sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Veículo conceitual combina on e off-road na mesma estrutura

Duality é um veículo que nasceu com uma grande ambição: Tornar-se o primeiro carro no mundo a preencher requisitos de um fora de estrada e um veículo de corrida – Classificado entre os 15 melhores projetos, entre 900 concorrentes, e único brasileiro, o Duality foi destaque na edição 2014 do concurso sobre design realizado pela Michelin.

Conversamos com o design Fernando Machado, que explica o desenvolvimento do conceito.

- Publicidade -

Desafios – Riscando algumas linhas num hexágono percebeu-se que aquela poderia ser a vista frontal de um veículo. Em seguida o desafio foi gerar um 3d que fosse harmonioso em todos os ângulos de vista. Outro grande desafio foi desenhar um carro que teria que se parecer de corrida, mas também fora de estrada. Dois elementos principais mostraram que isso foi possível: O componente frontal com dupla função (spoiler dianteiro e quebra mato). Mas definitivamente a suspensão articulada ‘cola’ ou o ‘joga’ o carro para cima dando grande ‘ar de imponência’.

Duality é um veículo que nasceu com uma grande ambição: Tornar-se o primeiro carro no mundo a preencher requisitos de um fora de estrada e um veículo de corrida.

Composição – Mas como harmonizar esses dois extremos? O veículo tem quatro conjuntos compostos por: dois pneus (um fora de estrada e outro para altas velocidades), duas polímeros hexagonais (para alta absorção de impacto e que fazem o papel da câmera convencional), duas rodas e seis células de energia. Além disso, uma suspensão articulada que permite ao veículo alternar entre os módulos fora de estrada e alta velocidade.

- Publicidade -

Motorização no pneu – As vantagens de ter o motor no interior do pneu é aumentar o espaço interno da cabine e baixar o centro de gravidade assegurando maior estabilidade ao veículo.

Para proporcionar maior segurança para as pessoas ao redor do carro quando os pneus off-road estão funcionando os de alta velocidade ficam parados e vice-versa (como uma função de para lamas).

Um veículo que proporciona pura emoção! Imagine correr na alta estrada e ter a possibilidade de deixar o asfalto e saltar na lama sem atolar? Agora você não precisa mais de dois carros para isto. Apenas o Duality!

- Publicidade -

CRONOLOGIA – Como o projeto tinha uma ênfase muito grande no conjunto de pneus e rodas decidiu-se inscrevê-lo no grande concurso internacional promovido pela Michelin em Junho de 2013. Em Novembro recebeu-se a confirmação de que era um dos 15 finalistas. No total foram inscritos mais de 900 trabalhos de 74 países.

O Duality foi o único projeto brasileiro escolhido e teve como prêmio sua exposição no maior salão automotivo Norte Americano: O NAIAS – North American International Auto Show em Janeiro de 2014 na cidade de Detroit.

Em março do corrente ano, a Yanko Design (revista-web dedicada a introduzir o melhor do design internacional) fez uma publicação exclusiva do projeto repercutindo a noticia em mais de trinta sites e blogs dando maior prestigio e visibilidade ao projeto.

O FUTURO DO PROJETO – Embora a ideia seja conceitual, estão sendo feitos estudos de engenharia para verificar a viabilidade técnica do projeto. Caso o parecer seja positivo buscaremos por anjos investidores.

O DESIGNER – Fernando Machado (22/06/1975) é um designer brasileiro. Nasceu em Curitiba no estado do Paraná. Interessou se por desenhar carros quando aos treze anos de idade ganhou de um tio um livro que ensinava a desenhar carros. É bacharel em design de produto pela UTP – Universidade Tuiuti do Paraná (2004) e pós-graduado em Ergonomia pelo IAHCS – Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde – (2012), Porto Alegre – RS. Em 2007, mudou se com a família para Caxias do Sul – RS onde iniciou sua carreira profissional como designer na empresa Agrale (fabricante de tratores, caminhões e utilitários 4×4) onde está até o presente.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn