A Volvo Cars anuncia hoje recorde de vendas em 2014 e a previsão de expansão de vendas em todos os mercados para 2015, ressaltando assim o ritmo e profundidade de transformação global da marca. A empresa sueca teve um crescimento de 8,9% em 2014, consolidando um novo recorde de 465.866 veículos vendidos globalmente. Dezembro ficou marcado como o 18º mês de crescimento consecutivo em vendas, resultado alcançado pelo ótimo desempenho da marca na China e na Europa Ocidental.
“Esse foi um bom ano. O recorde de vendas reforça o quão positiva foi a nossa performance em 2014. Mais do que isso, somos rentáveis e pretendemos permanecer rentáveis. Isso é fundamental e demonstra que nosso crescimento é sustentável”, explica Håkan Samuelsson, presidente da Volvo Cars. “Nós esperamos que esse crescimento continue nos próximos anos em todos os mercados”.
A Volvo Cars se encontra em um período de transformação global que envolve a criação de um ritmo industrial global, com a completa renovação de produtos da Volvo Cars nos próximos cinco anos, a introdução de uma nova tecnologia de chassi modular, tecnologias de segurança de ponta, nova linguagem de design, novas motorizações e uma variedade de serviços de conectividade inovadores.
Vendas na Europa Ocidental – Os três principais mercados europeus – Suécia, Reino Unido e Alemanha – também foram os principais motores de crescimento da Europa em 2014. A Suécia teve um crescimento de 17,4% com uma alta demanda pelos modelos XC60 e XC70, enquanto no Reino Unido e Alemanha o crescimento foi de 25,5% e 18,3%, respectivamente, com alta demanda pelos modelos V40 e XC60. A Europa Ocidental, incluindo a Suécia, cresceu 11,4%. A nova motorização Drive-E, altamente competitiva e que oferece a melhor relação entre desempenho e consumo de combustível, foi um importante fator para o sucesso na Europa.
Vendas na China – A Volvo Cars continuou a crescer de forma significativa acima do mercado automotivo na China em 2014. As vendas totais cresceram 32,8%, para 81.221 carros (mais que o dobro do crescimento do mercado) o maior resultado já obtido no país, o que torna a China o principal mercado da marca. A implantação de três novas fábricas, o aumento no número de concessionários e a contínua expansão da oferta de produtos são os fatores para o momento de crescimento na Volvo Cars no mercado chinês. O modelo mais vendido da marca foi o Volvo XC60, seguido do S60L e do V40.
Renascimento nos Estado Unidos – Durante o ano, a Volvo Cars lançou um plano de reestruturação para o mercado norte-americano para reforçar a presença da marca e recuperar vendas. Um novo time de líderes iniciou uma estratégia de marketing para aumentar a presença da marca e para ajudar a oferta de produtos da Volvo Cars de acordo com as necessidades individuais ao longo do país. As vendas totais foram de 56.371 veículos, tendo os modelos S60 e XC60 como os mais vendidos.
Abaixo, os resultados de vendas (entregues aos consumidores finais):
Dezembro | Anual | ||||||
2013 | 2014 | Diferença | 2013 | 2014 | Diferença | ||
China | 6 685 | 8 461 | 26,6% | 61 146 | 81 221 | 32,8% | |
Estados Unidos | 4 888 | 4 920 | 0,7% | 61 233 | 56 371 | -7,9% | |
Europa Ocidental* | 22 445 | 25 139 | 12,0% | 218 567 | 243 514 | 11,4% | |
Outros mercados | 9 033 | 8 525 | -5,6% | 86 894 | 84 760 | -2,5% | |
TOTAL | 43 051 | 47 045 | 9,3% | 427 840 | 465 866 | 8,9% | |
*incluindo a Suécia |
Modelos mais vendidos – O Volvo XC60 foi o modelo da Volvo mais vendido em 2014 e o modelo que mais cresceu em vendas em números absolutos. As vendas do XC60 totalizaram 136.993 carros (114.010 em 2013), o que representa um crescimento de 20,2%. O maior mercado para o Volvo XC60 foi a China, seguida dos Estados Unidos e a Suécia. O segundo carro mais vendido foi o Volvo V40 e V40 Cross Country, que teve um total de 110.528 carros vendidos (contra 99.911 em 2013). O XC60 e o V40 foram seguidos pelo S60/S60L, o sportswagon V60 e o XC70.
“Em 2014 nós tivemos uma real visão do nosso crescimento em vendas”, explica Alain Visser, Vice-presidente Sênior de Marketing, Vendas e Serviços aos clientes da Volvo Cars. “Isso nos dá confiança para 2015, quando teremos o lançamento de um novo modelo. Acreditamos que as vendas continuarão a crescer nos próximos anos com a substituição de toda a nossa gama de produtos, prevista para os próximos cinco anos”, completa.