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Kostal apresenta tecnologia antidistração com câmeras 3D no IAA 2015

Em toda a Europa, 25.700 pessoas morreram nas rodovias no ano passado – uma média de 70 acidentes fatais por dia. Na maioria das ocorrências, os motoristas não estavam atentos à direção. Pensando nisso, o Grupo KOSTAL apresentou na 66ª edição da IAA – a International Automobil Austellung, que acontece até domingo (27) em Frankfurt, Alemanha – um novo sistema de auxílio ao motorista através de câmeras, que pode reduzir significativamente o número de acidentes.

No mercado nacional, onde iniciou suas atividades em 1978, a Kostal Brasil é fabricante de sistemas eletroeletrônicos automotivos e fornecedora para as principais montadoras instaladas no País.

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Desenvolvido em parceria com a Infineon Technologies, este sistema detecta se o motorista apresenta sinais de sonolência (movimento de abaixar e levantar a cabeça) ou se está distraído. Nestes casos, o carro responde instantaneamente com uma vibração no banco ou com o som de alerta, por exemplo.

Quanto maior a distração do motorista, mais “atento” o carro fica. Para responder de forma ágil e precisa, o sistema e o freio de emergência podem ser automaticamente acionados antes de um acidente em potencial.

“Para condução semi ou totalmente automatizada, o sistema de assistência do veículo precisa saber como o motorista se comporta a todo instante,” afirma Frank Blaesing, responsável pela Gestão de Inovação e Engenharia Avançada da KOSTAL. “O equipamento precisa saber se o motorista está atento ao que está acontecendo na pista naquele momento e qual seu nível de atenção. Esta informação é especialmente necessária especialmente quando o controle sobre o veículo precisa ser retomado ao motorista em uma situação de trânsito intenso.”

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“Nós queremos que a condução seja segura para todos os motoristas que utilizam rodovias”, diz Jochen Hanebeck, que lidera a Divisão Automotiva da Infineon Technologies. “Nosso sistema auxilia a reduzir o número de acidentes graves em rodovias. Para nós, a colaboração com a KOSTAL representa uma contribuição significativa para ajudar o motorista enquanto ele dirige, com todas as suas vantagens de segurança e conforto.”

Câmera 3D “vigia” as pálpebras
Por volta de 2018, os carros já sairão da linha de produção com o sistema de câmera 3D da KOSTAL. O sistema ótico mede somente 49 por 29 mm e está embutido no painel de instrumentos: Através do volante, o sistema fica bem à frente do motorista, como se estivesse “olhando” para ele. Assim, o equipamento registra a posição exata da cabeça do condutor e reconhece o piscar dos olhos mesmo através de óculos corretivos ou escuros.

A câmera 3D usa luz infravermelha e trabalha mesmo em situações de mudança de luminosidade ou no escuro. Além disso, conta com chip sensor de imagem Real3™ da Infineon, que registra, de forma bastante confiável, mais de 100.000 pixels em 50 vezes por segundo.

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Para cada pixel, o sistema reconhece simultaneamente a distância e o brilho. A partir da imagem de profundidade das informações relativas à distância e da imagem de amplitude do brilho, o sistema da câmera 3D identifica 49 pontos predeterminados no rosto do motorista como olhos, sobrancelhas, lábios e ponta do nariz.

Algoritmos usam estas informações para calcular o nível de atenção do motorista. Se, por exemplo, o sistema detecta qualquer sinal de cansaço no motorista, o equipamento já dá início às medidas necessárias.

Adicionalmente, saber a posição exata da cabeça do motorista ajuda a projetar informações de navegação no para-brisa através de HUDs (Head-Ups Displays), ficando bem na linha de visão do motorista e, assim, se adapta à paisagem externa sem interrupções. Com isso, o motorista sempre verá a indicação da navegação na frente dele no mesmo lugar na rodovia, não importa como ele posiciona sua cabeça.

Sexto sentido: chip sensor de imagem REAL3 3D permite visão estereoscópica
O coração do sistema da câmera é o chip sensor de imagem 3D, que se baseia no princípio TOF (sigla de Time-of Flight, ou Tempo de Voo, em português), que mede o tempo necessário para a luz infravermelha ir da câmera até o objeto e voltar. O relê do tempo está diretamente relacionado à distância do objeto.

Comparado com outros métodos de medição 3D, com o sistema ToF as informações de profundidade são medidas diretamente e não precisam ser determinadas por algoritmos complexos.

Além disso, ao final do seu processo de produção, as câmeras 3D com Real3 podem ser calibradas de maneira fácil e permanente, precisando somente de uma lente (arquitetura de câmera monocular). Também são relativamente pequenas e insensíveis às vibrações no veículo.

Devido à alta qualidade das suas informações, as câmeras 3D Tof não possuem apenas a função de detectar a posição da cabeça e piscadas de olhos. Os equipamentos podem ser usados também para controlar sistemas de entretenimento informativo ou o ar-condicionado apenas com o movimento de uma mão ou outro gesto do corpo. Por exemplo, os airbags podem ser ajustados individualmente para cada passageiro.

Além disso, é possível acionar outras funções de assistência e segurança fora do veículo como abertura das portas que evitar bater a porta do carro contra outro carro, parede ou teto ao estacionar em garagens de edifícios comerciais ou mesmo em casa.

Sobre a KOSTAL: A Kostal Eletromecânica Ltda. é uma subsidiária da multinacional alemã KOSTAL, consagrada na indústria de componentes eletrônicos, eletromecânicos e mecatrônicos para a indústria automotiva.

Fundada em 1912, atualmente possui 38 plantas em 17 países, incluindo o Brasil, onde fornece peças e acessórios originais para as principais montadoras instaladas no País. Para mais informações sobre o Grupo Kostal, acesse o site www.kostalbrasil.com.br.

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