“Comprei um carro arretado na loja”. O termo “arretado” no Nordeste brasileiro e principalmente em Pernambuco é utilizado para valorizar positivamente um objeto ou pessoa. E não poderia ser diferente sua aplicação quando falamos do Renegade, primeiro modelo a ser fabricado na cidade pernambucana de Goiana, que tem como proposta reinventar o segmento dos utilitários-esportivos.
Inaugurando o Polo Automotivo Jeep, a mais moderna das fábricas do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles, o Renegade também expande a linha de veículos da marca, entrando no segmento dos SUVs compactos de caráter mais urbano, mantendo-se fiel à capacidade 4×4 e ao estilo de vida aventureiro pelos quais a Jeep é conhecida.
Disponível nas versões Sport, Longitude e Trailhawk, o Renegade entrega uma combinação sem igual de porte compacto para o trânsito urbano, melhor desempenho on-road e off-road, design de personalidade, cabine espaçosa, prática e refinada, ótimo comportamento dinâmico no asfalto, duas opções de câmbios automáticos – um deles o primeiro de nove marchas do segmento –, dois motores modernos e eficientes (incluindo o mais forte da categoria, o exclusivo 2.0 MultiJet II turbodiesel), e uma enorme lista de equipamentos de conforto, segurança e tecnologia.
O resultado é um veículo atraente e eficiente, que surpreendeu muito positivamente a imprensa especializada durante sua apresentação no Rio de Janeiro.
O que acontece é que estamos falando não apenas de um veículo novo, mas de uma fábrica nova, que em inicia uma nova história em Pernambuco, e já entrega um modelo bastante completo, de acabamento de muito boa qualidade e boa dinâmica de rodagem.
Normalmente não é esperado de um novo veículo todas essas qualidades logo em sua chegada, mas junto com sua evolução. Acontece que a junção da Jeep com a Fiat fez muito bem para o Renegade, que ganhou as qualidades de ambas, tanto na robustez de seus funcionamento e apresentação, como no cuidado na qualidade dos materiais e detalhes que o modelo apresenta.
Apesar de todo mundo saber que o pernambucano é um povo bairrista e o Mecânica Online® ser desenvolvido em sua capital, somos justos em afirmar que o Renegade impressionou por todos os seus atributos, que logo abaixo você terá capacidade de conhecer junto com nossa avaliação.
“O Jeep Renegade 2016 simboliza os reconhecidos design, engenhosidade e inovação dos Estados Unidos, marcando a chegada da Jeep ao segmento dos SUVs compactos”, destaca Mike Manley, CEO da marca Jeep. “O Renegade expande o portfólio de produtos da marca, mirando na crescente categoria dos utilitários-esportivos pequenos com a melhor combinação na categoria de baixo consumo de combustível e capacidade off-road, ao mesmo tempo entregando comportamento dinâmico incrível e a liberdade ao ar livre que os consumidores esperam da Jeep.”
Para Sérgio Ferreira, diretor da marca Jeep para América Latina e diretor geral da Chrysler Brasil, o Jeep Renegade marca a reinvenção do segmento de SUVs compactos. “Ele não deriva de nenhum carro de passeio; foi projetado desde o início para ser um SUV compacto, o que faz dele o modelo mais adequado para rodar na cidade, na estrada ou no off-road”, afirma.
“Além disso, nossa operação no Brasil é apoiada num tripé muito sólido: Fábrica de Pernambuco, a mais moderna do grupo FCA no mundo; Rede exclusiva com 120 pontos, bem equipada e treinada para um atendimento acima dos padrões convencionais; e Gama de produtos autênticos, incluindo o Renegade, que são referência em todos os segmentos de SUVs. Tudo isso suportado por uma marca lendária e aspiracional, que transmite ao público uma experiência única, seja ao volante, nas lojas ou no pós-venda”, conclui o executivo.
Tradição Jeep em todos os traços do design – Desde o início, os designers da Jeep sabiam que o Renegade deveria oferecer a melhor capacidade off-road com proporções urbanas que exibissem as linhas robustas da marca, mas com muita jovialidade, versatilidade e presença.
Além disso, o desafio era criar um SUV inteiramente novo, não derivado de nenhum carro de passeio, e que simbolizasse os reconhecidos estilo e engenhosidade norte-americanos, para marcar o primeiro SUV compacto da Jeep, vendido em mais de 100 países ao redor do mundo.
Para completar, o Renegade tinha de oferecer a liberdade ao ar livre que tem origem nas raízes de 1941, com o Jeep Willys MB.
O resultado é o Renegade 2016, um veículo inspirado no porte do Jeep Wrangler, mas com traços modernos e arrojados, que possibilitam ótimos ângulos de entrada e saída, características preponderantes no uso fora de estrada. E, de modo exclusivo no segmento, dois sistemas de tetos solares proporcionam mais liberdade com toda a comodidade.
Por dentro do Renegade – A cabine do Jeep Renegade remete à lendária herança da marca, mas com desenho moderno. No acabamento observamos a aplicação de matérias-primas de alta qualidade. Batizada pelos designers de “Tek-Tonic”, a linguagem estilística do habitáculo mistura formas sutis com detalhes mais rústicos e funcionais. O painel, por exemplo, revestido com material suave ao toque, é intercalado com elementos como a alça de apoio para o passageiro, indispensável no uso off-road e emprestado do seu irmão maior, o icônico Jeep Wrangler.
As saídas de ar centrais lembram óculos escuros de marcas de esportes radicais, e há outros toques que lembram atividades de aventura, como as molduras da base da alavanca do câmbio e dos alto-falantes nas portas.
O “X” das lanternas traseiras aparece em vários pontos, como nos porta-copos no console central. E, para acomodar bem toda a bagagem dos ocupantes, há recursos como o banco do passageiro dianteiro com porta-objetos debaixo do assento e com encosto rebatível (para frente), além do assoalho 2 em 1 no piso do porta-malas. De um lado, a peça é revestida de tecido e do outro, de vinil, fácil de limpar em caso de levar artigos sujos ou molhados. Por vários lugares do modelo você pode encontrar os “easter egg”, figurinhas criativas como um Jeep circulando pelo para-brisa, ou mesmo uma “aranha” junto à abertura do tanque de combustível, com uma mensagem de “tchau”. Isso é que é criatividade.
Mecânica Online – O Jeep Renegade é o único modelo a oferecer a opção diesel em seu segmento, com destaque para potência e torque. Há ainda a opção de motorização bicombustível que evoluiu muito para entregar mais força em baixas e médias rotações, entre outros benefícios percebidos nas situações mais corriqueiras do trânsito urbano.
• 2.0 MultiJet II turbodiesel – Único motor a diesel do segmento e também o mais forte, o 2.0 MultiJet II turbo despeja 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm, traz a tecnologia MultiJet de segunda geração, patenteada pela Fiat Powertrain.
Esse sistema common rail (duto único) controla a injeção de combustível em alta pressão (até 1.600 bar) de forma avançada. Os injetores do tipo solenoide são capazes de trabalhar múltiplas vezes em cada ciclo de combustão, para diminuir o consumo de diesel.
A turbina VGT, de geometria variável, combina potência em alta velocidade e muito torque em baixas rotações. Além disso, o virabrequim tem contrapesos desenvolvidos para reduzir as vibrações em giros altos, entre outros recursos que garantem níveis reduzidos também de ruído e aspereza.
A eficiência energética do 2.0 MultiJet II turbo, aliada ao tanque com capacidade de 60 litros, permitirá longas viagens, como ir do Rio de Janeiro a São Paulo e voltar, sem abastecer.
• 1.8 16V E.torQ Evo Flex – O novo 1.8 16V E.torQ Evo incorporou importantes melhoramentos que trouxeram mais agilidade no arranque, retomadas mais rápidas e 5% de redução de consumo.
Tudo isso foi possível por meio de um cabeçote totalmente novo. Com 100% de etanol no tanque (também de 60 litros), a potência se manteve em 132 cv, mas o torque não apenas subiu de 18,9 para 19,1 kgfm como surge mais cedo, a 3.750 rpm (antes, a 4.500 rpm). Ou seja, em qualquer situação há mais força e em giros mais baixos.
Há novos pistões, nova câmara de combustão, novos coletores de admissão e escape, válvulas maiores, velas de ignição menores e o variador de fase no comando de válvulas, evoluções que, combinadas geraram aumento da taxa de compressão do motor (de 11,2:1 para 12,5:1), e curva de torque muito mais plana, na qual 82% da força máxima já está disponível a 1.500 rpm.
Transmissões inovadoras – Não adiantar apenas ter motor. É preciso saber distribuir bem toda potência e torque produzidos na hora correta, e o Jeep Renegade 2016 se torna o primeiro SUV compacto do mundo a ter câmbio automático de nove marchas.
Única transmissão combinada ao motor turbodiesel 2.0 MultiJet II, ela proporciona muitos benefícios, como acelerações fortes, entrega progressiva do alto torque de 35,7 kgfm em qualquer situação e funcionamento suave mesmo em velocidades altas – a 120 km/h o ponteiro do conta-giros marca somente 1.000 rpm.
Já com o 1.8 E.torQ 16V flex, além de um câmbio manual de cinco marchas, está presente uma transmissão automática de seis marchas inédita em modelos da Jeep em todo o mundo e em veículos do grupo FCA no Brasil.
Essa caixa também tem operação muito bem acertada e, rodando a 120 km/h, faz o motor girar a baixos 2.600 rpm (ante 3.500 giros com a transmissão manual). Os dois câmbios automáticos contam com opção de comando sequencial na alavanca e, a partir da versão Longitude, também por aletas no volante.
Tecnologias só vistas antes em SUVs maiores – Além da plataforma moderna e robusta, com suspensão independente nas quatro rodas, do motor a diesel e do câmbio automático de nove marchas, o Jeep Renegade carrega um nível tecnológico somente visto antes em SUVs de categorias superiores.
Caso do sistema multimídia Uconnect Touch com duas opções de telas coloridas de 5 ou 6,5 polegadas, com conexão Bluetooth, comandos de voz, navegação GPS, entre muitos outros recursos.
No painel, o Renegade conta ainda com outro destaque, a tela colorida multifuncional de TFT de 7 polegadas no quadro de instrumentos, a maior do segmento, permitindo acessar informações sobre o carro que vão muito além de um simples computador de bordo.
Além disso, ela tem centenas de opções de configuração, para que o motorista possa escolher quais dados aparecerão na tela.
Finalmente, o Jeep Renegade será o primeiro veículo fabricado no Brasil a ter o sistema Park Assist, de estacionamento autônomo. E ainda traz de série freio de estacionamento eletrônico, que dispensa a alavanca, bem como a intervenção do motorista para ativá-lo ou desativá-lo.
Segurança cinco estrelas – Como em todo veículo da Jeep, a segurança é primordial e o Jeep Renegade 2016 dispõe de mais 60 itens relacionados a esse aspecto. Indo muito além dos obrigatórios air bags dianteiros e freios ABS, os controles de tração e de estabilidade, por exemplo, são equipamentos de série em todas as versões, bem como os controles anticapotamento e de estabilidade de trailer.
Mesmo o passageiro traseiro central conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. Atrás, há pontos Isofix para fixação segura de assentos infantis. Para aumentar a visibilidade do motorista, os faróis de neblina e os sensores de estacionamento traseiro equipam todas as unidades do Renegade.
E os repetidores laterais nos retrovisores também são de série desde a versão Sport. Completando, um dos pacotes de opcionais, o Safety, adiciona ainda air bags laterais, de cortina e de joelhos (totalizando sete bolsas de proteção) e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Desempenho on-road e off-road – O Renegade é o primeiro veículo do grupo FCA a utilizar a inteiramente nova arquitetura “Small-Wide 4×4”, que nasceu para gerar um SUV compacto com tração 4×4.
Com suspensão independente nas quatro rodas (em todas as versões), o Renegade tem articulação de roda de até 205 mm e 212 mm de altura do solo (na versão Trailhawk), para elevar o padrão do desempenho no uso off-road dentro de seu segmento.
O emprego extensivo de aços avançados e de alta resistência e muitas simulações de impacto fizeram a carroceria do Renegade entregar muita rigidez torcional e toda a durabilidade necessária para aventuras dignas do selo “Trail Rated” aplicado à configuração Trailhawk.
Trazendo a tecnologia 4×4 da nova geração do Jeep Cherokee, lançado no final do ano passado, o Jeep Renegade 2016 oferece a mais avançada e inteligente tração 4×4 do segmento. O sistema é capaz de enviar até 200 kgfm de torque para as rodas traseiras, se for preciso, para otimizar a aderência.
• Sistema exclusive 4×4 – Jeep Active Drive Low – O modelo apresenta eixo traseiro e unidade de transferência de força (PTU) totalmente desconectáveis – para aliviar a transmissão quando a tração nas quatro rodas não é necessária e, desse modo, economizar combustível. Assim que a tração 4×4 se faz preciso, ele é acionado instantaneamente. Todos os Renegades equipados com o Jeep Active Drive Low contam com subchassi traseiro.
O sistema inclui ainda o controle de tração Selec-Terrain, que entrega até cinco modos de operação: Auto (automático), Snow (neve), Sand/Mud (areia/lama) e o exclusivo Rock (pedra) na versão Trailhawk, para o melhor desempenho em qualquer terreno e sob qualquer condição climática.
Trail Rated: Renegade Trailhawk 4×4 model – Para quem exige a melhor capacidade off-road de seu Jeep, o Renegade Trailhawk proporciona isso, por meio de uma série de diferenciais sobre as versões Sport e Longitude:
• Sistema Selec-Terrain com exclusivo modo Rock (pedra)
• Suspensão elevada em 2 cm, para chegar a 22,3 cm de altura livre do solo
• Placas inferiores de proteção e ganchos vermelhos na frente (2) e atrás (1), pelos quais se pode não apenas rebocar, mas içar o carro
• Para-choques especiais, que ajudam a oferecer ângulos muito favoráveis no fora de estrada: 31,3° de entrada, 22,8° de rampa e 33° de rampa
• Rodas exclusivas de 17 polegadas, com pneus de uso misto
• Até 20,5 cm de articulação das rodas
• Até 48,3 cm de capacidade de submersão
• Até 1.500 kg de capacidade de reboque (com freio)
Personalização para todos os gostos – Expandindo a tradição de liberdade ao ar livre originada com o pioneiro Jeep Willys MB de 1941, o Jeep Renegade 2016 oferece dois tetos solares especiais na lista de opcionais, ambos ocupando quase todo o teto do modelo.
O panorâmico Command View, de vidro, no qual a parte sobre os ocupantes dianteiros é retrátil, e o inédito My Sky. Ele consta de dois painéis leves de poliuretano que podem ser removidos e abrigados no porta-malas, se encaixando perfeitamente. O painel dianteiro ainda é retrátil eletricamente, como um teto solar convencional. Do lado de fora, as duas placas do My Sky formam o mesmo “X” das lanternas traseiras.
Além desses itens opcionais, o Jeep Renegade contará com uma ampla variedade de itens de personalização disponibilizados pela Mopar, a marca de peças, acessórios e serviços do grupo FCA. No total serão 71 acessórios para deixar o SUV compacto ainda melhor preparado para encarar qualquer caminho, para adequá-lo ao estilo de vida do dono ou simplesmente para dar um toque diferente no visual.
Haverá desde adesivos inspirados em esportes de aventura até suporte para bicicleta no teto, passando por itens para proteger os bancos ou organizar o transporte de carga no porta-malas.
Menor custo de manutenção do segmento – O custo-benefício do Jeep Renegade 2016 se estende também para o pós-vendas e a melhor prova disso é o menor custo do segmento para o plano de revisões até 60 mil km e, consequentemente, o menor gasto de manutenção por quilômetro rodado.
As revisões deverão ser feitas a cada 12 mil km (ou 12 meses), até 72 mil km, para os modelos com motor 1.8 bicombustível. Já as versões turbodiesel terão intervalos a cada 20 mil km (ou 12 meses), até 120 mil km.
Assim como os veículos importados da marca, o pernambucano Jeep Renegade tem garantia total de três anos sem limite de quilometragem. E durante todo esse período, o programa de assistência Privilege vai oferecer total suporte ao consumidor.
Rede de concessionários em ampla expansão – No lançamento comercial, no início de abril, o Jeep Renegade 2016 estará à venda em 120 concessionárias (sendo 76 exclusivas da Jeep e 46 também com as marcas Chrysler, Dodge e Ram), ao lado da linha de importados composta por Compass, Cherokee, Grand Cherokee e Wrangler. Até o fim do ano, a rede terá 200 pontos de venda espalhados pelo país.
Preços do Renegade
Bicombustível (flex)
Renegade 1.8 Flex – R$ 66.900 (*)
Renegade Sport 1.8 Flex – R$ 69.900
Renegade Sport 1.8 Flex Automático 6 marchas – R$ 75.900
Renegade Longitude 1.8 Flex Automático 6 marchas – R$ 80.900
Diesel
Renegade Sport 2.0 Multijet diesel 4×4 Automático de 9 marchas – R$ 99.900
Renegade Longitude 2.0 Multijet diesel 4×4 Automático de 9 marchas – R$ 109.990
Renegade Trailhawk 2.0 Multijet diesel 4×4 Automático de 9 marchas – R$ 116.990
(*) A versão de entrada do Renegade chegará às lojas em 3 meses
Conteúdo – Resumo básico
Renegade Sport 1.8 Flex: ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, sistema de áudio premium com seis alto-falantes, Bluetooth, USB e MP3, rodas de liga-leve aro 16″ com pneus 215/85, volante com ajustes de altura, profundidade e comandos dos sistemas de áudio e telefone, faróis de neblina, freio de estacionamento elétrico, maçanetas e retrovisores externos pretos, piloto automático com limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, apoio de braço frontal com porta-objetos, branco traseiro com encosto bipartido 60/40, airbags frontais, freios ABS, EBD, BAS, sistema anti-capotamento (ERM), controle eletrônico de estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampas (HSA), ISOFIX, sistema de alerta de frenagem de emergência (RAB), chave telecomando com alarme, cinto traseiro central de três pontos e terceiro apoio de cabeça traseiro.
Renegade Sport Diesel: todos os itens da Sport + primeira marcha reduzida (4WD Low), tração 4×4 permanente (4WD Lock), sistema Selec-Terrain com quatro ajustes de terreno e Hill Descent Control (HDC).
Opcionais: Kit Áudio (tela multimídia de cinco polegadas sensível ao toque, Bluetooth, USB, comandos por voz, GPS, câmera traseira de ré, volante revestido de couro com comandos do som e telefone, sistema Premium áudio Beats com oito alto-falantes e subwoofer); Kit Safety (airbags laterais dianteiros, airbags de cortina, airbag de joelho do motorista e sensor de monitoramento pressão dos pneus); Kit Comfort (retrovisores externos eletricamente rebatíveis, porta-objetos sob o banco do passageiro dianteiro, encosto do banco do passageiro dianteiro dobrável, tomada de 12 volts no porta-malas, lanterna removível e teto-solar panorâmico com comandos elétricos.
Renegade Longitude 1.8 Flex: todos os itens da Sport + ar-condicionado digital automático de duas zonas, sistema multimídia com tela colorida sensível ao toque de cinco polegadas, GPS Bluetooth, USB, comandos por voz, volante revestido de couto com comandos do som, telefone e aletas para troca de marchas, câmera traseira, barras longitudinais no teto, encosto dobrável banco passageiro dianteiro, maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, porta-objetos no banco do passageiro dianteiro, tapetes de borracha e tomada de 12 volts no porta-malas, além de rodas de liga aro 17″ com pneus 215/60.
Renegade Longitude Diesel: Longitude Flex + primeira marcha reduzida (4WD Low), tração 4×4 permanente (4WD Lock), sistema Selec-Terrain com quatro ajustes de terreno e Hill Descent Control (HDC).
Opcionais: Kit com rodas de liga-leve aro 18″ e pneus 225/55; Kit com rodas de liga-leve e bancos de couro; Kit Safety (airbags laterais, airbags de cortina, airbag de joelho do motorista e sensor monitoramento pressão dos pneus (TPMS); Kit High Tech (sistema de detecção de pontos cegos, sistema de auxílio de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares, keyless Enter N´Go, sensores crepuscular e chuva, retrovisor interno eletrocrômico, lanterna removível e retrovisores eletricamente rebatíveis; Kit com bancos de couro, faróis de xenônio, sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, duas entradas USB, auxiliar e comandos de voz, sistema de áudio Premium Beats com oito alto-falantes e subwoofer, display colorido configurável de sete polegadas, banco motorista com oito ajustes elétricos e quatro ajustes elétricos lombares, teto-solar panorâmico.
Renegade Trailhawk: todos os itens da Longitude + tela multimídia de 6,5 polegadas sensível ao toque, ganchos reboque em vermelho (dois frontais, um traseiro), barras longitudinais no teto, retrovisores externos em cinza, adesivos no capô, detalhe lateral próximo ao teto em preto, lanterna removível, sensor crepuscular, sensor de chuva, interior exclusivo Trailhawk com detalhes em vermelho rubi, retrovisor interno eletrocrômico, suspensão off-road, primeira marcha reduzida (4WD Low), tração 4×4 permanente (4WD Lock), sistema de seleção de terrenos, controle de descidas (HDC) e rodas de liga aro 17″ com pneus All-Terrain 215/60.