A Ford está combinando investimentos em laboratórios próprios de pesquisa e parcerias com empresas de setores que estão liderando o avanço mundial para criar o carro “inteligente”.
Os investimentos da marca estão direcionados para a eletrônica avançada e a criação de sistemas propulsores de última geração, além de tecnologias voltadas à assistência ao motorista e proteção de pedestres.
“Estamos trabalhando em inovações para moldar o futuro da mobilidade”, afirmou David Borges, especialista em Carros Conectados da Ford na América do Sul, durante seminário de tendências promovido pela revista Quatro Rodas, em São Paulo. “A conectividade é hoje definida com uma estratégia comercial que avança a cada dia para tornar essa tecnologia acessível a todos os consumidores”.
O especialista explicou que a Ford tem hoje dois centros de pesquisa avançada no mundo. Um em Palo Alto, no Vale do Silício, Califórnia, e outro na cidade de Achen, na Alemanha, que funcionam de forma integrada para pesquisa automotiva avançada.
“O objetivo é antecipar os desejos e necessidades dos consumidores nas áreas de conectividade, mobilidade e veículos autônomos. Mais que isso, estamos pesquisando para tornar essas novas tecnologias acessíveis para todos os clientes e não apenas para o segmento de luxo. Atualmente, por exemplo, o sistema de conectividade SYNC está disponível também na linha de carros de entrada da Ford, com o Ka.”
“O avanço da eletrônica em todos os sistemas dos veículos – como acelerador, direção, freios, assistência e entretenimento -, integrado com o desenvolvimento de redes confiáveis de comunicação dos carros com a infraestrutura viária e a nuvem, é o caminho que tem de ser percorrido para viabilizar os carros autônomos no mercado”, completou.