A Ford apresentou o novo Escape nos Estados Unidos, trazendo como principais atrativos dois motores EcoBoost eficientes e econômicos e tecnologias avançadas de assistência ao motorista e conectividade. O utilitário esportivo também foi redesenhado de dentro para fora, incluindo novos porta-objetos e pontos de carga para dispositivos móveis na cabine.
O novo Escape é o primeiro veículo da Ford no mundo com o SYNC Connect, aplicativo que permite interagir com o carro de qualquer lugar usando o smartphone.
Com ele é possível, por exemplo, dar partida remota ou programada, travar e destravar as portas e checar informações como pressão dos pneus, nível da bateria e do combustível, além de contar com uma função de localização do veículo.
As tecnologias de assistência ao motorista do SUV incluem controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com assistência de frenagem, sistema de manutenção na faixa e estacionamento automático com controle remoto.
É equipado também com alerta de pontos cegos, assistência de partida em rampa, farol alto automático e abertura do porta-malas sem as mãos, acionada pelos pés.
O novo Escape é o primeiro veículo da Ford a ter auto start-stop de série nas suas novas versões de motores EcoBoost – o 1.5, de 182 cv, e o 2.0 de 248 cv. A tecnologia desliga o motor quando o veículo está parado e o religa automaticamente quando o pedal do freio é liberado. O Escape S continua a ter motor 2.5 i-VCT de quatro cilindros e toda a linha vem equipada com transmissão automática de seis velocidades.
Segmento aquecido
As vendas totais de utilitários esportivos continuam com tendência de crescimento tanto na América do Norte como no mundo. Os SUVs hoje respondem por cerca de um terço da indústria automobilística dos EUA, participação que, segundo as projeções da Ford, deve chegar a 40% em 2020.
Em 2015, as vendas do segmento devem passar pela primeira vez de 5 milhões de unidades nos Estados Unidos, mercado onde o Escape continua sendo um dos utilitários esportivos compactos mais populares. Desde o seu lançamento, em 2000, já vendeu mais de 3 milhões de unidades no país.