Em mais de seis décadas de atuação no Brasil, a empresa conquistou os brasileiros pelo pioneirismo e inovação de seus produtos e serviços – Ao completar 62 anos no Brasil (23/3), a Volkswagen do Brasil acaba de atingir a marca recorde de 22.000.000 de veículos produzidos em toda sua história no País, o primeiro a receber uma fábrica da marca, fora da Alemanha. O modelo que representa essa marca é um Novo Fox Highline, na cor ‘Azul Acqua’, produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no dia 20 de março de 2015.
“Essa marca traduz a nossa seriedade e compromisso com o País, nosso respeito com nossos clientes e reforça ainda a solidez da Volkswagen no Brasil. É um marco histórico que evidencia a importância do mercado brasileiro, onde vamos investir R$ 10 bilhões até 2018, em novos produtos e tecnologias, com o foco em uma produção ainda mais sustentável nas nossas fábricas. Ao completar esses 62 anos com um marco de 22 milhões de veículos produzidos, tenho certeza de que a Volkswagen está preparada para os próximos 22 milhões”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.
Com mais de 60 anos de história no Brasil, a marca é a maior fabricante de veículos da história do País, além de uma das maiores empresas privadas. Atualmente, com mais de 20 modelos em seu portfolio de produtos, a Volkswagen do Brasil oferece ao mercado brasileiro a mais completa linha de produtos e conta ainda com a maior rede de distribuição, com mais de 600 concessionárias no território nacional. Instalada no Brasil desde 1953, possui mais de 20 mil empregados em suas quatro fábricas – São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP).
Dos 22 milhões de veículos fabricados pelos brasileiros, mais de 3,3 milhões foram exportados, para 147 países em toda a história da marca no Brasil. Ao longo de mais de seis décadas, a trajetória da Volkswagen é marcada pelo pioneirismo e inovação. Um exemplo é o lançamento do primeiro veículo flexível da indústria, em 2003.
Visão de futuro – A empresa iniciou a fase da Globalização Tecnológica, reforçando a sinergia entre a Alemanha e o Brasil para a utilização de plataformas mundiais e novos motores do Grupo Volkswagen, oferecendo assim as mais avançadas tecnologias da Volkswagen no mercado nacional. Essa sinergia resultou no lançamento de um produto global em cada uma das fábricas brasileiras da marca:
1) Motor EA211 – motor 1.0 de três cilindros e 1.6 MSI de quatro cilindros com maior eficiência energética e menor consumo de combustível, produzidos na fábrica de São Carlos (SP),
2) up! – produzido desde o início do ano passado na fábrica de Taubaté (SP),
3) Novo Golf – será produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) em meados de 2015
4) Novo Jetta – será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, a partir de meados de 2015.
up! – uma nova era para a Volkswagen no Brasil
O up! é o carro mais inovador de seu segmento no mercado brasileiro, conciliando desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes. Oferecido na versão de duas e quatro portas, o up! tem sete versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up! e cross up!. Há um up! para cada consumidor.
Volkswagen em números:
62 anos de atividades no Brasil, desde 23 de março de 1953
7,5 milhões de unidades produzidas do Gol (modelo líder de vendas no mercado nacional por 27 anos consecutivos)
22 milhões de veículos produzidos no Brasil em toda sua história
Mais de 3,3 milhões de veículos exportados para 147 países
Cerca de 20 mil colaboradores trabalhando atualmente nas 4 fábricas
Cerca de 600 concessionárias no País
23 milhões de motores produzidos no Brasil
Slogans que marcaram história
As campanhas publicitárias da Volkswagen do Brasil são marca registrada da empresa. Sempre criativas e irreverentes, elas ajudaram a fortalecer e ressaltar as principais características dos seus produtos: inovação tecnológica, qualidade, conforto e segurança. Os slogans ou “assinaturas” criados para a Volkswagen do Brasil ao longo dos seus 62 anos de Brasil foram essenciais para o sucesso e grande repercussão das propagandas da marca.
• Anos 60
o O Bom senso em automóvel
o O Bom senso sobre rodas
• Anos 70
o A marca que conhece nosso chão
• Anos 80
o 30 anos de liderança e tecnologia
o Qualidade e tecnologia do líder
o Você conhece, Você confia.
• Anos 2000
o Perfeito para sua vida
o Das Auto
Das Auto, que em português significa “O carro”, é a assinatura utilizada pela matriz da Volkswagen desde 2007 e no Brasil desde 2008. Ela apareceu pela primeira vez no comercial do “cachorro-peixe”, produzido para a campanha do SpaceFox. Essa assinatura visa um alinhamento mundial da Volkswagen, entre a matriz alemã, de onde a assinatura partiu, com as suas filiais espalhadas pelo mundo.
Em julho de 2012, a Volkswagen do Brasil reforçou a assinatura “Das Auto” com o filme “O cara”. A campanha, que também contou com o jogador de futebol e embaixador da marca Neymar Jr., destacou os valores da Volkswagen como inovação e proximidade com o povo brasileiro, além de explicar como é importante fazer a diferença, utilizando imagens do Mahatma Gandhi, que mudou o mundo ao lutar contra os preconceitos e a violência; do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, que quebrou recordes e fez do esporte sua bandeira pelo Brasil, e da Seleção Brasileira de Futebol, que leva a imagem do País pelo mundo afora por meio da técnica de seus craques.