A Bosch, uma líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviço, valoriza a formação profissional e aposta nos jovens talentos da sociedade. A empresa estará presente na 43ª edição da maior competição de educação profissional do mundo – a WordSkills Competition.
O evento, que ocorre pela primeira vez na América Latina, é aberto ao público de 12 a 15 de agosto e será realizado em São Paulo, no Anhem bi Parque.
Tecnologia automotiva – A competição envolve diversos segmentos profissionais que totalizam 50 ocupações divididas em seis áreas técnicas. A Bosch é patrocinadora da ocupação 33 – Tecnologia Automotiva – e irá fornecer os equipamentos de teste que estruturam uma oficina mecânica de qualidade, para que os competidores demonstrem suas habilidades e conhecimentos durante as disputas.
De acordo com Delfim Calixto, vice-presidente da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina, a empresa é referência no mercado de reposição automotiva tanto em autopeças, serviços quanto em equipamentos de diagnose e reparação, por isso está inserida nesta importante competição.
“A Bosch apoia iniciativas que valorizam a formação profissional e a WorldSkills São Paulo 2015 é, sem dúvida, uma oportunidade de evidenciar e estimular os jovens para o mercado de trabalho.
A empresa acredita na importância da formação técnica como difere ncial de mercado tanto para os próprios profissionais como para as empresas”, afirma.
Também será um momento único para a Bosch, pois os equipamentos de teste serão utilizados e reconhecidos pelos futuros profissionais no decorrer das provas. “Paralelamente, a empresa receberá delegações de diversos países, que visitarão a unidade da Bosch em Campinas para conhecerem a escola técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – presente em nossa sede há mais de 50 anos, além do Centro de Treinamento Automotivo da Bosch e visita à fábrica. Certamente haverá muita troca de experiências e para a Bosch é um grande orgulho poder apoiar esta iniciativa do Senai, responsável pela organização do evento no Brasil”, complementa Calixto.
Parceria com o Senai
Desde 1960, a Escola Técnica de Engenharia da Bosch mantém uma parceria com o Senai, qualificando neste período 1400 profissionais. Ao longo dos últimos 10 anos, cerca de 80% dos aprendizes se t ornaram colaboradores após o término do programa, enquanto a média do mercado é de 50%.
Atualmente, a Bosch conta com quase 200 aprendizes no Brasil, sendo 94 em Campinas e 100 em Curitiba. O investimento nos jovens talentos é direcionado para a formação nos cursos de: Operador multifuncional, Mecânico industrial – produção, Mecatrônica e eletrônica, Fabricação mecânica e Técnico Mecânico, Operador e programador de máquinas e Assistente administrativo.
O sucesso desta iniciativa é comprovado pelo excelente desempenho de seus estudantes em competições de qualificação profissional tanto em nível nacional quanto internacional, como os Jogos Olímpicos do Conhecimento, promovido pelo Senai, e a WorldSkills.
Centro de Treinamento Automotivo – Capacitação é um tema relevante para a Bosch, que está preparada para atender todos os níveis de profissionais do mercado de reposição, cada vez mais preocupado com a prestação de serviços aos clientes como fo rma de diferenciação competitiva.
Com consumidores mais exigentes e uma frota diversificada, a agilidade na prestação de serviços com definições corretas de aplicação e reparação é fundamental.
Diante deste cenário, a Bosch conta com um programa de treinamentos presenciais sobre variados temas indicados para técnicos automotivos, engenheiros, professores, estudantes e entusiastas do automóvel em geral. Informações detalhadas sobre os cursos oferecidos estão disponíveis em www.boschtreinamentoautomotivo.com.br.