sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Scania Top Team 2015: equipe brasileira pronta para grande final mundial

Falta exatamente um mês para a final mundial do Top Team — competição global de Serviços da Scania, que será realizada na Suécia de 3 a 5 de dezembro. E a equipe Btec, representante verde e amarela na disputa, vive os instantes finais de preparação para chegar com chances reais de vencer.

- Publicidade -

No mês passado, os integrantes do time Carlos Fösch, Felipe Fogaça, Marcelo Bueno, Neilson Goi Fretag e André Decker, acompanhados do técnico do time, Igor Menegol, e do instrutor técnico, Sergiano de Oliveira Chaves, saíram da Casa Scania Brasdiesel, de Ijuí (RS), rumo a São Bernardo do Campo (SP) para a última série de treinamentos na Scania Academy, Centro de Treinamento da marca no Brasil.

Desde a vitória na final nacional do Top Team, o grupo intensificou os treinamentos para a final regional, na Argentina, quando conquistaram a segunda colocação e se credenciaram para a etapa global e, a partir daí estabeleceram uma agenda de preparação focada em atividades ainda mais específicas.

“Selecionamos tudo aquilo que apesar de conhecermos, pelas particularidades do mercado na nossa região, não trabalhamos no nosso dia a dia, e também tecnologias dos produtos europeus que ainda estão a caminho do Brasil; tudo para evitarmos surpresa com algo desconhecido na hora da prova”, explica o mecânico eletricista Carlos Fösch.

Além dos encontros na Scania Academy, a agenda de preparação do time incluiu treinamentos no Centro de Treinamento Regional da Scania em Caxias do Sul (RS). Os simulados das provas foram utilizados para análise do método de trabalho do time que serviram como referência para a definição da dinâmica durante as provas, para melhor aproveitamento, não apenas das habilidades técnicas, mas também as características pessoais dos integrantes.

- Publicidade -

O mecânico pneumático e elétrico Marcelo Bueno acredita que um dos principais desafios e consequentemente, a maior oportunidade de aprendizado para todos tenha sido a convivência. “Aprendemos a ouvir e a respeitar a forma de ser uns dos outros; a tomar decisões em conjunto; exercitamos a paciência e a frieza necessária para encontrar a solução para um problema e tudo isso colabora para aumentar a nossa confiança, porque nos sentimos cada vez mais afinados e unidos.”

O apoio da família e dos colegas da Brasdiesel também contribui. “Temos passado mais tempo juntos do que com nossas próprias famílias e, enquanto estamos nos preparando, os colegas se dedicam ainda mais para garantir que tudo na rotina da concessionária continue funcionando da mesma forma”, conta o coordenador de processos de informática André Decker.

O momento agora é de começar a arrumar as malas, e eles tentam controlar a ansiedade de pisarem pela primeira vez em solo europeu. Antes de chegarem à Suécia, eles ainda farão uma parada na Holanda para a última etapa de treinamentos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança