sexta-feira, 23 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Cetip: na contramão do mercado, SUVs aumentam participação em 2015

- Advertisement -

Os utilitários esportivos (SUVs) estão na contramão do mercado de financiamentos de veículos. O segmento está aumentando sua participação no mercado com a chegada de novos modelos.

No acumulado do ano até outubro, as SUVs cresceram 2,8 pontos percentuais, em relação ao mesmo período de 2014, e representam 12,2% no mercado de financiamentos de autos leves.

O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio.

- Advertisement -

No acumulado do ano, as outras categorias, como os hatches pequenos e os sedãs pequenos, diminuíram sua participação no mercado, enquanto os autos leves novos de entrada tiveram um leve crescimento de 0,7 ponto percentual.

Mas o maior crescimento foi observado no segmento das SUVs, que passou de 9,4% para 12,2%, mesmo com as constantes quedas no volume de financiamentos de autos leves.

Os dados da Cetip mostram que o avanço das SUVs no mercado foi impulsionado pelos lançamentos do HR-V, da Honda, e do Renegade, da Jeep, no início deste ano. Apesar do aumento da categoria no mercado, a entrada desses modelos fizeram com que a Duster, da Renault, e a Ecosport, da Ford, diminuíssem sua presença entre os principais modelos das SUVs.

- Advertisement -

Em abril, a Duster contava com uma participação de 12% e a Ecosport tinha 17,4% desse nicho. Em outubro, esses percentuais diminuíram para 8,6% e 11,5%, respectivamente. Enquanto a presença da Renegade, lançada em abril, aumentou de 4,1% para 21,6% e atualmente é o modelo com maior representatividade dentro da categoria de SUVs.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn