A Ford anunciou oficialmente os dados de desempenho do novo Focus RS global, que terá uma potência de 355 cv – mais de 10% acima da estimada inicialmente. Equipado com uma versão especial do motor 2.3 EcoBoost, o esportivo conta com um torque igualmente respeitável, de 48,3 kgfm. O modelo começa a ser produzido no final do ano e já é um sucesso antecipado em mercados como o Reino Unido, onde as encomendas somam 1.500 unidades.
Disponível apenas com câmbio manual de seis velocidades, o novo Focus RS terá sistema de tração nas quatro rodas, controle dinâmico de torque, rodas de 19 polegadas, freios a disco ventilados de 350 mm, spoiler traseiro, faróis bi-xenon e bancos Recaro.
A sua potência monstruosa é obtida com um novo turbo duplo de baixa inércia, que garante maior fluxo de ar em todas as faixas de rotação, com pressão de 23,2 psi. Ele traz também um intercooler para maximizar a densidade do ar e coletor de admissão de baixa restrição. O sistema de escapamento de alta performance inclui uma válvula controlada eletronicamente para otimizar a pressão traseira.
Os cilindros são revestidos com camisas de aço extremamente resistente e o cabeçote tem uma junta especial de alta capacidade térmica. Para reforçar o resfriamento, o radiador também é maior que o usado em outros modelos do Focus.
Outra novidade é o sistema chamado “stall recovery”, que permite religar o carro após uma parada simplesmente pisando no pedal da embreagem.
O motor atinge o pico de potência a 6.000 rpm – com zona vermelha em 6.800 rpm -, mas é muito forte também nas faixas intermediárias. O Focus RS faz parte dos mais de 12 carros de alto desempenho que a Ford planeja lançar no mercado mundial até 2020, inaugurando uma nova era da Ford Performance.