A listagem compreende a segunda fase da votação, que tem seu resultado final a ser divulgado no dia 04 de novembro em São Paulo, com grande festa de premiação. A auditoria responsável pela captação dos votos é a Ernst & Young.
O Mecânica Online®, com Tarcisio Dias, participa pela primeira vez do prestigiado prêmio da Autoesporte na categoria dos motores.
Confira os finalistas por categoria:
Motor do Ano – até 2.000 cm³
1.0 flex – Nissan March e Versa
1.0 TSI flex – Volkswagen up!
1.4 TSI flex – Audi A3 Sedan
2.0 MultiJet – Jeep Renegade
2.0 Drive-E – Volvo XC90
Motor do Ano – acima de 2.000 cm³
3.0 V6 – Audi A6 e A7
3.3 V6 – Kia Sorento e Grand Carnival
Carro do Ano (modelos até R$ 100 mil)
Audi A3 Sedan
Ford Focus
Honda HR-V
Jeep Renegade
Peugeot 2008
Carro Premium do Ano (modelos acima de R$ 100 mil)
Audi TT
Citroën C4 Picasso
Jaguar XE
Land Rover Discovery Sport
Volvo XC90
Picape do ano
Renault Duster Oroch
Mudanças na premiação – Nesta edição do Carro do Ano, as categorias Utilitário-Esportivo e Utilitário-Esportivo Premium foram agregadas às duas categorias principais, Carro do Ano e Carro Premium do Ano. Outra curiosidade é que houve apenas um qualificado para o troféu de Picape do Ano, a Duster Oroch, um projeto novo lançado em outubro pela Renault. O segmento não teve mais lançamentos ou renovações durante este ano, o que tornou obviamente a Oroch a vencedora antecipada. Nas demais classes, a briga será acirrada.
O prêmio – Os vencedores dos prêmios do Carro do Ano são decididos por um júri formado por jornalistas especializados de todo o país, incluindo integrantes da redação de Autoesporte, a partir da lista de finalistas. Os vencedores não são conhecidos por nenhum votante, nem mesmo pela comissão organizadora, sendo revelados apenas pela empresa auditora na noite de premiação.
Quem vota – Os membros do júri são convidados anualmente pelo comitê gestor. Os jurados devem ser profissionais de comunicação especializados no setor automobilístico, atuando em órgãos de comunicação representativos (jornais, revistas, rádio, televisão ou internet) e habituados a avaliar os lançamentos da indústria automobilística. Cinco dos votantes fazem parte da equipeAutoesporte, sendo o diretor de redação, os editores e um repórter.
Você sabia?
– o primeiro Carro do Ano não foi um carro; foi uma picape. Mais precisamente, a Picape Willys.
– a Chevrolet foi a marca que mais ganhou o prêmio. Foram 14 vezes.
– entre os modelos mais eleitos, quatro foram tricampeões: Ford Corcel (1969, 1973, 1979) Chevrolet Monza (1983, 1987 e 1988), Fiat Uno (1985, 1992 e 2011) e Fiat Palio (2001, 2004 e 2012).
Revista Auto Esporte