A Mercedes-Benz é a Empresa que mais vendeu veículos comerciais no Brasil em 2014. A previsão é que, até o encerramento do ano, sejam emplacadas aproximadamente 56.500 unidades, sendo 34.000 caminhões (acima de 6 ton), 13.000 ônibus no segmento acima de 8 toneladas e 9.500 comerciais leves Sprinter.
“Com muito trabalho e determinação, alcançamos um aumento de participação em todos os segmentos em 2014, especialmente porque este foi um ano de queda de vendas para o nosso setor em comparação com 2013. O tímido desempenho da economia brasileira provocou uma redução na comercialização de caminhões, ônibus e comerciais leves, afetando praticamente todas as marcas”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina. “Porém, mesmo num contexto geral de queda nas vendas de veículos comerciais, a Mercedes-Benz foi a marca que menos caiu, obtendo crescimento de market share em todos os segmentos”.
No acumulado de janeiro a dezembro, a Mercedes-Benz deverá atingir 26% de participação em caminhões, cerca de 50% em ônibus no segmento acima de 8 toneladas e aproximadamente 22% em comerciais leves.
De acordo com Philipp Schiemer, novidades introduzidas pela Mercedes-Benz ao longo de 2014 – como os caminhões ECONFORT, os ônibus urbanos e a van Sprinter para 9 passageiros – ampliaram a competitividade da marca no País. “Em todos os segmentos, agregamos mais valor aos nossos produtos, assegurando melhor desempenho, menor consumo, reduzido custo operacional e mais conforto para o motorista. Isso resulta em mais produtividade e rentabilidade para os clientes”, diz ele.
Caminhões ECONFORT trouxeram mais de 40 novidades ao mercado – No acumulado de janeiro a dezembro, a Mercedes-Benz deve alcançar o número de 34.000 caminhões emplacados no País em 2014, o que leva aos 26% de market share num mercado total de 130.000 unidades. Isso significa 1,4 ponto percentual sobre os 24,6% de 2013 para a marca.
Mercedes-Benz mantém liderança em ônibus – Com o crescimento do market share de ônibus em 2014 para 50% no segmento acima de 8 toneladas de PBT (frente a 43,5% no ano passado), a Mercedes-Benz ampliou ainda mais sua liderança nas vendas de ônibus no Brasil. Em volume de vendas deverão ser emplacados, no acumulado do ano até dezembro, cerca de 13.000 chassis da marca, num mercado total de 26.000 unidades.
“Ao longo do ano, nossa marca foi a escolhida para ampliação e renovação de frota em várias capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Vitória, Fortaleza e Goiânia, entre outras”, afirma Philipp Schiemer. “Isso se deve a atributos como reduzido consumo, baixo custo operacional, robustez e resistência para o trabalho severo do transporte urbano de passageiros”.
O presidente da Empresa destaca especialmente o sucesso dos ônibus da marca em sistemas de transporte coletivo urbano, como BRT e corredores exclusivos. O superarticulado O 500, por exemplo, acumula cerca de 720 unidades já comercializadas no Brasil desde seu lançamento em 2012.
Consolidação da unidade de negócios de comerciais leves – Com previsão de 9.500 unidades emplacadas em 2014, a linha de veículos comerciais leves Sprinter deve atingir cerca de 22% de market share, num mercado total de 43.000 unidades. Essa participação é cerca de um ponto percentual a mais em relação ao ano passado (21,1%).
“Além de um portfólio amplo e abrangente, com veículos cada vez mais modernos, produtivos e rentáveis, estamos fortalecendo cada vez mais a nossa unidade de negócios de comerciais leves”, explica Philipp Schiemer.
De acordo com o executivo, o lançamento da van Sprinter 415 CDI 9+1 (9 assentos, mais o banco do motorista) foi um grande destaque do ano em termos de produto. Ela ampliou o portfólio da marca para o transporte de passageiros – que já conta com as versões 15+1, 17+1 e a exclusiva versão 20+1, a maior do segmento no País – trazendo todos os atributos e vantagens da Sprinter, que é referência de mercado em qualidade, conforto, segurança, agilidade, tecnologia e excelente custo operacional.