sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Importância da manutenção preventiva no sistema de arrefecimento veicular

A Cummins Filtration (CF), fabricante dos produtos Fleetguard, alerta sobre a importância da manutenção correta e preventiva no sistema de arrefecimento.

De acordo com a empresa, 40% dos problemas no motor são causados pela incorreta manutenção do sistema ou pela má qualidade do líquido de arrefecimento, responsável por manter o coração do veículo em perfeitas condições, evitando danos causados pelo superaquecimento.

- Publicidade -

As principais funções do sistema de arrefecimento são radiar calor para o exterior do motor, prevenir a cavitação, proteger os componentes e absorver o calor interno do motor.

Para que o sistema possa funcionar corretamente, protegendo o motor do veículo, a CF recomenda seguir as instruções de manutenção do fabricante do veículo e a utilização de um líquido de arrefecimento com qualidade comprovada.

Entre os problemas mais comuns causados pela manutenção incorreta do sistema estão o desgaste de metais como pistões e camisas, anéis com corrosão, além de depósitos de minerais e sais que evitam a correta transferência de calor, bloqueio das tubulações e não aderência da película protetora favorecendo a cavitação causada pela explosão de micro- bolhas de vapor na parte externa da camisa, danificando o bloco do motor e reduzindo sua eficiência.

- Publicidade -

A correta manutenção começa com a inspeção, inicialmente nas mangueiras, fixação correta das braçadeiras, checagem de vazamentos e nível do líquido de arrefecimento.

Quando houver a necessidade de trocar ou completar o líquido no sistema, a CF oferece no mercado brasileiro a linha de Líquido de Arrefecimento ES Compleat EG, Fleetcool EG 30/70 e ES Compleat PG, todos com a marca Fleetguard. Trata-se de uma gama produzida para oferecer o perfeito funcionamento do motor e longa vida útil em todo o sistema.

Para Alessandra Passoli, supervisora de Melhoria Contínua e Laboratório Químico da CF, o ES Compleat EG, disponível nas versões Concentrada e Premix 50/50, bem como o Fleetcool 30/70 são produzidos a base de Etileno Glicol, responsável por controlar a temperatura da água.

- Publicidade -

O ES Compleat EG na versão concentrada deve ser misturado com 50%, em volume de água deionizada, enquanto o ES Compleat EG Premix 50/50 e o Fleetcool 30/70 já estão prontos para uso, oferecendo mais segurança, agilidade e comodidade aos proprietários dos veículos no processo de manutenção, reduzindo ainda o tempo da máquina parada e garantindo a qualidade da água utilizada na mistura.

O ES Compleat PG, disponível nas versões Concentrada e Premix 50/50, possui as mesmas características e benefícios apresentados pelos produtos acima, com a diferença de ter na sua base o Propileno Glicol, sendo desta forma menos nocivo ao meio ambiente e ao homem.

O Fleetcool 30/70 contém 70% de água deionizada sendo recomendado para regiões tropicais, reduzindo o ponto de congelamento para até – 23ºC. O ES Compleat EG e o ES Compleat PG na versão Premix 50/50, traz 50% de água deionizada e são indicados para regiões com temperaturas mais baixas, reduzindo o ponto de congelamento para até -40ºC. Vale acrescentar que os produtos Fleetguard ES Compleat contém em sua formulação um pacote de aditivos anticorrosivos que previne todo o sistema contra a cavitação e corrosão.

Os produtos da marca apresentados possuem em sua formulação também o nitrito, responsável por formar uma camada protetora que auxilia na prevenção contra a cavitação. Segundo a supervisora da CF, “o nitrito é o produto de melhor custo-benefício para prevenção do que chamamos de liner pitting (erosão por cavitação). No entanto, como a alta concentração deste composto químico não é desejada no sistema, a Cummins associou o Molibdato ao Nitrito na composição da linha ES Compleat EG/ PG, reduzindo a sua concentração e mantendo o excelente resultado contra liner pitting.

A família de produtos ES Compleat EG/ PG tem sua formulação baseada em ácidos orgânicos e inorgânicos, resultando em um produto com formulação híbrida.

A Cummins possui também uma linha de produtos sem a presença de Nitrito, tendo em sua formulação 100% de ácidos orgânicos, denominada família OAT (Organic Acid Technology).

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn