A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva entregou ontem, 28/10, o certificado e o troféu de “Melhor Trabalho” e certificados de “Menções Honrosas” aos autores selecionados do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – SIMEA 2015, ocorrido em agosto. Em sessão solene, a entrega foi feita durante a realização do VIII Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, também promovido pela entidade no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP).
O Melhor Trabalho “Influência dos combustíveis automotivos no material particulado atmosférico de São Paulo e Rio de Janeiro”, pertencente à categoria ‘Emissões, Inspeção Técnica Veicular’, foi desenvolvido pelos autores Pedro Vicentini, Tadeu Cordeiro de Melo, Luciana Loureiro, Márcia Moreira e Nelson da Silva Alves, todos da Petrobras.
Já as Menções Honrosas ficaram para “Avaliação da tendência de incorporação de água no Diesel S10 e Diesel S500 e suas misturas com Biodiesel através do método da demulsibilidade”, da categoria ‘Combustível, Biocombustíveis, Lubrificantes e Aditivos’, entregue aos autores Laila de Castro Cortás, Roberta Teixeira e Sérgio Viscardi, todos representando a Ipiranga.
“A Eficácia da regulamentação europeia para o controle do ruído de veículo” levou a Menção Honrosa na categoria ‘Emissões, Inspeção Técnica Veicular’. O trabalho foi realizado por André Forcetto, Rui Abrantes e Renato de Mello Araújo, da Cetesb.
Em ‘Ensaios e Simulações’ quem levou foi “Análise de sensibilidade do desenho de roda no coeficiente de arrasto”, desenvolvido por Flavio Maruyama, Filipe Buscariolo, Felipe Magazoni, Julio Lelis Alves e Leonardo Volpe, da General Motors do Brasil.
Ainda na categoria ‘Ensaios e Simulações’, mais uma Menção Honrosa, desta vez para o trabalho “Estudo da influência do sistema de propulsão elétrico em um veículo híbrido de configuração paralela”, apresentado por Jony Eckert, Franco Dedini, Fabio Santiciolli, Eduardo dos Santos Costa, Heron Dionísio, todos da Unicamp, além da Fernanda Cristina Correa, da UTFPR.
O trabalho “HIL Compatible Engine Models For Dual Fuel Applications” levou a Menção na categoria “Motores e Transmissões”, de Johan Krammer, da AVL. Na categoria ‘Projeto e Tecnologia do Veículo’, a obra “Vulnerabilidade em sistemas automotivos”, desenvolvida pelos autores da AFUBC, Marcelo Pires de Souza, Ricardo Andrade e Jorge Tomioka.
O paper “A Influência do ângulo de caster na estabilidade do Shimmy” foi o escolhido na categoria ‘Projeto e Tecnologia do Veículo’, apresentado pelos autores da UNICAMP, Heron José Dionísio, Jony Eckert, Franco Dedini, Fabio Santiciolli e Eduardo dos Santos Costa.
Por fim, em ‘Segurança Veicular’, o trabalho homenageado foi “Estratégia para redução de mortes no trânsito na cidade de São Paulo”, dos autores Fernanda Cucick, Luiz Vicente de Mello Filho, Giulia Rodrigues e Leonardo Matheus, todos da instituição Mackenzie.
“Para avaliação dos resumos e trabalhos finais, a entidade levou em consideração aspectos como ineditismo, conteúdo técnico, inovação e relevância dos resultados, avaliados por uma comissão de mais de 30 especialistas.