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Transmissão e espaço interno marcam o novíssimo Nissan Sentra

Não é a toa que a Nissan está comemorando a boa performance de vendas do seu recente lançamento no mercado nacional: o novíssimo Sentra. Projeto japonês feito do zero teve forte desempenho nos seis primeiros meses de vendas no Brasil e foi avaliado pela Mecânica Online® no Recife.

Rodamos com a versão equipada com motorização 2.0 flexfuel e câmbio CVT, totalmente completa com itens como airbags laterais e de cortina, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), retrovisores externos rebatíveis eletricamente, retrovisor interno eletrocrômico e teto solar com controle elétrico.

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Ainda conta com rodas de liga leve de 17″ e pneus 205/50 R17, sensor de estacionamento, rádio CD Player com MP3 com display 5,8″ colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, USB no console central, e 6 alto-falantes, câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio e sistema de navegação integrado ao painel (GPS).

Desde setembro de 2013, no total, o Novo Sentra soma 4.724 unidades vendidas no Brasil até fevereiro de 2014 contra as 2.695 unidades da geração anterior, comercializadas entre setembro de 2007 e fevereiro de 2008. O acumulado atual também coloca o novo modelo como o quarto sedã médio mais vendido do país.

Com preços entre R$ 62.190 e R$ 73.490, o Novo Sentra tem se destacado nos mercados das principais capitais brasileiras. Em fevereiro, o modelo obteve 16,1% de participação em Curitiba onde também foi o segundo mais vendido no segmento; 14,6% em São Luís e João Pessoa; 12,8% em Recife; 12,5% em Salvador e 12,4% no Rio de Janeiro. A versão SL, a topo de linha, equipada com câmbio continuamente variável CVT, teto solar, banco de couro, navegador GPS, entre outros itens, é a mais vendida do mix, com 55% do total do modelo.

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Mas, e o veículo? Essa sétima geração do Nissan Sentra traz linhas dinâmicas e harmoniosas, muito conforto, equipamentos e tecnologias encontrados somente em veículos de segmentos superiores. Tudo com a qualidade, durabilidade e confiança da tecnologia japonesa da Nissan. O Novo Sentra é um carro global da Nissan sendo vendido em mais de 120 países.

É notável ao rodar com o Sentra o quanto ele chama atenção e se destaca entre os veículos. O design totalmente renovado conquista fácil quem se aproxima do sedã.

Desde a versão de entrada o modelo conta com maçanetas cromadas, faróis de neblina no parachoque e retrovisores externos com luzes indicadoras integradas na cor do veículo e rebatíveis (com acionamento elétrico por botão na SL).

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Visto de frente ou de traseira, o sedã médio da Nissan exibe a quem olha para ele um diferencial no segmento: faróis e lanternas de LED (mesmo durante o dia). Outro diferencial do Novo Sentra são as rodas de alumínio como item de série desde a versão de entrada (aro 16 com pneus 205/55 R16 para 2.0 S e 2.0 SV e aro 17 com pneus 205/50 R17 para a topo de linha 2.0 SL).

Como exclusividade para o consumidor brasileiro, o Novo Sentra traz o motor MR20DE (variação do MR18DE utilizado na família Tiida e Livina), de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, com melhorias e que é o único 2.0 flexfuel para o modelo em todo o mundo. Além de ser admirado pelos proprietários do Sentra, essa cilindrada atende à demanda do mercado de sedãs médios no Brasil e oferece maior confiabilidade e baixo custo de manutenção.

Desenvolvendo 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e entregando torque de 20 kgfm a 4.800 rpm, o motor do Novo Sentra está mais econômico. Ele recebeu alterações na calibração do sistema de injeção para aprimorar os desempenhos dinâmico e de consumo. Este motor ainda conta com o sistema de partida a frio Flex Start® Bosch, que dispensa o motorista de lembrar de abastecer o popular “tanquinho” com gasolina e está presente em todas as versões.

O câmbio XTRONIC CVT® utilizado no Novo Sentra é de última geração e carrega duas décadas de liderança da Nissan em inovação em transmissões continuamente variáveis. As mudanças levaram o câmbio a um outro patamar de eficiência em consumo e de funcionamento suave.

Com cerca de 60% dos componentes novos, o novo CVT está 13% mais leve e produzindo 30% menos atritos em comparação à geração anterior. Essa redução vem também da diminuição do diâmetro das polias, da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, que necessita de baixa viscosidade para lubrificação, e da redução das perdas de lubrificante e de pressão. Além disso, conta com um novo controle lógico do sistema e o acoplamento antecipado do conversor de torque. A relação está mais ampla (7.3:1) que os CVTs e transmissões automáticas convencionais. Faltou apenas a opção de trocas de marchas manuais.

Com novos motor e câmbio, a linha do Novo Sentra recebeu nota “A” na categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do INMETRO, tanto nas versões equipadas com o câmbio manual de seis velocidades (2.0 S) como nas com câmbio XTRONIC CVT® (2.0 SV e 2.0 SL).

O Sentra com transmissão manual recebeu ainda o selo “Conpet” de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam voluntariamente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Outra exclusividade do Novo Sentra vendido no mercado brasileiro é a suspensão, adaptada para atender aos padrões de conforto dos exigentes consumidores de sedãs médios. A engenharia da Nissan adicionou um reforço na barra estabilizadora da suspensão traseira e melhorou o embuchamento de rolamentos e dos amortecedores para aperfeiçoar a dirigibilidade e reduzir muito o efeito de ressonância/trepidação no interior.

Durante nossos testes de rodagem nas vias recifenses, nota-se um equilíbrio entre conforto e estabilidade.

A nova plataforma do Novo Sentra (B17) evoluiu bastante e se transformou em uma outra base. Para construir uma carroceria mais segura e leve, que colabora para a redução do consumo de combustível, a Nissan aplicou na estrutura do corpo o Aço Avançado de Alta Resistência (Advanced High Tensile Strength Steel – AHTSS), que com alta capacidade de moldagem.

Mais vantagens – Além dos três anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem, e dos dois anos de uso do programa de assistência 24 horas Nissan Way, o Novo Sentra faz parte do programa “Compromisso Nissan”. Com ele, a marca se compromete a oferecer preços tabelados de manutenção.

O “Compromisso Nissan Novo Sentra” engloba ainda revisão com preço fechado para os pacotes das manutenções periódicas (a cada 10 mil quilômetros), que incluem peças, lubrificantes, fluido e mão de obra nos preços finais – na primeira revisão a Nissan absorve o valor da hora-homem. Confira os valores das revisões, que deverão ser realizadas a cada 10 mil km ou 12 meses (o que ocorrer primeiro):

10 mil km – R$ 189,00
20 mil km – R$ 589,00
30 mil km – R$ 399,00
40 mil km – R$ 699,00
50 mil km – R$ 399,00
60 mil km – R$ 589,00

Outra ação está nos valores atraentes para peças com maior demanda, como as de desgaste e de reposição em consertos de colisões, como parachoques, faróis, lanternas, etc. A cesta básica do Novo Sentra é uma das mais competitivas do segmento. Esses valores serão os mesmos em qualquer um dos 166 concessionários Nissan espalhados por todo o Brasil.

O que decidir? Caro amigo, está interessado num sedã médio? Considere o Sentra em sua análise. Quando comparado com os concorrentes a Nissan mostra que procura ampliar a participação de mercado do modelo, e fez bem sua lição de casa.

Os itens que destacamos na chamada de nossa matéria valem realmente a pena. Conforto com equilíbrio e sistema de transmissão CVT garantem uma dirigibilidade tranquila e ao mesmo tempo segura.

Mesmo com a chegada do Novo Corolla, e a manutenção do Civic, o Sentra tem diferenciais para conquistar novos consumidores que procuram um sedã espaçoso, com estilo moderno, equipamentos funcionais e mecânica confiável.

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