sábado, 17 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Cobalt 2016 esbanja conectividade e inaugura no país a nova linguagem global de design da Chevrolet

O Chevrolet Cobalt pode ser considerado um dos cases de maior sucesso da indústria automotiva brasileira. Quando do seu lançamento a Chevrolet deixou claro que o modelo chegava para ser a nova e primeira opção para o consumidor que buscava um sedã com amplo espaço interno e boa capacidade de carga.

Veículo com tiro certo no alvo. Muitos taxistas descobriram que o Cobalt era o modelo ideal para oferecer conforto ao cliente e também para ele, além da confiabilidade e itens de tecnologias.

- Publicidade -

Agora a Chevrolet está elevando o Cobalt a um patamar superior de sofisticação no mercado brasileiro. O primeiro grande salto está no visual. A carroceria do modelo foi praticamente toda redesenhada e traz agora linhas mais expressivas e dinâmicas, em sintonia com a nova linguagem global de design da marca – inaugurada recentemente nos EUA pelo Malibu.

O Cobalt também evolui por dentro, com o uso de materiais e acabamentos mais nobres. A combinação de cores internas também é nova, assim como os elementos que compões os painéis das portas.

Já a segunda geração do MyLink (que faz sua estreia nacional no sedã) dá um toque especial ao painel do veículo. O multimídia proporciona maior integração com smartphones, permitindo ao usuário, por exemplo, ler e ditar mensagens de texto por comando de voz, acessar aplicativos de música online ou mesmo de navegação, incluindo o Google Maps, que informa as condições de trânsito e sugere rotas alternativas.

- Publicidade -

O Cobalt 2016 também está bem mais equipado. Há itens adicionais de conforto e de conveniência tanto nas configurações com o motor 1.4 Econo.Flex como nas com o motor 1.8 Econo.Flex, cujo torque chega a 17 kgfm – o maior entre os principais concorrentes. Esse propulsor pode vir acoplado ao câmbio automático de seis velocidades.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Mudanças valorizam o produto e o colocam em um patamar de sofisticação superior em relação aos rivais; versão Elite é novidade.

Carroceria inaugura no país a nova linguagem global de design da marca; atributos do carro, como o amplo espaço interno, foram mantidos.

- Publicidade -

Modelo é o primeiro Chevrolet a oferecer simultaneamente o exclusivo sistema OnStar e a segunda geração do multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay[/box]

Outra novidade é a versão Elite. Topo de linha, ela chega para ser a mais tecnológica e exclusiva do segmento.

Oferece bancos com revestimento premium Brownstone; sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento; câmera de ré e o exclusivo e inovador sistema OnStar da Chevrolet, que oferece diversos serviços, entre eles de emergência e de segurança.

Nova linguagem visual – Lançado no Brasil em novembro de 2011, o Cobalt passa por sua primeira remodelação. Foi o modelo escolhido pela Chevrolet para inaugurar a nova linguagem global de design da marca no país.

Toda a parte frontal e a traseira do sedã são completamente novas, assim como os para-lamas dianteiros e as rodas de alumínio, criando um balanceamento de proporções e formas completamente diferentes.

“A impressão é a de que o carro mudou de geração, tamanha a evolução estética em relação ao modelo anterior”, atesta Carlos Barba, Diretor de Design da General Motors.

Desenvolvido no Centro de Design da GM do Brasil, o Cobalt 2016 caracteriza-se ainda pelas linhas mais expressivas e dinâmicas.

A dianteira é marcada pelo novo capô vincado, de caráter imponente, e pela tradicional grade com duas aberturas e o logo Chevrolet entre elas, agora semelhante à do recém-lançado Malibu norte-americano.

Os faróis do Cobalt estão mais afilados e trazem uma armação cromada na parte interna que demarca a área específica das lâmpadas. Nota-se uma maior qualidade construtiva em cada detalhe observado. Os faróis ganharam ainda projetores de dupla parábola, com o objetivo de aumentar a capacidade de iluminação do veículo.

As mudanças seguem pelo para-choque. A peça recebeu vincos que ressaltam elementos como as novas molduras dos faróis auxiliares e a elegante entrada de ar inferior. Ainda na parte de baixo, há uma espécie de spoiler, esculpido para melhorar a aerodinâmica do sedã.

O mesmo refinamento pode ser percebido na parte traseira do Cobalt. As lanternas – antes marcadas pelos traços retos – passam a adotar linhas curvilíneas e estilo mais sofisticado. No modelo 2016, a peça invade agora a área do bagageiro e imprime uma nova assinatura luminosa.

A tampa do porta-malas, aliás, foi igualmente redesenhada para dar ao mesmo tempo dinamismo e charme ao conjunto. Um discreto e útil aerofólio aparece moldado na parte superior. Logo abaixo fica a gravata dourada da Chevrolet, enquanto o logotipo cromado que identifica o nome carro aparece no canto inferior direito.

Já o para-choque traseiro está sutilmente mais musculoso e envolvente, deixando o cano de saída do escape praticamente escondido. Os sensores de estacionamento (presentes nas versões de luxo) também parecem estar camuflados, resultando em um visual limpo e agradável.

As rodas de alumínio também trazem desenho inédito e mudam de estilo conforme a versão do carro. São calçadas por pneus radiais 195/65 R15.

Uma gama de oito cores refinadas valoriza as linhas expressivas do novo design do carro e harmonizam-se muito bem com as do habitáculo, elevando assim a percepção de status.

Além das tradicionais cores Branco Summit, Azul Macaw, Prata Switchblade, Preto Carbon Flash e Cinza Graphite, foram incorporadas à linha 2016 o Bege Pepper Dust, o Cinza Aztec e o Marrom Mogno Brown, esta desenvolvida exclusivamente para o lançamento do veículo.

Interior amplo e agora mais sofisticado – A cabine do Cobalt 2016 também passou por evoluções. Vários itens foram atualizados e há uma extensa adoção de materiais mais nobres, geralmente presentes apenas em veículos de segmentos superiores.

Há opção de bancos com revestimento premium bicolor (Jet Black e Brownstone), molduras das saídas de ar e da alavanca da transmissão automática em acabamento preto brilhante (black piano) e volante multifuncional revestido com costura pespontada.

Os painéis das portas foram completamente reprojetados para agregar sofisticação à cabine e conforto ao usuário. Os apoios de braço são do tipo “soft touch” e agradáveis ao toque. Seguem o mesmo padrão de revestimento dos bancos.

Além do formato, o posicionamento dos puxadores e dos comandos dos vidros elétricos foram igualmente revistos com o intuito de aprimorar a ergonomia.

“Todas as partes do habitáculo que o motorista mantém contato foram valorizadas, o que torna mais perceptível essa sensação de estar guiando um automóvel de categoria superior”, explica Samuel Russell, Diretor de Marketing da GM.

Com novo visual, tecnologias inéditas e melhor resolução gráfica, o sistema multimídia MyLink de segunda geração traz um ar de modernidade e frescor ao painel, que tem quadro de instrumento com iluminação em LED e velocímetro digital.

O mecanismo do ar-condicionado também foi modernizado: os comandos passam a se concentrar no trio de botões giratórios, e o sistema de recirculação passa a ser acionado automaticamente a partir da velocidade três do ventilador.

Outra novidade interessante são os botões na base do espelho retrovisor central. Eles comandam o exclusivo sistema OnStar da Chevrolet. Por meio deles, o usuário entra em contato com uma central de atendimento 24 horas e pode usufruir de serviços de emergência, concierge e de conectividade. Há ainda um aplicativo para smartphones, que permite monitorar e comandar diversas funções do veículo remotamente.

O espaço interno continua sendo uma das grandes virtudes do Cobalt na linha 2016. Com o maior entreeixos da categoria (2.620 mm), o modelo oferece espaço suficiente para ombros e pernas. Assim, até cinco adultos ficarem confortavelmente acomodados. A cabine conta ainda com 18 porta-objetos e um bagageiro “tamanho família” de 563 litros – o maior entre os sedãs de produção nacional.

Versão Elite é a síntese do Cobalt 2016 – O Cobalt 2016 está mais completo, sofisticado e elegante. Chega às concessionárias Chevrolet em cinco diferentes combinações entre motorização (1.4 e 1.8), transmissão (MT5 e AT6) e acabamento (LT, LTZ e Elite).

O sedã já vem equipado de série com os itens de conforto e segurança mais valorizados pelo consumidor da categoria, como ar-condicionado; direção hidráulica; conjunto elétrico das travas, portas e vidros; chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas; bancos e volante com regulagem de altura; freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.

Para elevar a relação custo-benefício da versão LT (de entrada), foi incorporado à lista ainda os comandos elétricos dos retrovisores e dos vidros traseiros. O modelo conta com acabamento interno diferenciado, na qual predomina a cor preta “Jet Black” com alguns toques de cinza “Dark Ash Gray”, enquanto os bancos são de tecido de estampa marcante e diferenciada. O motor 1.4 Econo.Flex e a transmissão manual de cinco marchas completam o pacote.

O mesmo trem de força pode equipar a versão LTZ (de luxo), que oferece também a opção do propulsor 1.8 Econo.Flex e da transmissão automática de seis velocidades com o sistema Active Select.

Nesta configuração, o modelo soma faróis de neblina com moldura cromada, sensor de estacionamento, computador de bordo, volante multifuncional, bancos com a nova combinação de tecido e revestimento premium, encosto de braço em material “soft touch” controle de cruzeiro, multimídia MyLink, sistema OnStar e rodas de alumínio.

Quanto ao acabamento, esta versão combina internamente tons de preto com variadas nuances de marrom que, somados aos detalhes de acabamento cromado e preto brilhante, expressam requinte.

Ofertada em pacote único, a nova versão Elite (topo de linha) foi pensada para o consumidor que busca um sedã médio-compacto acessível, espaçoso para a família, mas com a mesma sofisticação encontrada em modelos de categorias superiores.

“A versão Elite reúne os equipamentos e a mecânica mais sofisticada disponíveis para o Cobalt. Traz detalhes exclusivos de acabamento interno e externo que caracterizam o cuidado na execução de cada elemento estético do carro”, destaca Samuel Russell, Diretor de Marketing da GM.

A lista ainda inclui bancos com revestimento premium nas cores Brownstone e Jet Black e a assinatura do nome da versão, volante e encosto de braços com costura pespontada, frisos cromados na região das saias laterais, sensor de chuva e crepuscular, além de rodas de alumínio especialmente desenvolvidas para o modelo.

O sistema OnStar e o multimídia MyLink de segunda geração são outros itens de série do Cobalt Elite.

Mecânica Online – O Cobalt 2016 é ofertado em duas opções de motorização. Ambas trazem tecnologia tipo VHCE.

O propulsor 1.4 Econo.Flex desenvolve até 102 cavalos (a 6.200 rpm) e 13 kgfm de torque (a 3.200 rpm), enquanto o propulsor 1.8 Econo.Flex desenvolve até 108 cavalos e 17,1 kgfm de torque a 3.200 rpm.

Vale ressaltar que esse é o motor de maior torque e capacidade volumétrica entre os principais rivais do carro e disponibiliza 90% da sua força entre 2.500 e 4.700 rpm, ampliando sua elasticidade e garantindo excelente dirigibilidade ao carro tanto em trajetos urbanos como rodoviários.

Com etanol no tanque e transmissão manual, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10s. A velocidade máxima é de 170 km/h.

Outro diferencial mecânico do Cobalt 2016 perante a concorrência é a opção da transmissão automática de seis velocidades com sistema Active Select, que permite ao motorista realizar as trocas manualmente, se desejar. O sistema tem funcionamento suave e preciso.

Investimento – O Cobalt 2016 é o segundo grande lançamento da General Motors do Brasil após o anuncio da ampliação de seu plano de investimentos para R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019 no país – o primeiro foi o OnStar, que estreou no Cruze.

Este investimento permitirá à marca Chevrolet continuar a renovação de sua linha de automóveis com foco em conectividade, segurança, eficiência energética e valor atraente.

De acordo com Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil, este é o maior plano de investimentos já realizado pela companhia no país e demonstra o compromisso e a confiança que a empresa tem no Brasil e no potencial de crescimento do mercado local.

Preços

Colbalt LT 1.4 MT5 – 52.690,00
Colbalt LTZ 1.4 MT5 – 57.590,00
Colbalt LTZ 1.8 MT5 – 59.990,00
Colbalt LTZ 1.8 AT6 – 65.990,00
Colbalt Elite 1.8 AT6 – 67.9290,00

Veja tambémMyLink de segunda geração e OnStar põe Cobalt em patamar inédito de conectividade no segmento

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008