A Ford Ranger foi o veículo escolhido pelos irmãos argentinos Joaquin e Julián Azulay, também conhecidos como “Gauchos del Mar”, em um roteiro de aventura para surfar nos lugares mais inóspitos do planeta. O documentário produzido pela dupla, “Tierra de Patagones”, mostrando uma viagem pela costa sul da Argentina com a picape, venceu 14 prêmios internacionais de cinema.
Em seu primeiro projeto, os irmãos surfaram por mais de um ano em praias que vão do Chile até os Estados Unidos. Na nova aventura, a meta foi surfar em uma das áreas mais austrais do mundo: a Isla de los Estados. O local totalmente desabitado é separado do continente pelo Estreito Le Maire, onde convergem duas fortes correntes: a marítima, que vem das ilhas Malvinas, e os ventos gelados da Antártida. Essa combinação faz da ilha um dos lugares mais difíceis do mundo para a prática do esporte.
“Tierra de Patagones” mostra a viagem dos irmãos pela costa da Patagônia, suas experiências em lugares de condições extremas e o contato com a população local, que ajudou os surfistas a realizar seu sonho de chegar à ilha, o último vestígio da Cordilheira dos Andes. A jornada pela costa da Patagônia, desde Pinamar (Buenos Aires) até Ushuaia (Tierra del Fuego), foi realizada em uma Ford Ranger durante 2013.
“A Patagônia é uma região surpreendente, que muda constantemente devido aos ventos fortes e temperaturas extremas. Os terrenos variam da estepe desértica a praias com falésias, florestas impenetráveis, rios e mares de cores distintas. Com a Ranger pudemos explorar e chegar a lugares incríveis durante os seis meses de viagem. A picape mostrou excelente capacidade atravessando todo tipo de terreno”, diz Joaquín Azulay.
O documentário já conquistou até agora 14 prêmios internacionais, em vários festivais pelo mundo:
. Melhor Filme no San Diego Surf Film Festival, Estados Unidos.
. Melhor Filme eleito pelo público no The Newport Beach Film Festival, Estados Unidos.
. Spirit of the Festival, no Barcelona Surf Film Festival.
. Melhor Filme eleito pelo público no International Surf Film Festival d’Anglet.
. Sustainable Best Film no Portuguese Surf Film Festival, Portugal.
. Melhor Filme escolhido pelo público no Surf & Skate Festival, Estados Unidos.
. Melhor Fotografia no Nord Nordost Surf Film Festival, em Berlim.
. Melhor Filme no Santa Cruz Surf Film Festival, Estados Unidos.
. Melhor Filme no London Surf Film Festival, no Reino Unido.
. Melhor Filme no Mimpi Film Festival, Brasil.
. Melhor Trilha Sonora no Mimpi Film Festival, Brasil.
. Melhor Trilha Sonora no Sydney Surf Film Festival, na Austrália.
. Melhor Filme no Waimea Ocean Film Festival, Hawaii.
. Spirit of Surfing Award no Bells Beach Surf Film Festival, na Austrália.
Um trailer da produção pode ser visto neste link: https://www.youtube.com/watch?v=BG09myjeFJ8.