O Chevrolet Cobalt pode ser considerado um dos cases de maior sucesso da indústria automotiva brasileira. Quando do seu lançamento a Chevrolet deixou claro que o modelo chegava para ser a nova e primeira opção para o consumidor que buscava um sedã com amplo espaço interno e boa capacidade de carga.
Veículo com tiro certo no alvo. Muitos taxistas descobriram que o Cobalt era o modelo ideal para oferecer conforto ao cliente e também para ele, além da confiabilidade e itens de tecnologias.
Agora a Chevrolet está elevando o Cobalt a um patamar superior de sofisticação no mercado brasileiro. O primeiro grande salto está no visual. A carroceria do modelo foi praticamente toda redesenhada e traz agora linhas mais expressivas e dinâmicas, em sintonia com a nova linguagem global de design da marca – inaugurada recentemente nos EUA pelo Malibu.
O Cobalt também evolui por dentro, com o uso de materiais e acabamentos mais nobres. A combinação de cores internas também é nova, assim como os elementos que compões os painéis das portas.
Já a segunda geração do MyLink (que faz sua estreia nacional no sedã) dá um toque especial ao painel do veículo. O multimídia proporciona maior integração com smartphones, permitindo ao usuário, por exemplo, ler e ditar mensagens de texto por comando de voz, acessar aplicativos de música online ou mesmo de navegação, incluindo o Google Maps, que informa as condições de trânsito e sugere rotas alternativas.
O Cobalt 2016 também está bem mais equipado. Há itens adicionais de conforto e de conveniência tanto nas configurações com o motor 1.4 Econo.Flex como nas com o motor 1.8 Econo.Flex, cujo torque chega a 17 kgfm – o maior entre os principais concorrentes. Esse propulsor pode vir acoplado ao câmbio automático de seis velocidades.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]Mudanças valorizam o produto e o colocam em um patamar de sofisticação superior em relação aos rivais; versão Elite é novidade.
Carroceria inaugura no país a nova linguagem global de design da marca; atributos do carro, como o amplo espaço interno, foram mantidos.
Modelo é o primeiro Chevrolet a oferecer simultaneamente o exclusivo sistema OnStar e a segunda geração do multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay[/box]
Outra novidade é a versão Elite. Topo de linha, ela chega para ser a mais tecnológica e exclusiva do segmento.
Oferece bancos com revestimento premium Brownstone; sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento; câmera de ré e o exclusivo e inovador sistema OnStar da Chevrolet, que oferece diversos serviços, entre eles de emergência e de segurança.
Nova linguagem visual – Lançado no Brasil em novembro de 2011, o Cobalt passa por sua primeira remodelação. Foi o modelo escolhido pela Chevrolet para inaugurar a nova linguagem global de design da marca no país.
Toda a parte frontal e a traseira do sedã são completamente novas, assim como os para-lamas dianteiros e as rodas de alumínio, criando um balanceamento de proporções e formas completamente diferentes.
“A impressão é a de que o carro mudou de geração, tamanha a evolução estética em relação ao modelo anterior”, atesta Carlos Barba, Diretor de Design da General Motors.
Desenvolvido no Centro de Design da GM do Brasil, o Cobalt 2016 caracteriza-se ainda pelas linhas mais expressivas e dinâmicas.
A dianteira é marcada pelo novo capô vincado, de caráter imponente, e pela tradicional grade com duas aberturas e o logo Chevrolet entre elas, agora semelhante à do recém-lançado Malibu norte-americano.
Os faróis do Cobalt estão mais afilados e trazem uma armação cromada na parte interna que demarca a área específica das lâmpadas. Nota-se uma maior qualidade construtiva em cada detalhe observado. Os faróis ganharam ainda projetores de dupla parábola, com o objetivo de aumentar a capacidade de iluminação do veículo.
As mudanças seguem pelo para-choque. A peça recebeu vincos que ressaltam elementos como as novas molduras dos faróis auxiliares e a elegante entrada de ar inferior. Ainda na parte de baixo, há uma espécie de spoiler, esculpido para melhorar a aerodinâmica do sedã.
O mesmo refinamento pode ser percebido na parte traseira do Cobalt. As lanternas – antes marcadas pelos traços retos – passam a adotar linhas curvilíneas e estilo mais sofisticado. No modelo 2016, a peça invade agora a área do bagageiro e imprime uma nova assinatura luminosa.
A tampa do porta-malas, aliás, foi igualmente redesenhada para dar ao mesmo tempo dinamismo e charme ao conjunto. Um discreto e útil aerofólio aparece moldado na parte superior. Logo abaixo fica a gravata dourada da Chevrolet, enquanto o logotipo cromado que identifica o nome carro aparece no canto inferior direito.
Já o para-choque traseiro está sutilmente mais musculoso e envolvente, deixando o cano de saída do escape praticamente escondido. Os sensores de estacionamento (presentes nas versões de luxo) também parecem estar camuflados, resultando em um visual limpo e agradável.
As rodas de alumínio também trazem desenho inédito e mudam de estilo conforme a versão do carro. São calçadas por pneus radiais 195/65 R15.
Uma gama de oito cores refinadas valoriza as linhas expressivas do novo design do carro e harmonizam-se muito bem com as do habitáculo, elevando assim a percepção de status.
Além das tradicionais cores Branco Summit, Azul Macaw, Prata Switchblade, Preto Carbon Flash e Cinza Graphite, foram incorporadas à linha 2016 o Bege Pepper Dust, o Cinza Aztec e o Marrom Mogno Brown, esta desenvolvida exclusivamente para o lançamento do veículo.
Interior amplo e agora mais sofisticado – A cabine do Cobalt 2016 também passou por evoluções. Vários itens foram atualizados e há uma extensa adoção de materiais mais nobres, geralmente presentes apenas em veículos de segmentos superiores.
Há opção de bancos com revestimento premium bicolor (Jet Black e Brownstone), molduras das saídas de ar e da alavanca da transmissão automática em acabamento preto brilhante (black piano) e volante multifuncional revestido com costura pespontada.
Os painéis das portas foram completamente reprojetados para agregar sofisticação à cabine e conforto ao usuário. Os apoios de braço são do tipo “soft touch” e agradáveis ao toque. Seguem o mesmo padrão de revestimento dos bancos.
Além do formato, o posicionamento dos puxadores e dos comandos dos vidros elétricos foram igualmente revistos com o intuito de aprimorar a ergonomia.
“Todas as partes do habitáculo que o motorista mantém contato foram valorizadas, o que torna mais perceptível essa sensação de estar guiando um automóvel de categoria superior”, explica Samuel Russell, Diretor de Marketing da GM.
Com novo visual, tecnologias inéditas e melhor resolução gráfica, o sistema multimídia MyLink de segunda geração traz um ar de modernidade e frescor ao painel, que tem quadro de instrumento com iluminação em LED e velocímetro digital.
O mecanismo do ar-condicionado também foi modernizado: os comandos passam a se concentrar no trio de botões giratórios, e o sistema de recirculação passa a ser acionado automaticamente a partir da velocidade três do ventilador.
Outra novidade interessante são os botões na base do espelho retrovisor central. Eles comandam o exclusivo sistema OnStar da Chevrolet. Por meio deles, o usuário entra em contato com uma central de atendimento 24 horas e pode usufruir de serviços de emergência, concierge e de conectividade. Há ainda um aplicativo para smartphones, que permite monitorar e comandar diversas funções do veículo remotamente.
O espaço interno continua sendo uma das grandes virtudes do Cobalt na linha 2016. Com o maior entreeixos da categoria (2.620 mm), o modelo oferece espaço suficiente para ombros e pernas. Assim, até cinco adultos ficarem confortavelmente acomodados. A cabine conta ainda com 18 porta-objetos e um bagageiro “tamanho família” de 563 litros – o maior entre os sedãs de produção nacional.
Versão Elite é a síntese do Cobalt 2016 – O Cobalt 2016 está mais completo, sofisticado e elegante. Chega às concessionárias Chevrolet em cinco diferentes combinações entre motorização (1.4 e 1.8), transmissão (MT5 e AT6) e acabamento (LT, LTZ e Elite).
O sedã já vem equipado de série com os itens de conforto e segurança mais valorizados pelo consumidor da categoria, como ar-condicionado; direção hidráulica; conjunto elétrico das travas, portas e vidros; chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas; bancos e volante com regulagem de altura; freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.
Para elevar a relação custo-benefício da versão LT (de entrada), foi incorporado à lista ainda os comandos elétricos dos retrovisores e dos vidros traseiros. O modelo conta com acabamento interno diferenciado, na qual predomina a cor preta “Jet Black” com alguns toques de cinza “Dark Ash Gray”, enquanto os bancos são de tecido de estampa marcante e diferenciada. O motor 1.4 Econo.Flex e a transmissão manual de cinco marchas completam o pacote.
O mesmo trem de força pode equipar a versão LTZ (de luxo), que oferece também a opção do propulsor 1.8 Econo.Flex e da transmissão automática de seis velocidades com o sistema Active Select.
Nesta configuração, o modelo soma faróis de neblina com moldura cromada, sensor de estacionamento, computador de bordo, volante multifuncional, bancos com a nova combinação de tecido e revestimento premium, encosto de braço em material “soft touch” controle de cruzeiro, multimídia MyLink, sistema OnStar e rodas de alumínio.
Quanto ao acabamento, esta versão combina internamente tons de preto com variadas nuances de marrom que, somados aos detalhes de acabamento cromado e preto brilhante, expressam requinte.
Ofertada em pacote único, a nova versão Elite (topo de linha) foi pensada para o consumidor que busca um sedã médio-compacto acessível, espaçoso para a família, mas com a mesma sofisticação encontrada em modelos de categorias superiores.
“A versão Elite reúne os equipamentos e a mecânica mais sofisticada disponíveis para o Cobalt. Traz detalhes exclusivos de acabamento interno e externo que caracterizam o cuidado na execução de cada elemento estético do carro”, destaca Samuel Russell, Diretor de Marketing da GM.
A lista ainda inclui bancos com revestimento premium nas cores Brownstone e Jet Black e a assinatura do nome da versão, volante e encosto de braços com costura pespontada, frisos cromados na região das saias laterais, sensor de chuva e crepuscular, além de rodas de alumínio especialmente desenvolvidas para o modelo.
O sistema OnStar e o multimídia MyLink de segunda geração são outros itens de série do Cobalt Elite.
Mecânica Online – O Cobalt 2016 é ofertado em duas opções de motorização. Ambas trazem tecnologia tipo VHCE.
O propulsor 1.4 Econo.Flex desenvolve até 102 cavalos (a 6.200 rpm) e 13 kgfm de torque (a 3.200 rpm), enquanto o propulsor 1.8 Econo.Flex desenvolve até 108 cavalos e 17,1 kgfm de torque a 3.200 rpm.
Vale ressaltar que esse é o motor de maior torque e capacidade volumétrica entre os principais rivais do carro e disponibiliza 90% da sua força entre 2.500 e 4.700 rpm, ampliando sua elasticidade e garantindo excelente dirigibilidade ao carro tanto em trajetos urbanos como rodoviários.
Com etanol no tanque e transmissão manual, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10s. A velocidade máxima é de 170 km/h.
Outro diferencial mecânico do Cobalt 2016 perante a concorrência é a opção da transmissão automática de seis velocidades com sistema Active Select, que permite ao motorista realizar as trocas manualmente, se desejar. O sistema tem funcionamento suave e preciso.
Investimento – O Cobalt 2016 é o segundo grande lançamento da General Motors do Brasil após o anuncio da ampliação de seu plano de investimentos para R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019 no país – o primeiro foi o OnStar, que estreou no Cruze.
Este investimento permitirá à marca Chevrolet continuar a renovação de sua linha de automóveis com foco em conectividade, segurança, eficiência energética e valor atraente.
De acordo com Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil, este é o maior plano de investimentos já realizado pela companhia no país e demonstra o compromisso e a confiança que a empresa tem no Brasil e no potencial de crescimento do mercado local.
Preços
Colbalt LT 1.4 MT5 – 52.690,00
Colbalt LTZ 1.4 MT5 – 57.590,00
Colbalt LTZ 1.8 MT5 – 59.990,00
Colbalt LTZ 1.8 AT6 – 65.990,00
Colbalt Elite 1.8 AT6 – 67.9290,00
Veja também | MyLink de segunda geração e OnStar põe Cobalt em patamar inédito de conectividade no segmento