Um dos estudos científicos mais completos sobre dispositivos de prevenção de colisão em carros revela que o sistema City Safety, de série em todos os modelos da Volvo Cars vendidos no Brasil, consegue reduzir a incidência de choques traseiros em 28%.
A pesquisa é baseada em registros reais das seguradoras suecas If e Volvia, e revela de forma conclusiva o valor real dos sistemas de frenagem automática em situações de colisão iminente. O estudo avaliou 160 mil veículos na Suécia.
O diferencial deste estudo é que, diferentemente dos estudos baseados em dados da polícia ou em sistemas de emergência, os dados das companhias de seguro englobam todos os acidentes – independentemente de haver feridos ou não, dando uma visão mais completa da eficácia do sistema City Safety.
O principal benefício do City Safety é a redução na incidência de danos à coluna cervical e outros ferimentos causados por acidentes em situação de trânsito. O segundo benefício para os motoristas, segundo o estudo, é a redução dos danos nos acidentes e seus custos, caso eles venham a ocorrer.
Histórico de segurança
“A Volvo Cars lançou seu primeiro sistema de prevenção de colisões em 2006. O City Safety foi introduzido como item de série em todos os carros da marca desde 2008. A partir de então, estamos monitorando o desempenho de nosso sistema de prevenção de colisão em todos os carros da Volvo Cars na Suécia, onde temos 20% de participação no mercado total. É uma relevante base de dados, já que um quinto dos carros na estrada são da Volvo Cars”, explica Magdalena Lindman, especialista técnica em análises de dados de segurança viária da Volvo Cars.
A primeira geração da tecnologia funcionava em velocidades de até 30 km/h. O sistema evoluiu em 2013, operando até os 50 km/h. Neste ano, o City Safety foi aprimorado para o XC90 e opera em todas as velocidades*.
Seguro mais barato
Na Suécia, onde se deu o estudo e em outros mercados globais, ter um carro da Volvo Cars com o sistema City Safety pode significar redução de 20% a 25% no valor do seguro, graças à inovadora tecnologia.
Um passo para o carro autônomo
“Nós vemos nosso desenvolvimento contínuo de sistemas de prevenção de colisão e assistentes de direção como passos para o carro autônomo. A Volvo Cars está na dianteira do desenvolvimento dessa tecnologia, e sua grande credibilidade em segurança automotiva é a maior vantagem. Nós acreditamos que nossos sistemas de prevenção permitirão que os carros não colidam e proporcionem às pessoas a liberdade de dirigir ou de ser dirigido com conforto até seu destino”, conclui Magdalenta Lindman.
A Volvo Cars tem como Visão 2020 o objetivo de não ter vítimas fatais ou feridos graves em um novo carro da marca a partir de 2020. Em longo prazo, o objetivo é projetar carros que não se envolvam em acidentes.
Os resultados desse estudo independente sobre os sistemas de prevenção de colisão foram apresentados durante a 24º edição da ESV Conference, em Gotemburgo, conferência técnica que reúne governo, fabricantes, fornecedores, pesquisadores, dentre outros profissionais, para discutir temas relacionados ao desenvolvimento de tecnologias de segurança automotiva.