segunda-feira, 26 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Epson impulsionará o desenvolvimento de robôs nos próximos três anos

Em 10 anos, empresa pretende gerar uma receita anual de robótica de US$ 833 milhões – A Epson, líder mundial em impressão, projeção e imagem digital, declarou, por intermédio seu presidente mundial Minoru Usui, que irá fortalecer e expandir o desenvolvimento da área de robótica nos próximos três anos. A empresa está se preparando para impulsionar suas vendas nesse segmento, dando continuidade ao trabalho que está sendo feito desde 1982.

A robótica representa uma oportunidade para o desenvolvimento tecnológico e de automação no mundo nos próximos anos. A Epson possui uma vasta experiência nessa área, especialmente no setor industrial, com o desenvolvimento de tecnologias proprietárias e patenteadas pela empresa, que ganharam reconhecimento internacional. Isso graças ao seu design compacto, eficiência energética, controle de alta precisão, durabilidade superior e operação de alta velocidade.

A intenção da companhia para os próximos 10 anos é gerar uma receita anual de US$ 833 milhões com a comercialização desses produtos. “A robótica será um de nossos principais negócios”, salienta o presidente da Epson.

A alta precisão e durabilidade dos robôs é decorrente da tecnologia mecatrônica de precisão, que é a integração de múltiplas disciplinas de engenharia avançada. A alta velocidade, precisão superior e baixo nível de vibração desses equipamentos foram obtidas graças à tecnologia de controle inteligente de movimentos, exclusiva da Epson. Outra tecnologia original da empresa utilizada em robôs é a de detecção, que permite o cálculo exato do tempo, pressão e movimento. Por meio de sensores de quartzo, feitos a partir da tecnologia QMEMS, a Epson tem sido capaz de melhorar a velocidade e o desempenho de seus robôs.

A Epson também utilizou algumas das tecnologias de processamento de imagem de scanners e impressoras a jato de tinta, para os sensores de imagem de robôs. Graças a esses recursos, os robôs podem identificar com precisão o trabalho que está sendo processado. A combinação destas tecnologias tem permitido à Epson aumentar o valor agregado de seus produtos e contribuir para a automação de eficiência da produção.

Seu mais recente projeto é o robô autônomo de dois braços, uma ferramenta de produção que pode “sentir”, “pensar” e “tomar decisões”. O protótipo do produto incorpora sistemas de visão e funções para determinar a força aplicada a objetos e superfícies. Também pode executar de forma autônoma uma ampla gama de tarefas, usando técnicas de reconhecimento de objetos e tomando decisões.

O robô autônomo será capaz de reconhecer com precisão a posição e a orientação de objetos em espaço tridimensional, como o olho humano. Ele terá ambos os braços com sensores de força que permitirão o transporte e empilhamento de objetos sem provocar qualquer dano aos materiais. “O primeiro desses robôs estará no mercado dentro de três anos”, completa Usui.

Dessa forma, a Epson reitera a importância do segmento para o futuro da companhia, e aposta na qualidade e inovação de seus produtos para revolucionar também a área de robótica nos próximos anos.

Epson Robots – A Epson Robots é líder mundial em automação de fábrica. Possui uma base instalada com mais de 45.000 robôs e uma linha de produtos de centenas de modelos.

Com base em uma herança de 30 anos, a Epson Robots oferece hoje robôs para montagem de precisão e de movimentação de materiais, aplicações nas indústrias aeroespacial, eletrodomésticos, automotivos, de biotecnologia, produtos de consumo, eletrônicos, de processamento de alimentos, equipamentos médicos, plásticos, produtos farmacêuticos, semicondutores e telecomunicações.

Desde seu reconhecido robô de 6 eixos, desenvolvido em 1989, a Epson tem experimentado várias conquistas no campo da robótica, que a consolidaram como uma figura importante no setor, especialmente pelo trabalho com tecnologia patenteada pela empresa.

Epson – A Epson do Brasil é subsidiária do grupo japonês Seiko-Epson Corporation, líder mundial em produtos de imagem e alta precisão. O grupo possui mais de 75 mil colaboradores em 97 empresas localizadas em todo o mundo. Por conta de suas tecnologias proprietárias, mundialmente, está entre as 10 companhias que mais registram patentes.

No Brasil, a Epson iniciou suas operações em 1982, em 1997 inaugurou sua fábrica em Barueri (Grande São Paulo), ocupando uma área de 19 mil m², certificada internacionalmente pela ISO 14001 e em 2014 ampliou a produção de produtos no Brasil, instalando uma fábrica no Polo Industrial de Manaus.

Pioneira no desenvolvimento de impressoras tanque de tinta comercializadas sob a marca EcoTank; a subsidiária brasileira tem como estratégia fortalecer também sua atuação no mercado B2B, por meio de seus produtos profissionais, entre eles, videoprojetores, impressoras de grande formato, scanners, rotuladoras, mini impressoras para automação comercial e robôs para automação industrial, além de projetos especiais para aeroportos e área têxtil.

Em 2015, a marca Epson completou 40 anos e para celebrar a data criou um logotipo especial com quatro cores no fundo, representando as quatro áreas em que está conduzindo seus projetos de inovação – Impressão, Projeção, Qualidade de Vida e Manufatura.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn