sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Edição 2015 da exposição mundial de máquinas-ferramenta acontece na Itália

De volta à Itália, após seis anos, a EMO, exposição mundial de máquinas-ferramenta, promovida pela CECIMO – Associação Europeia das Indústrias de Máquinas-Ferramenta será realizada de 05 a 10 outubro próximo, no renomado pavilhão de exposições fieramilano.

Evento bienal itinerante, a EMO – cuja marca é de propriedade da CECIMO – escolheu Milão como sede alternativa a Hannover, confirmando a eficiência da organização, com forte experiência acumulada ao longo de décadas na realização de eventos, e a expertise da indústria italiana, que ocupa a quarta posição no ranking mundial de fabricação de máquinas-ferramenta e a terceira nas exportações.

- Publicidade -

Faltando cinco meses para a abertura da EMO MILANO 2015, a exposição já conta com mais de 110.000 m2 de espaço reservado, superando com bastante antecedência o patamar de 95.000 m2 da última edição da EMO MILANO (2009). Se essa tendência se confirmar, estima-se que a exposição atinja 120.000 m2 de área.

Mais de 1.300 empresas já confirmaram a participação. Com 400 expositores, a Itália, dona da casa, lidera o ranking de expositores, seguida por Alemanha, Taiwan, China e Suíça.

Em 2014, as vendas no Brasil de máquinas operatrizes e sistemas da manufatura provenientes da Itália somaram 83 milhões de euros, valor equivalente a 17% do total adquirido pelos brasileiros nesse segmento – declara Luigi Galdabini, presidente da UCIMU-SISTEMI PER PRODURRE, a associação dos fabricantes italianos de máquinas-ferramenta, robôs e sistemas de automação, à qual a CECIMO delegou a organização da EMO Milano 2015. Com esses números, a Itália fecha 2014 como o principal fornecedor brasileiro nesse segmento, na frente de Alemanha e Japão, principais concorrentes dos italianos.

- Publicidade -

No pavilhão de exposições fieramilano Rho-Pero será montada a maior fábrica do mundo, onde máquinas-ferramenta, robôs, sistemas de automação e da manufatura, soluções de mecatrônica e tecnologias auxiliares serão expostas. Um segmento que fatura 64 bilhões de euros.

A EMO sempre foi considerada pelos profissionais da indústria mundial o principal evento por meio do qual podem manter-se atualizados sobre as mais recentes tecnologias de produção – declara Pier Luigi Streparava, nomeado pela CECIMO Comissário Geral da EMO MILANO 2015. É exatamente por esta razão, continua Streparava, que se decidiu completar o repertorio tecnológico da feira com a fabricação aditiva, uma das tecnologias que mais se desenvolverão nos próximos anos.

Cerca de 150.000 visitantes, provenientes de 100 países, são aguardados para a EMO MILANO 2015, evento que acontecerá em concomitância com a EXPO 2015, por conta da qual Milão se apresentará com um look completamente renovado, bem como com uma mobilidade mais ágil, em decorrência do serviço de transporte público readequado e reforçado.

- Publicidade -

Interligada à fieramilano Rho-Pero, a Expo 2015 fornecerá ao público da EMO MILANO 2015 inúmeras atrações, únicas no gênero. Neste sentido, a concomitância entre os eventos resultará em sinergias para os milhares de visitantes que chegarão à Milão de todos os cantos do globo.

Como organizadores do evento – prossegue Pier Luigi Streparava – estamos empenhados em transformar a simultaneidade entre os dois eventos em oportunidades reais para os nossos visitantes, planejando atividades e ativando inúmeros serviços específicos. Um exemplo é o programa de hospitalidade que apresenta uma ampla gama de soluções de hospedagempara o público que participará da EMO MILANO 2015.

“Desde dezembro passado, temos realizado diversas parcerias que permitem, através do site do evento, www.emo-milano.com, reservar hospedagem na cidade e no seu entorno, antes, durante e após o evento, além de contratar serviços de reserva de estacionamentos” – conclui Pier Luigi Streparava.

Em 2014 – declara Alfredo Mariotti, diretor do evento – a taxa de aumento das vendas de máquinas-ferramenta realizadas pelos fabricantes italianos, segundo cálculos do Centro de Estudos & Cultura da UCIMU – Sistemi per Produrre, foi de 14,7% em relação ao ano anterior. “O resultado deveu-se ao desempenho positivo do mercado externo (+10,1%) e pelos excelentes resultados do mercado interno (+37,2%), números que confirmam o início de um novo período de desenvolvimento do consumo de máquinas-ferramentas na Itália, com taxas de crescimento cada vez maiores: +4,6% em 2015, 5,9% em 2016 e 8,1% em 2017 (dados de Economia Oxford), com grande benefício para a EMO MILANO 2015″.

Estes dados, juntamente com as boa previsões relativas ao consumo mundial de máquinas-ferramenta que, em 2015, devem atingir 60 bilhões de euros (+7,1%), em 2017, 64,4 bilhões de euros (+5,6%) e, em 2018, 80 bilhões de euros (4,7%) são o prenúncio de um excelente evento, conclui Alfredo Mariotti.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn