasil), a marca lança em nosso mercado, simultaneamente com a América do Norte, o New Fiesta Sedã, modelo que vem importado do México para brigar no segmento de sedãs compactos premium, e com o diferencial de oferecer transmissão automática.
Apostando da mesma forma que fez com a versão hatch, o New Fiesta sedã chega com bom acabamento interno, bons itens de tecnologia, motor e transmissão com os mais atuais recursos e estilo premium, buscando surpreender o cliente, mas não espere um modelo com amplo espaço interno, por isso mesmo a fabricante deixa claro que se trata de um sedã compacto.
Seu posicionamento busca as famílias mais jovens e profissionais em começo de carreira que buscam um sedã compacto com estilo e tecnologia, onde o New Fiesta Sedã pode ser considerado um Novo Fusion em tamanho reduzido.
“O New Fiesta Sedã complementa a família com uma opção moderna e que surpreende pelo conteúdo diferenciado na categoria. Ele foi projetado para ser a nova referência do segmento”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford.
Design bem definido, característica Ford – O design do New Fiesta Sedã exibe formas que combinam muito bem classe com esportividade, aliando a função característica de um sedã de quatro portas.
Esse equilíbrio no desenho é mérito da linguagem de estilo Kinetic da Ford, que define as proporções do carro com superfícies rápidas, esculpidas e marcantes.
A frente permanece aerodinâmica, trazendo a grade trapezoidal ampla como principal elemento visual, característico da Ford, e faróis alongados, cheios de estilo. A superfície do capô esculpida reforça a sensação de fluidez e a lateral desenha um perfil ágil.
Diferentemente de um três volumes convencional, como são chamados os sedãs, o New Fiesta exibe uma traseira curta que remete aos cupês esportivos.
As lanternas modernas contribuem para o seu visual elegante, mas diferentemente do que acontece em nossos modelos produzidos no Brasil, a marca mantém o estilo americano nas luzes de direção (seta), que são vermelhas e utilizam as mesmas lâmpadas das luzes de freio. O para-choque encorpado e de formas bastante detalhadas adiciona sofisticação ao conjunto.
O porta-malas tem capacidade de 465 litros e aumenta em 437 mm o comprimento do sedã (que mede 4.406 mm) quando comparado ao modelo hatch. Detalhes como linha de cintura alta e frisos cromados que percorrem toda a extensão da base dos vidros acrescentam um toque de requinte ao modelo. O conjunto é complementado por rodas de liga leve de 16 polegadas na versão Titanium.
No interior o painel tem estilo “cockpit” e os materiais de acabamento refletem qualidade, tanto no visual como no toque, contribuindo para criar um ambiente moderno e convidativo.
Mecânica Online® – O New Fiesta Sedã 2014 já começa bem por ser classificado como A em termos de consumo de combustível e eficiência, segundo os índices do programa INMETRO/CONPET.
Com única opção de motorização, o Sigma 1.6 16V TiVCT é produzido em alumínio e com duplo comando de válvulas variável e independente, que desenvolve 130 cavalos de potência (etanol) e 125 cv com gasolina e tecnologia flex de última geração, que apresenta o sistema de partida a frio chamado “Ford Easy-Start” – dispensa o tradicional “tanquinho” de gasolina usado nos veículos flex.
Duas opções de transmissão estão disponíveis para o modelo: a manual IB5 e a avançada PowerShift, que é “duas em uma”: ou seja, reúne as funções automática e manual no mesmo equipamento, conforme o desejo do condutor.
A PowerShift, com seis velocidades, utiliza a tecnologia de dupla embreagem, originalmente encontrada somente em veículos esportivos de categoria superior. Além de permitir trocas muito mais rápidas, em frações de segundo e sem perda de torque, ela coloca o carro um passo à frente em termos de economia em comparação com os concorrentes.
O modelo atinge a velocidade máxima de 190 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos com etanol. A sua curva de torque plana garante boa resposta em baixa rotação, com saídas e retomadas rápidas na aceleração.
No consumo, é o único automático da categoria com o selo A de eficiência do INMETRO/CONPET. A versão PowerShift faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina.
Na versão manual, seu consumo é de 8,0 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina na cidade, e de 9,7 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada.
Segurança – A segurança é um dos pilares do projeto do New Fiesta, atestada pelos resultados de testes internacionais, como Euro NCAP, Latin NCAP e Insurance Institute for Highway Safety, que o classificaram com o padrão mais alto da categoria tanto na proteção de adultos como de crianças. Reforçada por aços especiais, a sua carroceria é projetada para manter a integridade dos ocupantes e absorver energia em caso de impacto.
É um carro projetado para atender os mais rigorosos padrões globais, com um sistema avançado e integrado de segurança ativa e passiva.
Ele vem com duplo airbag e freio ABS de série e também oferece um conjunto de sete airbags na versão Titanium: dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista. Conta ainda com sistema Isofix para a fixação de cadeiras infantis.
Na parte de segurança ativa, o New Fiesta Sedã traz controle eletrônico de estabilidade e tração (sistema AdvanceTrac), que atua junto com o freio ABS e sensores nas rodas, carroceria, volante e barra de direção para corrigir a trajetória do veículo em situações críticas, como pista molhada, frenagem brusca ou manobras de emergência.
O assistente de partida em rampa evita o deslizamento do carro na saída em ladeiras, seja de frente ou de ré. Quando se tira o pé do freio, ele mantém o carro parado por até 3 segundos, dando tempo ao motorista de acionar o acelerador.
O acendimento automático das luzes de emergência é outro recurso de segurança que entra em ação em frenagens bruscas, alertando os motoristas que vêm atrás.
Tecnologias – O New Fiesta Sedã vem com o exclusivo sistema multimídia SYNC, com comandos de voz em português, que permite acesso ao telefone celular por conexão Bluetooth para a realização de chamadas sem a necessidade de usar as mãos, transforma mensagens de texto em áudio, realiza transferência automática de agenda e toca músicas do celular. Além de tocador de CD/MP3, tem conexão para iPod, USB e seis alto-falantes.
A chave de segurança MyKey é outro item de tecnologia avançada do New Fiesta Sedã trazida do segmento de luxo. Ela permite programar a velocidade máxima, o volume do som, disparar avisos sonoros e impedir o desligamento dos sistemas de assistência ativa quando o carro é usado por outra pessoa. Fazer a sua programação é simples, usando a tela do SYNC.
Ele também vem equipado de série com ar-condicionado digital, travas e vidros elétricos com fechamento global e alarme volumétrico.
No pacote Conforto Titanium, o New Fiesta Sedã oferece ainda controle automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Mercado – A aceitação do modelo hatch pelos consumidores mostrou que o New Fiesta tem uma receita de sucesso consistente. Em junho, seu primeiro mês de vendas cheio, ele assumiu a liderança do segmento de hatches compactos acima de 1.0 e já soma perto de 10.000 unidades emplacadas desde o lançamento.
“Enquanto nos compactos concorrentes as versões automáticas respondem por cerca de 10% das vendas, no New Fiesta Hatch a transmissão PowerShift já atingiu o dobro disso. Os consumidores perceberam que se trata de uma tecnologia diferenciada, dentro dessa nova tendência de consumo”, destaca Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford.
Opções e preço – O New Fiesta Sedan 2014 oferece o conteúdo mais completo da categoria e preço competitivo nas versões SE e Titanium, ambas com motor Sigma 1.6 TiVCT e a opção de transmissão manual ou automática PowerShift.
O modelo SE já vem equipado com direção elétrica, vidros elétricos com abertura e fechamento global, freio ABS, duplo airbag, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital e sistema SYNC com comandos de voz em português. Ele parte de R$49.990 na versão manual e com a transmissão PowerShift sai por R$53.640.
O modelo topo de linha Titanium oferece também: 7 airbags, bancos e volante em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno eletrocrômico e pacote de acabamento Titanium (painel central em “black piano” e grade dianteira cromada).
Ele chega com preço de R$55.340 com câmbio manual e de R$58.990 na versão PowerShift.
O carro utiliza uma nova tecnologia global de pintura que reforça o brilho e a resistência, com sete opções de cores: azul Califórnia, vermelho Arizona, vermelho Vermont, branco Ártico, preto Bristol, prata Dublin e cinza Berlim.
Revisão e seguro – A Ford trabalhou também na área de pós-venda para oferecer um pacote de manutenção competitivo para o novo sedã. O carro conta com três anos de garantia e tem revisões com preço fixo até os 60.000 km.
E esse preço pode ser menor com o programa de descontos progressivos da Ford para os clientes que seguem o cronograma de manutenção recomendado.
Além disso, dispõe da cobertura dos Seguros Ford com preço competitivo e sem perfil do condutor. A apólice inclui serviços feitos com peças originais Ford e cobertura de indenização integral correspondente ao veículo 0 km da tabela FIPE durante os 12 meses iniciais.
Ficha técnica (Titanium)
Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 79 x 81,4 mm
Cilindrada 1.597 cm³
Taxa de compressão 12:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 125/130 cv a 6.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 15,4 m.kgf a 4.250 rpm / 16 m.kgf a 5.000 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual / 5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6,5 x 16 pol
Pneus 195/50 R 16
Dimensões
Comprimento 4,406 m
Largura 1,722 m
Altura 1,475 m
Entre-eixos 2,489 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l
Compartimento de bagagem 465 l
Peso em ordem de marcha 1.199 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 190 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h (álc.) 12,0 s
Consumo em cidade 11,2/8,0 km/l
Consumo em estrada 14,1/9,7 km/l
Dados disponibilizados pela Ford