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Civic já muda para 2016 e traz nova versão topo para tentar encostar no Corolla

A disputa no segmento de sedãs médios não é nada fácil. A liderança do completamente renovado Toyota Corolla deve permanecer esse ano, já que mesmo com o lançamento do já 2016 Civic, a projeção de vendas da Honda seja de 3,1 mil unidades do modelo mensalmente. A concorrência tem o bom Nissan Sentra na terceira colocação e o Chevrolet Cruze, Renault Fluence e Citroën C4 Lounge tentando aproximação.

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E o consumidor assiste mais uma vez, logo após o lançamento do Fiat Bravo, que já saiu como 2016, acontecer a mesma coisa com o Civic. Em junho de 2014 a Honda apresentou a versão 2015 e nem começou o ano direito, apenas 8 meses depois, já chega o modelo 2016. Essa constante evolução que a Honda afirma ter, deixa mesmo o motorista preocupado: até quando vai durar a versão 2016? Dezembro?

A Honda apresenta o Civic 2016, e traz como principal novidade o retorno da versão top EXR, que complementa a linha já composta pelas configurações LXS e LXR.

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O Civic EXR é relançado com as mudanças no exterior e interior do veículo recebidas pela versão LXR na linha 2015 – grade frontal diferenciada, barra cromada na tomada de ar do para-choque, farol de neblina com formato circular, rodas de liga leve aro 17”, porção superior do painel interior em preto e acabamento em pintura metalizada na moldura do painel de instrumentos –, além de agregar tecnologias de conforto, segurança e entretenimento.

Entre os destaques, a versão top de linha traz o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O Civic EXR é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em subida. Quem realmente teve um ganho foi a versão LXR que ganhou também esses recursos.

Além das inovações compartilhadas com a versão LXR, a EXR possui equipamentos exclusivos. No exterior, os destaques são o teto solar e as maçanetas das portas cromadas – na LXR, as peças são pintadas na cor da carroceria. Internamente, a versão top de linha traz um novo sistema multimídia com monitor LCD escamoteável de 7” e navegador integrado ao painel.

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Essa unidade traz software mais avançado do que a geração anterior, incluindo GPS integrado com as informações de trânsito das principais capitais do país – inicialmente, apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. O hardware também é novo e possibilita a conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio.

Ainda como novidade foi incorporada a entrada HDMI que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks, câmeras digitais e outros. Também existem agora duas entradas USB, além do CD player e da entrada auxiliar. A reprodução de imagem da câmera de ré passa a ter três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.

Nas versões LXR e LXS do Civic 2016, a central de áudio é composta por um monitor LCD colorido de 5 polegadas no painel de instrumentos, que reproduz as informações gerais do veículo, o computador de bordo e a imagem da câmera de ré, além de dados do sistema de áudio, que conta com CD player, entrada auxiliar, USB e Bluetooth.

A central multimídia da Honda só tem um problema: só está disponível na versão EXR, R$ 10 mil mais cara do que a LXR.

O ar-condicionado é digital em toda a linha, possibilitando a manutenção da temperatura ideal no interior do veículo. O painel possui a parte superior na cor preta, em contraste com a parte inferior em cinza-claro, e acabamento em pintura metalizada na moldura do painel de instrumentos, conferindo um aspecto esportivo e sofisticado. As versões LXR e EXR ainda possuem função de acendimento automático dos faróis, revestimento dos bancos em couro e os botões de comando no volante possuem aro cromado.

O Honda Civic 2016 traz, em todas as versões, direção assistida por sistema elétrico, freios a disco nas quatro rodas, ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem). A versão EXR ainda agrega airbags laterais e de cortina.

Por fora, além do visual atraente e esportivo, destaque para o farol baixo com projetores do tipo canhão, que aprimora o foco, proporcionando mais segurança devido ao melhor direcionamento da luz em condução noturna. Nas versões LXR e EXR, as rodas são de liga leve aro 17”, com design exclusivo e acabamento diamantado. Os pneus 205/50R17 garantem melhor dirigibilidade, com menor resistência ao rolamento, sem comprometer o conforto dos passageiros.

Mecânica Online® – Toda a linha Civic 2016 – desde a versão de entrada LXS i-VTEC 1.8 SOHC até a top EXR i-VTEC 2.0 SOHC – conta com o moderno sistema FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar para partida a frio, garantindo um acionamento do motor de forma rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura ambiente, além de performance com economia de combustível.

Com essa tecnologia, ao acionar o controle da chave para destravar as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata.

O motor i-VTEC 1.8 SOHC gera potência máxima de 140 cv a 6.500 rpm com a utilização de etanol – quando abastecido com gasolina, são 139 cv a 6.200 rpm. Além da opção de transmissão manual com seis velocidades, a versão LXS conta com a caixa automática de cinco velocidades, que proporciona ao condutor uma direção mais prazerosa e confortável.

Nas versões LXR e EXR, o propulsor é o i-VTEC 2.0 SOHC, que garante performance com economia de combustível. Esse motor desenvolve 155 cv de potência a 6.300 rpm quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina, na mesma rotação. A transmissão automática é equipada com paddle shift (aletas atrás do volante), oferecendo uma condução mais esportiva.

O Civic 2016 continua equipado com a função ECON, que permite uma condução mais econômica. Ao ativar o recurso por um botão, diversos sistemas do veículo alteram seu funcionamento para privilegiar o baixo consumo de combustível, como o controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System) – e o ar-condicionado.

A linha Civic 2016 possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores:

Azul Denim Metálico
Preto Cristal Perolizado
Cinza Barium Metálico
Cinza Iridium Metálico
Prata Global Metálico
Branco Taffetá Sólido

Os preços públicos sugeridos tiveram aumento da ordem de R$ 2,5 mil por versão. Considerando o modelo com pintura sólida temos:

LXS 1.8 manual – R$ 70.900 (era R$ 68.400)
Ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros elétricos, rádio com tela de 5 polegadas, conexão Bluetooth e comandos de áudio no volante e alarme.

LXS 1.8 automática – R$ 73.900 (era R$ 71.500)
Mesmos itens da versão anterior, mas com câmbio automático de cinco marchas.

LXR 2.0 automática – R$ 78.400 (era R$ 75.900)
Mesmo conteúdo da LXS, além de bancos de couro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, acendimento automático dos faróis, piloto automático e faróis de neblina.

EXR 2.0 automática – R$ 88.400 (não existia)
Mesmo contreúdo da LXR, além de airbags laterais e de cortina, teto solar elétrico, central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas e navegador e maçanetas externas cromadas.

(Acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica/perolizada)

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