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ZF participa da Transpúblico 2015 com soluções para melhoria da mobilidade urbana

A ZF participa da Transpúblico 2015 com a apresentação do seu portfólio de soluções destinadas ao transporte urbano. Os produtos atendem operações em BRT’s (Bus Rapid Transits), itinerários convencionais e aplicações em linhas alimentadoras e corredores.

Destaque no evento, o eixo AVE 130 será exposto pela primeira vez no Brasil, e permite sua aplicação em veículos com conceitos de energia híbridos em série, linhas de trólebus, bateria ou célula de combustível.  O evento acontecerá no Transamérica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 1 e 3 de setembro.

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A ZF marcará presença na Transpúblico com a exposição de produtos que mostram a versatilidade do seu portfólio para o transporte urbano e interurbano. As soluções visam a redução de impactos negativos ao meio ambiente, menor consumo de combustível, maior segurança, conforto e acessibilidade aos usuários.

Alexandre Marreco, gerente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão da ZF, afirma que “acima de tudo, a ZF preza pela qualidade, segurança e bem-estar que seus produtos garantem aos usuários. Para nós, participar da Transpúblico com essas soluções é uma excelente oportunidade para ofertarmos toda nossa tecnologia voltada à mobilidade urbana, além de ser mais uma forma de nos aproximarmos dos nossos clientes”, finaliza o executivo.

Transmissão automática Ecolife: 6 marchas combinadas com menor consumo de combustível

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Comparada à transmissões de gerações anteriores, a Ecolife apresenta a redução de consumo em até 6%. O número pode ser ainda maior quando comparado a transmissões automáticas com menos marchas, podendo ultrapassar 10% de economia, de acordo com a operação.

Os ganhos aos frotistas vão além da redução de custos com combustível. A Ecolife é equipada com retarder primário de série, que freia o veículo até 6 km/h sem o acionamento dos freios de serviço. Consequentemente, existe o aumento de segurança e a redução do gasto de pneus e freios, com menor emissão do pó de freios. Marreco destaca que “foi avaliada uma frota de 1.800 ônibus. Durante o teste, 19 toneladas desse material deixaram de ser emitidas por ano no meio ambiente, graças ao uso do retarder primário da ZF”.

A transmissão também recebe o software Topodyn Life, responsável por reconhecer a topografia e realizar mudanças de marchas em tempo real. A escolha se dá por conta da comunicação contínua que o programa realiza entre a transmissão e os diversos componentes do veículo. A partir das informações, o programa calcula a marcha adequada para tornar a operação mais lucrativa, segura e confortável, o que reduz o consumo de combustível.

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Estes e outros benefícios como o maior intervalo na troca de óleo durante operações e menores níveis de ruídos fazem da Ecolife 6 marchas uma transmissão Ecofriendly, referência mundial no segmento de transporte de passageiros.

A transmissão automatizada AS Tronic proporciona trocas de marchas rápidas e eficientes

Voltada para aplicação rodoviária, a AS Tronic com 12 marchas da ZF dispensa o uso de pedal de embreagem e garante maior segurança e conforto, já que não causa trancos durante a troca de marchas.

Também presente na Transpúblico, a transmissão oferece significativa redução no custo operacional do veículo, uma vez que reduz o consumo de combustível por meio da combinação de trocas ágeis e certeiras das marchas. Dessa forma, existe significativo aumento da vida útil da embreagem e de todo trem-de-força.

Com poucas modificações, a AS Tronic está apta a receber o Intarder, sistema que protege o sistema de freio do veículo contra o desgaste causado por esforços constantes. O Intarder da ZF chega a efetuar até 90% das frenagens e, em comparação aos concorrentes, seu maior diferencial está na integração com a transmissão, fator este que eleva a eficiência da operação.

Em exposição pela primeira vez no País, eixo elétrico AVE 130 será destaque da ZF durante o evento

O eixo elétrico AVE 130, apresentado pela primeira vez no Brasil durante a Transpúblico, garante a operação de ônibus urbanos sem que haja emissão de poluentes no meio ambiente, uma vez que sua aplicação é possível em veículos com conceitos de energia híbridos em série, linhas de trólebus, bateria ou célula de combustível. O modelo conta com discos de freios facilmente acessíveis, além de poder ser utilizado em conjunto com combinações de pneus e rodas comuns, graças aos itens que foram adicionados para que assegurassem essa funcionalidade.

A solução desenvolvida pela ZF suporta até 13 toneladas e possui carga máxima de 2×120 kW. O eixo também pode ser aplicado em ônibus bi-articulado, quando dois AVE 130 são usados em resposta à topografia difícil, melhorando significativamente as características de tração. Os motores assincronizados resfriados por água acionam individualmente as rodas com alta densidade de potência e com redução de desmultiplicação fixada em duas etapas.

Em termos de combustível, a operação híbrida combinada com o acionamento elétrico do AVE 130 resulta na redução de consumo de combustível em até 30% na operação em comparação aos acionados por motores diesel convencionais. Entre tantas vantagens, o AVE 130 oferece importante ganho em relação ao peso. Devido aos dois motores elétricos integrados que compõem o eixo, seu peso pode ser de 200 a 500 kg menor do que o das demais soluções equipadas com motor central elétrico, transmissão intermediária e eixo acionado convencional. O produto ZF também apresenta essa vantagem quando comparado a soluções com motores sem transmissão, integrados nos cubos de rodas.

O AVE 130 comprovou sua versatilidade ao ser amplamente testado e já utilizado em ônibus articulados com operação híbrida em série, combinado com um motor diesel de tamanho reduzido. Outro exemplo de sua adequação está na aplicação em ônibus acionados por baterias, que foram testados na China com o fabricante Foton, e na Turquia com o fabricante Bozankaya.

Eixo AV 132 para ônibus de piso baixo – Acessibilidade e menor tempo de parada

Os frotistas também podem contar com soluções da ZF para garantir maior acessibilidade aos passageiros. O eixo AV 132 destinado para aplicação em ônibus de piso baixo (low floor) facilita o embarque e desembarque e, por isso, reduz em cerca de 50% o tempo de parada dos veículos nos pontos.

O equipamento pode ser aplicado tanto em BRTs como em ônibus convencionais. Seu design no centro do eixo em forma de gota permite a redução da altura do piso no eixo traseiro em até 405 mm, o que oferece mais conforto e segurança ao passageiro na hora de entrar ou sair do veículo. Também por conta do design do eixo AV 132 desenvolvido pela ZF, é possível que a tecnologia de piso baixo seja aplicada em todo o ônibus, inclusive na parte dianteira.

Marreco explica que “o piso baixo é caracterizado pela ausência de degraus, o que evita acidentes e aumenta a velocidade na operação. Outro ganho importante que o piso baixo proporciona é o melhor fluxo dos passageiros e aproveitamento do espaço interno, já que não existem obstáculos dentro do veículo”, finaliza.

O AV 132 age como um sistema completo, com componentes de frenagem, suspensão, molas e itens de amortecimento, bem como sensores de desgaste de freios. Além de ser silencioso, o eixo é mais leve do que um eixo de piso normal: seu peso pode variar de 799 a 998 quilos. A redução ajuda na economia de combustível e no aumento da capacidade de carga dos ônibus.

Serviço
Transamérica Expo Center
Stand 63
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo
Data: 1 a 3 de setembro
Horário: dia 1 das 12h às 22h, dias 2 e 3 das 9h às 22h

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