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Nova versão GLi Upper é a novidade no Corolla 2016

A Toyota apresenta a linha 2016 do sedã médio Corolla, líder de vendas em seu segmento em 2014, no mercado brasileiro, e o veículo mais vendido na história da indústria automobilística mundial, com mais de 40 milhões de unidades comercializadas nos cinco continentes, desde 1966, ano do lançamento de sua primeira geração.

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Entre as novidades, está o quinto integrante da família, o Corolla GLi Upper, que chega ao mercado brasileiro por R$ 75.600,00. O modelo agrega acabamento interno das versões superiores, proporcionando mais conforto e conveniência aos passageiros. Somam-se também as características reconhecidas no mercado brasileiro, como o design elegante e moderno.

Baseado no conceito Keen Look, as linhas do Corolla refletem a nova identidade visual dos veículos Toyota, que é a expressão inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes de uma competição. Dianteira, traseira e lateral mesclam formas côncavas e convexas, criando um desenho arrojado.

Além disso, o líder do segmento de sedãs médios reúne qualidade construtiva única, powertrain de última geração, pacote de equipamentos exclusivo, amplo espaço interno e itens de segurança que excedem os parâmetros encontrados em veículos da mesma categoria. Tudo reforçado pelo alto padrão Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.

A linha 2016 está disponível nas concessionárias da Toyota, em cinco versões:

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Corolla GLi 1.8L com transmissão manual
Corolla GLi 1.8 L com transmissão Multi-Drive
Corolla GLi Upper 1.8 L com transmissão Multi-Drive
Corolla XEi 2.0 L com transmissão Multi-Drive
Corolla Altis 2.0 L com transmissão Multi-Drive

O Corolla GLi Upper agrega acabamento interno, antes exclusivos somente nas versões XEi e Altis, que eleva o conforto e o bem-estar dos ocupantes. Para maior comodidade, o interior conta com padrão couro na cor cinza nos bancos dianteiros e traseiros, nas quatro portas e no descanso de braço dianteiro.

Na parte traseira, o novo GLi oferece descanso de braço central com porta-copos e acesso ao porta-malas através do rebatimento 60/40 dos bancos. As versões mais básicas, GLi com transmissão manual de seis velocidades e com transmissão Multi-Drive, permanecem com acabamento interno em tecido cinza.

O lançamento da Toyota também traz de série direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado com controle manual, chave do tipo canivete, com comandos do alarme integrados, múltiplos porta-objetos nas portas e no console central, computador de bordo com sete funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco-Drive, autonomia, velocidade média, tempo percorrido, controle de iluminação do painel e temperatura externa), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, hodômetro e relógio digital, sistema de som com conectividade USB para iPod® e similares e dispositivo Bluetooth®, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, volante multifuncional, entre outros.

Como itens de segurança, além da carroceria com deformação programada e do desenho frontal projetado para minimizar os danos a pedestres em caso de acidentes, o modelo traz, de série, cinco air bags nas três versões GLi e na XEi (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e um de joelho para o motorista), sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força, freios ABS nas quatro rodas e sistemas auxiliares EBD com distribuição eletrônica de força de frenagem.

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Além dos itens presentes nas versões de entrada e intermediária, o Corolla Altis agrega mais dois air bags, do tipo cortina, totalizando sete bolsas de proteção.

No exterior, a novidade são as rodas de liga leve 16’’ com acabamento fosco. As versões mais básicas, GLi com transmissão manual de seis velocidades e com transmissão Multi-Drive, têm rodas 16” em aço estampado.

Além da inclusão de uma versão, os demais modelos da linha Corolla 2016 apresentam novidades. A versão intermediária XEi passa a contar com espelhos retrovisores eletrorretráteis, para-sol com espelho e luz de cortesia para motorista e passageiro dianteiro e acendimento automático dos faróis. A versão topo de linha, Altis, tem como item de série limpador de para-brisa variável e intermitente com ajuste de velocidade.

Aos novos equipamentos somam-se, na versão XEi, ar-condicionado automático digital, computador de bordo, acionamento dos vidros elétricos por um toque nas quatro portas, bancos traseiros bipartidos (60/40), com descanso de braço central e porta-copos, controle de velocidade de cruzeiro e retrovisor interno eletrocrômico.

Também está disponível, a partir da versão XEi, sistema Multimídia, com tela de 6.1”, com todas as funções do áudio, dispositivo de navegação, câmera de ré, conexões USB para iPod® e similares, dispositivo Bluetooth®, reprodutor de DVD e TV Digital.

A versão topo de linha Altis agrega, ainda, luzes auxiliares em LED, sistema smart entry, sistema de partida sem chave, tipo Start Button, ajuste elétrico para o banco do motorista, retrovisores externos eletrorretráteis e acendimento automático dos faróis.

Mecânica Online – A linha Corolla 2016 conta com dois tipos de motorização. Todas as versões GLi estão equipadas com motor 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 139 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e 144 cv, também a 6.000 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e 18,4 kgfm (com etanol), sempre a 4.200 rpm.

As versões XEi e Altis têm motor 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 143 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com gasolina, e 154 cv de potência a 5.800 giros, com etanol. O torque máximo é de 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol).

Ambos os motores possuem sistema de partida a frio, para utilização do etanol em baixas temperaturas, dispensando o tanque de combustível auxiliar e, consequentemente, seu reabastecimento periódico com gasolina. No dispositivo da Toyota, os bicos injetores são dotados de um sistema que preaquece o etanol no momento da partida, quando o motorista vira a chave de ignição (GLi e XEi) ou aperta o botão de partida (Altis).

O line up do Corolla está equipado com dois tipos de transmissão, uma manual de seis velocidades, na versão de entrada GLi, e a exclusiva transmissão automática Multi-Drive de sete velocidades, nas demais.

A transmissão Multi-Drive deriva da tecnologia CVT e foi adotada para atender ao gosto do consumidor brasileiro, que privilegia desempenho, sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive. O resultado é uma sensação agradável ao dirigir, com o benefício da percepção das trocas de marchas, mas de uma maneira suave, sem os choques característicos das transmissões automáticas convencionais.

A transmissão Multi-Drive da Toyota oferece ao motorista a possibilidade de trocas manuais sequenciais, que podem ser feitas na alavanca de câmbio. Nas versões superiores XEi e Altis, as mudanças sequenciais podem ser praticadas também por meio das borboletas localizadas atrás do volante. Estas duas versões do sedã possuem a tecla “Sport Mode” que, quando acionada, altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão e proporciona ao Corolla um comportamento dinâmico mais esportivo.

Nos modelos equipados com a transmissão Multi-Drive, o Corolla precisa de 9,6 segundos para ir da imobilidade a 100 km/h, quando abastecido com etanol. Os testes divulgados pela Toyota foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, e as condições simularam um uso regular do veículo, ou seja, ar-condicionado ligado e dois passageiros a bordo.

Na avaliação do Programa de Etiquetagem Veicular do INMETRO, o Corolla recebeu a nota A em todas as versões de motorização e transmissão. Os dados de consumo aferidos foram os seguintes:

Motor Transmissão Gasolina (km/l) Etanol (km/l)
Cidade Estrada Cidade Estrada
2.0 Multi-Drive 10.6 12.6 7.2 8.7
1.8 Multi-Drive 11.4 13.2 7.8 9.2
1.8 Manual 10.7 13.2 7.4 9.1

Preços

  • Corolla GLi 1.8L com transmissão manual – R$ 69.690,00
  • Corolla GLi 1.8 L com transmissão Multi-Drive – R$ 69.990,00
  • Corolla GLi Upper 1.8 L com transmissão Multi-Drive – R$ 75.600,00
  • Corolla XEi 2.0 L com transmissão Multi-Drive – R$ 86.900,00
  • Corolla Altis 2.0 L com transmissão Multi-Drive – R$ 99.990,00

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