sábado, 13 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Kostal apresenta tecnologia antidistração com câmeras 3D no IAA 2015

Em toda a Europa, 25.700 pessoas morreram nas rodovias no ano passado – uma média de 70 acidentes fatais por dia. Na maioria das ocorrências, os motoristas não estavam atentos à direção. Pensando nisso, o Grupo KOSTAL apresentou na 66ª edição da IAA – a International Automobil Austellung, que acontece até domingo (27) em Frankfurt, Alemanha – um novo sistema de auxílio ao motorista através de câmeras, que pode reduzir significativamente o número de acidentes.

No mercado nacional, onde iniciou suas atividades em 1978, a Kostal Brasil é fabricante de sistemas eletroeletrônicos automotivos e fornecedora para as principais montadoras instaladas no País.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Desenvolvido em parceria com a Infineon Technologies, este sistema detecta se o motorista apresenta sinais de sonolência (movimento de abaixar e levantar a cabeça) ou se está distraído. Nestes casos, o carro responde instantaneamente com uma vibração no banco ou com o som de alerta, por exemplo.

Quanto maior a distração do motorista, mais “atento” o carro fica. Para responder de forma ágil e precisa, o sistema e o freio de emergência podem ser automaticamente acionados antes de um acidente em potencial.

“Para condução semi ou totalmente automatizada, o sistema de assistência do veículo precisa saber como o motorista se comporta a todo instante,” afirma Frank Blaesing, responsável pela Gestão de Inovação e Engenharia Avançada da KOSTAL. “O equipamento precisa saber se o motorista está atento ao que está acontecendo na pista naquele momento e qual seu nível de atenção. Esta informação é especialmente necessária especialmente quando o controle sobre o veículo precisa ser retomado ao motorista em uma situação de trânsito intenso.”

- Publicidade -

“Nós queremos que a condução seja segura para todos os motoristas que utilizam rodovias”, diz Jochen Hanebeck, que lidera a Divisão Automotiva da Infineon Technologies. “Nosso sistema auxilia a reduzir o número de acidentes graves em rodovias. Para nós, a colaboração com a KOSTAL representa uma contribuição significativa para ajudar o motorista enquanto ele dirige, com todas as suas vantagens de segurança e conforto.”

Câmera 3D “vigia” as pálpebras
Por volta de 2018, os carros já sairão da linha de produção com o sistema de câmera 3D da KOSTAL. O sistema ótico mede somente 49 por 29 mm e está embutido no painel de instrumentos: Através do volante, o sistema fica bem à frente do motorista, como se estivesse “olhando” para ele. Assim, o equipamento registra a posição exata da cabeça do condutor e reconhece o piscar dos olhos mesmo através de óculos corretivos ou escuros.

A câmera 3D usa luz infravermelha e trabalha mesmo em situações de mudança de luminosidade ou no escuro. Além disso, conta com chip sensor de imagem Real3™ da Infineon, que registra, de forma bastante confiável, mais de 100.000 pixels em 50 vezes por segundo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Para cada pixel, o sistema reconhece simultaneamente a distância e o brilho. A partir da imagem de profundidade das informações relativas à distância e da imagem de amplitude do brilho, o sistema da câmera 3D identifica 49 pontos predeterminados no rosto do motorista como olhos, sobrancelhas, lábios e ponta do nariz.

Algoritmos usam estas informações para calcular o nível de atenção do motorista. Se, por exemplo, o sistema detecta qualquer sinal de cansaço no motorista, o equipamento já dá início às medidas necessárias.

Adicionalmente, saber a posição exata da cabeça do motorista ajuda a projetar informações de navegação no para-brisa através de HUDs (Head-Ups Displays), ficando bem na linha de visão do motorista e, assim, se adapta à paisagem externa sem interrupções. Com isso, o motorista sempre verá a indicação da navegação na frente dele no mesmo lugar na rodovia, não importa como ele posiciona sua cabeça.

Sexto sentido: chip sensor de imagem REAL3 3D permite visão estereoscópica
O coração do sistema da câmera é o chip sensor de imagem 3D, que se baseia no princípio TOF (sigla de Time-of Flight, ou Tempo de Voo, em português), que mede o tempo necessário para a luz infravermelha ir da câmera até o objeto e voltar. O relê do tempo está diretamente relacionado à distância do objeto.

Comparado com outros métodos de medição 3D, com o sistema ToF as informações de profundidade são medidas diretamente e não precisam ser determinadas por algoritmos complexos.

Além disso, ao final do seu processo de produção, as câmeras 3D com Real3 podem ser calibradas de maneira fácil e permanente, precisando somente de uma lente (arquitetura de câmera monocular). Também são relativamente pequenas e insensíveis às vibrações no veículo.

Devido à alta qualidade das suas informações, as câmeras 3D Tof não possuem apenas a função de detectar a posição da cabeça e piscadas de olhos. Os equipamentos podem ser usados também para controlar sistemas de entretenimento informativo ou o ar-condicionado apenas com o movimento de uma mão ou outro gesto do corpo. Por exemplo, os airbags podem ser ajustados individualmente para cada passageiro.

Além disso, é possível acionar outras funções de assistência e segurança fora do veículo como abertura das portas que evitar bater a porta do carro contra outro carro, parede ou teto ao estacionar em garagens de edifícios comerciais ou mesmo em casa.

Sobre a KOSTAL: A Kostal Eletromecânica Ltda. é uma subsidiária da multinacional alemã KOSTAL, consagrada na indústria de componentes eletrônicos, eletromecânicos e mecatrônicos para a indústria automotiva.

Fundada em 1912, atualmente possui 38 plantas em 17 países, incluindo o Brasil, onde fornece peças e acessórios originais para as principais montadoras instaladas no País. Para mais informações sobre o Grupo Kostal, acesse o site www.kostalbrasil.com.br.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil