Ao atingir 28.372 automóveis leves financiados no terceiro trimestre, Pernambuco alcançou a segunda posição no ranking de financiamentos de automóveis leves na região Nordeste. No total, considerando autos leves, motos e pesados, foram financiados 40.121 veículos no estado. Com isso, no ranking geral de vendas a crédito do Nordeste, Pernambuco se manteve na terceira posição, atrás de Bahia e Ceará.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG).
De janeiro a setembro, os financiamentos de veículos novos e usados em Pernambuco somaram 127.938 unidades, recuo de 15,7% na comparação anual. Os dados incluem automóveis leves, motos e pesados.
No Nordeste foram realizados 243.757 financiamentos de veículos no terceiro trimestre do ano. Desse total, 75.931 foram vendas a crédito de motos. Com isso, a região voltou a ser líder nos financiamentos de motos em todo o Brasil, superando o Sudeste, que possui o maior volume de vendas financiadas de veículos.
No Brasil, os veículos financiados somaram 1.322.639 unidades no terceiro trimestre do ano, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros. Desse total, 578.014 foram de unidades novas e 744.625 foram de usadas.
O SNG é uma base privada de abrangência nacional que reúne as informações sobre restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de concessão de crédito. Essa base é consultada e atualizada em tempo real pelas instituições financeiras.