Depois de 27 anos seguidos na liderança, o Volkswagen Gol terminou 2014 em segundo lugar. O Fiat Palio assumiu o topo com 183.744 unidades vendidas no Brasil. A diferença foi mínima, de apenas 378 carros. Líder de mercado há 13 anos, a Fiat jogou pesado para ultrapassar o Gol. A briga beneficiou oo consumidor com promoções, descontos ou facilidades de pagamento e também aos frotistas pela vantagem da venda direta com preço reduzido em relação à tabela.
Na segunda metade do ano, o Palio foi líder e conseguir manter a primeira posição, mas sempre pressionado pelo Gol. A picape Fiat Strada ficou em terceiro, com 153.113 registros, seguida pelo Chevrolet Onix com 150.842 e pelo Fiat Uno com 122.978. O Hyundai HB20 saltou da nona posição em 2013 para a sexta em 2014 com a venda de 119.789 unidades. Foi seguido pelo Ford Fiesta com 108.393, Fiat Siena com 106.974, VW Fox com 101.341 e Renault Sandero com 95.986. Dos 10 carros mais vendidos em 2014, quatro foram da Fiat, dois da Volkswagen e um Chevrolet, Ford, Hyundai e Renault.
A assessoria de imprensa da Volkswagen se posicionou sobre o assunto em nota oficial: “O Gol é um vencedor, tendo sido o preferido dos brasileiros por 27 anos consecutivos. É o carro mais produzido (mais de 7,5 milhões de unidades), vendido e exportado (mais de 1,2 milhão de unidades para 66 países) da história do Brasil. Mesmo em 2014, o modelo foi o escolhido por 183.367 clientes, uma diferença de apenas 0,2% (mesmo com a saída da versão G4) para seu concorrente (que ainda mantém duas versões de mesmo nome em sua gama: antiga e atual)”.
Dez carros mais vendidos em 2014
1º – Fiat Palio – 183.744
2º – VW Gol – 183.366
3º – Fiat Strada – 153.113
4º – Chevrolet Onix – 150.842
5º – Fiat Uno – 122.978
6º – Hyundai HB20 – 119.789
7º – Ford Fiesta – 108.393
8º – Fiat Siena – 106.974
9º – VW Fox – 101.341
10 – Renault Sandero – 95.986
Fonte:
Fenabrave