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As tecnologias dos carros 2014

O ano de 2013 registra a continuidade da evolução do automóvel no mercado brasileiro. Novas tecnologias foram introduzidas e estarão cada vez mais próximas dos consumidores no novo ano. Pela primeira vez um carro desenvolvido e produzido no Brasil ganhou cinco estrelas em teste de segurança. A motorização com três cilindros está cada vez mais em uso e a multimídia invade os interiores dos lançamentos mais recentes.

O Novo Focus, líder mundial de vendas em 2012 e 2013, foi totalmente renovado na terceira geração. Além do primeiro motor flex com injeção direta – o Duratec 2.0 Direct Flex, tornou-se também referência em segurança. É o primeiro carro fabricado na América do Sul a conquistar cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP, junto com o EcoSport, e dono da maior nota já registrada no programa.

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O novo Range Rover Vogue é o primeiro SUV do mundo com avançada estrutura de carroceria totalmente em alumínio, o que proporciona significante redução de peso, melhor desempenho e mais sustentabilidade. A estrutura totalmente em alumínio do novo Range Rover Vogue é 39% mais leve que a carroceria de aço do atual modelo, representando uma redução de peso de mais de 180 kg somente em carroceria.

As centrais multimídia estão cada vez mais presentes nos modelos nacionais. A Chevrolet amplia a utilização do sistema MyLink. Na Renault até mesmo o Logan ganhou a sua. No Peugeot 208 temos uma grande tela colorida sensível ao toque de sete polegadas e resolução de 800 x 480, que permite de forma intuitiva acessar as informações de navegação do GPS, controle do rádio, ler arquivos de música via conexão USB ou visualizar fotografias. Conexão Bluetooth para celular e para streaming de áudio. É possível configurar o carro, como ativar função de acendimento automático dos faróis, data, as unidades de medida de consumo, função “follow me home”, entre outras.

No Audi S7 Sportback temos o assistente de visão noturna (Audi Night Vision) que auxilia o motorista a detectar pedestres e animais na pista durante a noite, a uma distância entre 15 e 90 metros à frente da faixa iluminada pelo farol. Uma câmera de imagem térmica localizada na grade frontal do veículo funciona como um sistema infravermelho à distância, ou seja, o equipamento reage ao calor irradiado pelos objetos.

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Os modelos Fox, Novo Gol e Novo Voyage ganharam a nomenclatura global Highline para as versões de topo de linha, o que ocorre pela primeira vez em modelos fabricados no Brasil. A Volks também inova com um sistema chamado ECO Comfort. Esse dispositivo está presente em todas as versões (com I-System) e orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel (instrumento combinado), que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento.

O Novo Toyota RAV-4 disponibiliza nas versões 4×4, sistema de abertura de portas e partida do veículo por aproximação. Mesmo com a chave no bolso, por exemplo, ao se aproximar do veículo, as portas destravam automaticamente para abertura. Ao sair do veículo, é possível acionar o travamento com alarme com um simples toque na parte superior da maçaneta da porta do motorista. Dentro da cabine, com a chave em qualquer lugar de seu interior, o motorista apenas aciona o botão de ignição para ligar o veículo.

Com o lançamento do Fox BlueMotion 2014, a Volks fez a estreia no País do novo motor de três cilindros 1.0l da família EA211. Trata-se do motor mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção quanto aos recursos de que dispõe.

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Essa combinação promove notável diminuição no consumo de combustível e na consequente emissão de gases. Com o novo motor, o Fox BlueMotion se torna o primeiro Volkswagen para o mercado brasileiro a contar com motor de três cilindros e o modelo mais econômico da marca no Brasil. O motor também deve ser aplicado no Up!, modelo que chega no primeiro trimestre do novo ano.

Um dos lançamentos mais tecnológicos para 2014 foi o Novo Golf. Por meio de uma câmera instalada no para-brisa, o sistema analisa o tráfego à frente e no sentido contrário. Com base nesses dados, o farol alto é acionado automaticamente. O Dynamic Light Assist trabalha com a ajuda de uma câmera, o sistema mascara o facho dos faróis bixenônio com lâmpadas de curva dinâmicas nas áreas em que considera que, potencialmente, podem perturbar outros usuários da via.

Outro item inovador no modelo é o “Multicollision Brake” (freio multicolisões), premiado como a mais importante inovação de segurança na Alemanha. O Multicollision Brake aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. O sistema aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h.

Já a Fiat resolveu chamar a atenção na linha 2014 da sua picape Strada com a terceira porta ― do lado direito ― para a versão Cabine Dupla. Essa foi uma solução técnica amplamente estudada pela engenharia, e os maiores argumentos para a sua adoção foi a garantia de maior conforto e acessibilidade para os usuários do banco traseiro. A Strada é a única picape compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco traseiro, o que reforça a sua vanguarda no segmento.

E a perua mais veloz produzida em série do mundo também chegou por aqui. Precisando de apenas 3,9 segundos para fazer de 0 a 100 km/h, o Audi RS6 Avant é equipado com motor 4.0 TFS V8 twin-turbo (biturbo) de 3.993 cm³. O propulsor desenvolve potência máxima de 560 cv, alcançada entre 5.700 e 6.700 rpm, e torque máximo de 700 Nm, disponível entre 1.750 e 5.500 rpm. A velocidade máxima é de 305 km/h.

Para terminar o ano em alto estilo, a Mercedes-Benz apresentou o cupê de alta performance CLA 45 AMG Racing Series, que foi desenvolvido com base na versão standard do esportivo CLA 45 AMG. O coração do projeto foi o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo, o AMG 2.0 turbo, com nada menos que 265 kW (360 cv) e torque máximo de 450 Nm.

Com tanta velocidade e eficiência, inovações tecnológicas e multimídia, com mais itens de segurança em nossos modelos, desejo um 2014 de muita saúde, conquistas e realizações para todos nós. Obrigado pela companhia e que possamos voltar a nos encontrar nos próximos dias 10, 20 e 30 dos meses do novo ano.

MECÂNICA ONLINE – Renault Captur – A coluna adianta que ainda no primeiro trimestre de 2014, diretamente da França, chega ao mercado brasileiro o SUV de tamanho um pouco menor que o Duster, o Renault Captur. Flagrado em testes no decorrer de 2013 pelas ruas brasileiras, será dotado de motor três cilindros turbo que produz 90 cavalos de potência.

Viagem de férias = Revisão – Checar as condições de itens como pneus, rodas, triângulo, macaco, chave de roda, suspensão, nível do óleo e fluidos, sistema elétrico e sistema de limpeza dos vidros é fundamental.

Contudo, atente ao tempo: a revisão não deve ser feita na véspera, já que se houver necessidade de substituição de alguma peça, muitas vezes é impossível fazer isso de um dia para o outro.

Ano de copa – O aquecimento do mercado com novidades já continua em janeiro. Em função do período da Copa do Mundo muitos lançamentos serão antecipados. Até o final do mês Mercedes-Benz e Audi já apresentam novos modelos. No início de fevereiro é a vez da Volkswagen.

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