Novo motor de três cilindros produz três cavalos de potência a mais que o motor de quatro cilindros oferecido anteriormente, mas preço subiu R$ 1.700 – A Nissan demorou muito em divulgar para os demais membros da imprensa especializada, que não tiveram a oportunidade de participar da apresentação da marca, sobre a introdução da motorização de três cilindros para o New March. Ainda assim, você internauta, encontra a partir de hoje o release que a empresa divulgou. Como não participamos da apresentação, vamos aguardar um novo momento para nossas impressões e referências da motorização três cilindros da fabricante japonesa.
O New March foi o primeiro modelo japonês lançado no segmento de veículos compactos e agora é também é o primeiro japonês a ser equipado com um motor de três cilindros e 1,0 litro. Previsto para chegar às concessionárias Nissan de todo o país a partir de março, a novidade tem preço inicial estipulado em R$ 35.990, em versão completa desde o modelo de entrada.
Com design arrojado e conjunto mecânico moderno, que inclui também o motor 1.6 16V flexfuel, de 111 cavalos, é um carro perfeito para o ritmo da cidade e apresenta uma tecnologia surpreendente com conteúdos inéditos em seu segmento. Projetado no Japão, com a participação de equipes de vários países do mundo, inclusive do Brasil, e utilizando a versátil plataforma ‘V’, o compacto da Nissan é vendido – e aprovado – em cerca de 160 países.
Mecânica Online – Produzido na fábrica de motores do Complexo Industrial da Nissan de Resende (RJ) seguindo os padrões de qualidade da marca, o motor HR10 é moderno, compacto e leve, por conta da redução da massa de componentes, como bloco, cabeçote, virabrequim, cárter, entre outros.
O cabeçote (dotado de variador na admissão) e o bloco são de alumínio, materiais que colaboram para a redução do peso em relação ao propulsor utilizado anteriormente, de quatro cilindros (D4D) e que tinha bloco de ferro. Com esse novo “coração”, o Nissan New March obtém um bom equilíbrio entre o desempenho, pois tem a maior parte do seu torque disponível já em baixas e médias rotações, e a eficiência no consumo de combustível, que é um dos melhores do segmento. A sua relação peso-potência, de 12,5 kg/cv, colabora bastante para a boa performance do carro no dia-a-dia das cidades e na hora de viajar.
Derivado do motor HR12, de 1,2 litro utilizado pela Nissan em vários países, o HR10 foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro pela engenharia da empresa no Brasil e no Japão. Além de utilizar componentes de baixo atrito, o motor tem calibração para trabalhar com a gasolina brasileira (E22) e etanol (E100) e também a mistura dos dois em qualquer proporção.
Muitos componentes foram nacionalizados e preparados para trabalhar com o etanol. O material das camisas dos cilindros, por exemplo, foi desenvolvido para a nova taxa de compressão. A geometria do coletor de admissão é nova, assim como foram modificados o diâmetro do corpo de borboleta. O volante e a polia de amortecimento foram balanceados com contrapesos externos para reduzir as vibrações características dos motores de três cilindros. Além disso, o isolamento acústico foi reforçado.
O novo motor mantém tecnologias que a Nissan utiliza em seus carros e que fazem a diferença para o cliente na hora da manutenção. Entre elas está o uso de corrente no lugar de correia para sincronização do virabrequim com a árvore do comando de válvulas (duplo e variável na admissão), solução que amplia o prazo de manutenção do equipamento para acima de 100 mil km, o dobro do normal para as correias. As velas têm eletrodos de platina, substituídas também a cada 100 mil km.
O HR10 1.0 12V oferece aos proprietários equilíbrio entre o consumo de combustível e o bom desempenho, fato comprovado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro. Com o novo propulsor, o Nissan New March foi reconhecido com a nota máxima (“A“) na sua categoria, obtendo algumas das melhores marcas de consumo na cidade e na estrada, com gasolina ou etanol. No ciclo urbano, o compacto faz 8,8 km/l, com etanol, e 12,9 km/l, com gasolina. Em estradas, as médias são de 10,3 km/l e 15,1 km/h, respectivamente. A relação da 5ª marcha foi alongada (0,821 para 0,7949) para baixar as rotações em velocidade de cruzeiro, também trazendo maior economia de combustível.
O novo motor 1.0 12V junta-se ao 1.6 16V nas linhas de produção do Complexo Industrial da marca em Resende (RJ). Assim, 100% dos motores do Nissan New March passam a ser nacionais. Como acontece desde seu lançamento em maio de 2014, as versões superiores do compacto são equipadas com o motor de 1.598 cm³, que desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm, com qualquer um dos combustíveis, e faz o Nissan New March sair da imobilidade aos 100 km/h em 9,8 segundos (gasolina) e 9,3 segundos (etanol). Essa agilidade é proveniente da modernidade do projeto, excelente relação peso-potência (8,8 kg/cv) e do torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm – 90% já estão disponível a 2.400 rpm.
Este motor utiliza o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que faz com que a entrada de ar e de combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador e maior rendimento com economia de combustível. O resultado é uma melhor queima de combustível e, em consequência, redução das emissões de poluentes.
Sem tanquinho – O novo motor de três cilindros e 1,0 litro atende à nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L6), em vigor desde 1º de janeiro no Brasil, que estabelece níveis de emissões veiculares mais baixos e tecnologias mais sofisticadas em 100% dos motores de ciclo Otto. Entre as tecnologias empregadas para atingir esses novos níveis está o sistema Flex Start® Bosch, que elimina o tanque auxiliar da partida a frio, em todas as versões (também está disponível para o motor HR16, de 1,6 litro e 16 válvulas).
Esse sistema avançado traz muito conforto, pois dispensa o abastecimento do recipiente auxiliar com gasolina. O Flex Start® Bosch conta com sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível, que entra em operação na partida e também na fase fria de funcionamento do motor, permitindo a ignição em temperaturas baixas mesmo quando o tanque está abastecido com 100% de etanol.
O sistema, disponível também no motor 2.0 16V do sedã médio Novo Sentra, conta com velas aquecedoras na galeria do combustível, acima dos bicos injetores, que elevam a temperatura do etanol em câmaras independentes. A unidade de controle de aquecimento do sistema monitora a potência enviada às velas, acionando individualmente cada uma para evitar sobrecarga no sistema elétrico. Assim, o combustível é injetado de forma pulverizada e não liquefeita, melhorando a combustão, e assegurando uma pronta resposta na partida em baixas temperaturas.
Além de tornar mais eficiente a partida a frio em carros abastecidos com proporção maior de etanol, a tecnologia Flex Start® Bosch colabora na redução das emissões de poluentes. Afinal, é no momento de ligar o motor que ocorre a maior liberação de gases poluentes.
Bem equipado e com diferenciais desde a versão de entrada – O Nissan New March foi o primeiro entre os hatches compactos a oferecer itens disponíveis apenas em veículos de segmentos superiores: câmera de ré, navegador por GPS integrado às redes sociais (na versão 1.6 SL) e cintos de segurança com pré-tensionadores e limitador de carga.
A câmera de ré traz mais segurança e comodidade já que aumenta a confiança do motorista ao melhorar a visibilidade na traseira, ajudando a evitar colisões com objetos ou pessoas não identificados pelo retrovisor. E, em conjunto com a direção elétrica progressiva, deixa a tarefa de estacionar muito mais fácil.
E para acompanhar o ritmo da cidade e do mundo sem fios para se comunicar, o compacto da Nissan traz muita conectividade a bordo. Além das imagens captadas pela câmera de ré, o sistema multimídia (disponível na versão 1.6 SL) com monitor de 5.8 polegadas conta com equipamento de navegação por satélite (GPS) com tela sensível ao toque e comandos de voz em português, mostra todas as informações de áudio e do telefone celular e, ainda, permite se conectar via Bluetooth a dispositivos móveis como smartphones e equipamentos que tocam arquivos digitais de mp3.
O Nissan New March também traz ar-condicionado digital automático inteligente, que permite a escolha da temperatura desejada para que o sistema se adapte. Com 22 graus selecionados, por exemplo, o ambiente interno ficará assim mesmo se o carro estiver passando por locais com variações sensíveis de calor e frio, pois sensores identificam a temperatura e fazem a troca de ar para deixar do jeito desejado.
O volante multifuncional, exclusividade mundial do modelo brasileiro, concentra os controles de áudio e da função viva voz para o telefone. Já com o Bluetooth® Streaming é possível sincronizar a agenda telefônica e os arquivos de música digital com o sistema para ampliar as opções de diversão durante a condução, sem a necessidade de cabos para conexão.
O modelo conta também com o sistema NissanConnect™. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, trata-se da plataforma global da Nissan para a conectividade de aplicativos de smartphones. Com ela, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. O funcionamento é simples: após a compra da versão do New March equipada com o NissanConnect™ (1.6 SL), o proprietário se cadastra e registra o veículo no sistema, além de baixar o aplicativo em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS. A partir disso, é possível interagir com os aplicativos mais populares, como Facebook e Google.
No Facebook, a plataforma permite acessar funções como feed de notícias, status, check in, amigos e eventos. Se, por exemplo, chegar convites para eventos, isso será mostrado no sistema. A partir daí, com um clique na tela touch screen, é possível dirigir-se ao local com o auxílio do navegador e ainda fazer o check in quando chegar.
No Google Search é possível buscar pontos de interesse. O pacote de serviço do NissanConnect™ é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. É importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados e do cadastro no aplicativo.
Na segurança passiva, o New March conta com pré-tensionadores e sistema limitador de carga dos cintos de segurança dianteiros. São itens que colaboram para, em caso de colisão, os cintos se retraírem instantaneamente e, assim, restringir rapidamente o movimento dos corpos dos passageiros. Logo em seguida, libera gradualmente a correia, amortecendo a força aplicada ao peito, reduzindo a possibilidade de lesões.
Agilidade e força precisam estar associadas com segurança. Além do duplo airbag de série em todas as versões, o Nissan New March é equipado com freios antitravamento ABS de 9ª geração, da Bosch, com controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de assistência de frenagem (BAS), que tornam a condução e parada do carro muito mais seguras. Os equipamentos ajudam a calcular a velocidade e a força que o motorista impõe no pedal em situações de emergência para reduzir a distância da frenagem.
O EBD do Nissan New March pode variar o esforço de frenagem até 50% por eixo, no máximo. Sistemas sem esse recurso são calibrados, normalmente, 30% atrás e, 70%, na frente. Dessa forma, evita-se o efeito “mergulho” da dianteira. Para apoiar de forma correta esses sistemas no momento das frenagens mais fortes, o carro conta com disco de freios de 260 mm na frente e tambores com 203 mm atrás.
O proprietário do New March conta com o “Compromisso Nissan New March”, pacote que inclui três anos de garantia sem limite de quilometragem; assistência 24h gratuita por dois anos e preços de manutenção periódicas transparentes. O principal objetivo é garantir que os clientes fiquem totalmente despreocupados durante toda a experiência com o veículo.
Nas revisões, a mão de obra é grátis nas duas primeiras. O compromisso de apresentar o menor custo do segmento de hatches compactos do Brasil será mantido no New March 3 cilindros. E não há distinção entre consumidores das diferentes regiões do território nacional: os preços das revisões obrigatórias são fixos e válidos em todo o país, para que o proprietário do Nissan New March saiba desde a hora da compra quanto gastará nas revisões periódicas (a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro).
Quanto custa? New March 1.0 3 cilindros – Versões:
Conforto – R$ 35.990 (ar e direção elétrica)
S – R$ 37.990 (Conforto + travas, vidros e retrovisores elétricos e chave com telecomando)
SV – R$ 40.990 (S + rádio com Bluetooth, faróis de neblina, volante multifuncional, rodas aro 15).