“Os carros elétricos são bons, mas os veículos elétricos conectados são melhores” diz Denner, presidente da Bosch mundial – A eletrificação do powertrain está em ritmo acelerado e a atual baixa do preço do petróleo não vai mudar esse fato. A Bosch espera que cerca de 15% de todos os carros novos fabricados em todo o mundo tenham pelo menos um powertrain híbrido até 2025.
Para o presidente da Bosch, os avanços tecnológicos da bateria são a chave para baixar o preço desses veículos. Denner, cujas responsabilidades incluem pesquisa e desenvolvimento avançados, acredita que até 2020 as baterias irão fornecer o dobro de densidade energética pela metade do custo atual.
Eletrificação aumenta a atratividade dos motores à combustão – A União Europeia (EU) estabeleceu metas rigorosas de CO2 para sua frota até 2021. Por esta razão, a Bosch acredita que motorizações híbridas se tornarão padrão para SUVs. Isso dará aos motores a diesel e a gasolina um impulso extra. “A eletrificação levará os motores à combustão a novos patamares”, disse Denner.
Com o apoio da parte elétrica, os motores à combustão do futuro irão consumir muito menos combustíveis e serão ainda mais limpos. O torque adicional do motor elétrico irá adicionar mais prazer ao ato de dirigir. Além disso, a queda dos preços das baterias irão tornar os híbridos consideravelmente mais acessíveis.
Denner usou o exemplo da China para mostrar o quanto é importante os carros elétricos serem adequados para o uso diário de um mercado de massa. Já existem m ais de 120 milhões de scooters elétricas nas estradas da China. E naquele país, a Bosch vende a unidade de motor elétrico para as chamadas e-scooters. Com uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora, este transporte é ideal para as condições de tráfego das megacidades. Já a autonomia de 50 quilômetros é suficiente para viagens diárias.
“A razão desses veículos de duas rodas serem um sucesso tão grande é que elas são a combinação perfeita para as necessidades dos condutores chineses”, disse Denner. E, pelo fato de serem projetados para atender a essas demandas, muitos modelos são mais acessíveis do que outros veículos de duas rodas com motores à combustão. De acordo com Denner, a tarefa agora é fazer com que essas soluções sob medida também sejam possíveis em carros.
Um app para recarregar a bateria em todo o país – O principal fator que ajuda a tornar a mobilidade elétrica conveniente será a conexão dos veículos com a internet das coisas. “Os carros elétricos são bons, mas carros elétricos conectados são melhores”, ressalta Denner. No momento, a recarga dos veículos é complicada, mas a expectativa é que isso se torne muito mais prático.
A Bosch Innovations Software, unidade de software e sistemas do Grupo Bosch, desenvolveu um aplicativo que torna a reserva dos pontos de recarga de diferentes fornecedores e o pagamento pela eletricidade significativamente mais fáceis. Até então, isso exigia um cartão diferente para cada fornecedor.
Agora tudo que os motoristas precisam é de um smartphone, o aplicativo, e uma conta no PayPal para recarregar seu veículo em qualquer lugar na Alemanha. Além disso, a Bosch também complementa essa solução com um software que conecta 80% de todos os pontos de recarga no país.
Como mostra esse exemplo, a Bosch não é apenas um fornecedor de componentes automotivos. A empresa agora está combinando sua experiência em todos os três domínios da mobilidade – automação, eletrifica ção e conectividade – e, no futuro, oferecerá aos seus clientes soluções de mobilidade integradas.
Diversão como razão para comprar: e-bikes mostram o caminho – Argumentos racionais por si só não são suficientes para convencer os motoristas sobre os benefícios dos motores eléctricos. Na visão da Bosch, a emoção e o prazer em dirigir têm uma função decisiva e as e-bike ilustram bem isso.
A Bosch tornou-se a líder do mercado europeu neste segmento e seus motores para e-bikes estão presentes em mais de 50 marcas de bicicleta. “A e-bike é o veículo elétrico mais bem sucedido na UE,” disse Denner, acrescentando que os clientes pagam consideravelmente a mais pelas e-bikes do que pelos modelos tradicionais.
“Por mais de 100 anos, andar de bicicleta era um processo mecânico. Ninguém via nenhuma razão para mudar isso. Então veio a e-bike e um mercado que todos pensavam que nunca iria mudar foi completamente redefinido”, disse Denner. O mesmo poderia ocorrer na in dústria automobilística, acrescentou. O CEO da Bosch ressaltou que a fornecedora de tecnologia e serviço estará usando seus sistemas abrangentes e know-how em conectividade para dar um passo decisivo no campo da mobilidade elétrica.