Venda de ônibus Volvo cresce mesmo com queda no mercado – O Grupo Volvo registrou um ótimo ano, mesmo com o mercado de veículos comerciais tendo experimentado uma queda em 2014.
Foi o segundo melhor ano em emplacamentos de caminhões Volvo no Brasil, alcançando 19.732 veículos, número inferior somente às 20.731 unidades emplacadas em 2013. As vendas de ônibus da marca cresceram 2,7% no período, apesar do mercado ter caído 16,3%.
Foi também o segundo melhor ano da história da Volvo no segmento de ônibus, com a comercialização de 3,1 mil chassis, 1,7 mil emplacados no País e 1,4 mil no mercado externo. Mas as condições de financiamento recentemente implementadas, a deterioração dos índices econômicos e a acentuada queda nas vendas preocupam a Volvo.
A Volvo Financial Services Brasil também encerrou 2014 com volumes recordes de financiamentos, vendas de consórcios e de seguros. Responsável pelo financiamento dos produtos do Grupo Volvo, a VFS desembolsou R$ 2,9 bilhões para aquisição de caminhões, ônibus e equipamentos de construção no mercado brasileiro, 34% a mais que no ano anterior. A comercialização de consórcios cresceu 14% na mesma comparação, e os seguros alcançaram R$ 110 milhões. A instituição foi responsável pelo financiamento de 39% das vendas da marca no Brasil.
A Volvo ainda retomou a liderança no segmento de caminhões pesados, terminando 2014 com 29,6% de market share, quase três pontos percentuais a mais que no exercício anterior. “É mais de um quarto de todo o mercado brasileiro de caminhões nesta categoria”, comemora Claes Nilsson, novo presidente do Grupo Volvo América Latina. “E a linha VM de semipesados bateu mais um recorde histórico, alcançando inéditos 12,6% de participação”, complementa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil.
Volvo cresce – Somando-se os resultados de caminhões pesados e semipesados, a Volvo teve um bom desempenho em 2014, conquistando 21,3% de participação de mercado, 1,3 pontos percentuais a mais que os 20% de market share registrados em 2013. A Volvo é a única montadora de caminhões que apresenta uma trajetória de crescimento sustentado desde 2008, saltando dos 12,8% de participação de mercado naquele ano para os atuais 21,3%.
Na área de ônibus, a marca conquistou 1,2 pontos percentuais de market share, atingindo 11,9% de participação no mercado brasileiro nos segmentos de pesados e semipesados. Nos últimos quatro anos, a Volvo Bus aumentou sua participação de mercado de forma consistente. Em 2010 tinha 4,1% de market share; em 2011, 7,7%; em 2012 alcançou 9,9%; e em 2013, 10,7%.
O presidente da Volvo Bus Latin America, Luís Pimenta, atribui os bons resultados à satisfação dos clientes com a marca. “Junto com a rede, temos feito uma série de investimentos na infraestrutura de atendimento e em programas de pós-venda para melhorar cada vez mais a agilidade e a qualidade do atendimento aos operadores de transporte”, destaca Pimenta.
O Consórcio Volvo registrou a venda de 2,4 mil cotas e um volume de créditos na ordem de R$ 800 milhões, o maior em mais de 20 anos. A opção pelo consórcio continua a ser uma alternativa importante para aquisição de veículos comerciais. E a Volvo Corretora de Seguros está entre as maiores do Brasil na comercialização de seguros para caminhões e equipamentos de construção. “Somos muito competivivos nestes segmentos.”, diz Márcio Pedroso, presidente da Volvo Financial Services Brasil.
Emplacamentos – A Volvo registrou em 2014 seu segundo melhor ano em emplacamentos de caminhões no Brasil, alcançando 19.732 veículos, número inferior somente às 20.731 unidades emplacadas em 2013, então seu melhor resultado.
A marca também retomou a liderança no segmento de pesados, encerrando o período com 29,6% de market share, quase três pontos percentuais a mais que no exercício anterior e o correspondente a mais de um quarto de todo o mercado brasileiro de caminhões nesta categoria. E a linha VM de semipesados bateu mais um recorde histórico, alcançando inéditos 12,6% de participação.
No Chile, Peru, Argentina, e Venezuela – outros quatro importantes mercados latino- americanos para o Grupo – a empresa também registrou resultados positivos. “É um grande orgulho termos atingido estes feitos”, comemora Claes Nilsson, executivo que acaba de assumir a presidência do Grupo Volvo América Latina. “O Brasil é um mercado muito importante para o Grupo Volvo”, complementa.
Somando-se os resultados de pesados e semipesados, a Volvo teve um bom desempenho em 2014, conquistando 21,3% de participação de mercado, 1,3 pontos percentuais a mais que os 20% de market share registrados em 2013. “Não tenho dúvida de que nossos caminhões são o que há de melhor em soluções de transporte comercial no País”, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. Ele lembra que a Volvo é a única montadora que apresenta uma trajetória de crescimento sustentado desde 2008, saltando dos 12,8% de participação de mercado naquele ano para os atuais 21,3%.
Mesmo com a queda total das vendas de caminhões e as incertezas na economia, a Volvo teve um desempenho superior ao mercado. Enquanto o mercado total de caminhões pesados caiu 15,1%, a Volvo registrou decréscimo de apenas 6,3%. A mesma situação ocorreu no segmento de semipesados: enquanto o mercado total teve queda de 5,6%, a Volvo caiu apenas 1%.
“Os transportadores sabem fazer contas e escolhem a melhor opção para eles”, destaca Fedalto. “Nossos caminhões têm robustez, baixo consumo de combustível e grande disponibilidade, atributos que asseguram maior rentabilidade aos transportadores.
Prova da nossa preocupação em oferecer aos nossos clientes o que há de mais moderno, produtivo e rentável foi o lançamento recente da nova linha de caminhões que traz ao mercado brasileiro um novo patamar de tecnologia e propicia condições de competir em um mercado cada dia mais exigente. Mas um excelente produto não seria suficiente se não contasse com uma rede de concessionárias totalmente comprometida em atender os clientes com grande qualidade e agilidade” finaliza.
Somando-se todas as vendas de caminhões da Mack, Renault e UD – as outras marcas de veículos comerciais de propriedade da Volvo – em outros países no continente, o Grupo comercializou um total de 24.333 unidades no mercado latino-americano.
Venda de ônibus Volvo cresce mesmo com queda no mercado – O volume de vendas de ônibus da Volvo cresceu 2,7% em 2014 em relação a 2013, apesar do mercado total de ônibus ter registrado uma queda de 16,3%, de acordo com dados da Anfavea. Nos segmentos em que a Volvo atua, de pesados e semipesados, a queda do mercado foi de 7,4%.
Este foi o segundo melhor ano da história da montadora no mercado de ônibus na América Latina. Foram comercializados 3.171 chassis, sendo 1.706 veículos emplacados no Brasil e 1.465 entregues no mercado externo. O melhor ano foi 2011, quando a empresa comercializou 3.622 chassis.
A Volvo conquistou 1,2 pontos percentuais de market share, atingindo 11,9% de participação no mercado de ônibus no Brasil nos segmentos de pesados e semipesados. Nos últimos quatro anos, a empresa vem aumentando sua participação de mercado de forma consistente. Em 2010 tinha 4,1% de participação de mercado; em 2011, 7,7%; em 2012 alcançou 9,9%; e em 2013, 10,7%.
“Apesar do cenário negativo, o ano foi muito positivo para a Volvo Bus. Tivemos um aumento das vendas tanto no mercado interno quanto no mercado externo”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
O executivo atribui os bons resultados à satisfação dos clientes com a marca. Uma pesquisa realizada no final de 2014 por instituto de pesquisas GFK Brasil, apontou um índice de 80% de clientes muito satisfeitos no Brasil e de 76% na América Latina.
“Junto com a rede, temos feito uma série de investimentos na infraestrutura de atendimento e em programas de pós-venda para melhorar cada vez mais a agilidade e a qualidade do atendimento aos operadores de transporte”, destaca Pimenta.
Os números de 2014 também apontam um equilíbrio entre as vendas no mercado interno e externo. No ano passado, as exportações representaram 46% das vendas de chassis. Nos últimos anos, o volume de exportações representava menos de 40% do total de vendas de ônibus da volvo.
O maior volume de vendas foi para Colômbia, com 60,6% das entregas; seguida pelo Chile, com 19%; e pelo Peru, com 10,6%. “Este volume de vendas expressivo para a Colômbia, deve-se à ampliação de algumas linhas alimentadoras ao Transmilênio e ao projeto de renovação da frota com veículos com tecnologias menos poluentes, como Euro 5 e híbrida”, argumenta Pimenta.