Ontário, no Canadá, está lançando um programa piloto para permitir o teste de veículos automatizados nas estradas do país. A partir de janeiro de 2016, Ontário será a primeira província do Canadá a testar veículos automatizados e tecnologia correspondente em estrada.
Atualmente, existem cerca de 100 empresas e instituições envolvidas na indústria de transporte conectado e veículo autônomos na província.
O programa piloto vai permitir que as empresas realizem pesquisa e desenvolvimento em Ontário, em vez de em jurisdições concorrentes, bem como apoiar oportunidades para levar veículos automatizados para o mercado.
Caracterizados por se moverem sem condutor, os veículos autônomos são capazes de detectar o ambiente no entorno usando inteligência artificial, sensores e coordenadas do sistema de posicionamento global (GPS).
As tecnologias de transportes automatizados e conectados têm potencial para ajudar a melhorar a eficiência de combustível, bem como reduzir congestionamentos, emissões de gases de efeito de estufa e distração do motorista.
“Ontário é líder mundial no desenvolvimento e fabricação da próxima geração de veículos. Este programa vai aproveitar o nosso sucesso e ajudar Ontário a liderar o desenvolvimento de tecnologias de carros autônomos e conectados, além de investir nos talentos das pessoas para criar a próxima geração de tecnologias inovadoras”, disse Brad Duguid, Ministro de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Infraestrutura de Ontário.
A província também está prometendo um adicional de US$ 500 mil dólares em financiamento para o Ontario Centres of Excellence Connected Vehicle/Automated Vehicle Program, além dos US$ 2,45 milhões fornecidos recentemente por meio de financiamento. O programa reúne instituições acadêmicas e empresas para promover e incentivar a tecnologia de transporte inovador.