O desperdício de água junto à falta de chuvas se tornou, nos últimos meses, um dos maiores temas de alerta aos brasileiros. Mas há oito anos, Toyota do Brasil e, mais recentemente, a Fundação Toyota do Brasil vêm investindo na educação para o uso racional de recursos naturais, principalmente nas comunidades próximas às unidades da Toyota, em Indaiatuba (SP) e, mais recentemente, em Guaíba (RS) e Sorocaba.
A mudança de comportamento, a percepção sobre a importância da conservação do meio ambiente e uso consciente da água e da energia elétrica fazem parte do projeto Ambientação, promovido pela Fundação Toyota do Brasil. Por meio da metodologia de produção da Toyota, o TBP (Toyota Business Practices), a ação identificar problemas no consumo de água e energia de escolas, prédios públicos e residências, oferecendo soluções sustentáveis.
As apresentações dos resultados obtidos neste ano foram reveladas na última quarta-feira, dia 9, no Parque Tecnológico de Sorocaba, e contou com as presenças do CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Steve St. Angelo, do presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, do presidente da Fundação Toyota do Brasil, Ricardo Bastos e da vice-prefeita de Sorocaba, Edith Maria Garboggini Di Giorgi.
Neste ano, em Sorocaba, os participantes dos grupos da prefeitura da cidade, do projeto Jovens Brasileiros em Ação, da Polícia Militar, e da Pastoral do Menor, chegaram a marca de 42% de redução no consumo de água da cidade. Realizado há oito anos, o Ambientação já envolveu mais de 415.000 pessoas, entre alunos, professores, familiares e moradores do entorno das escolas públicas locais.
Neste período, cada uma das 46 escolas participantes de Indaiatuba (SP) reduziram em 25% o consumo de água. Na terceira edição realizada em Guaíba (RS), 18 escolas registram uma economia de 15% no consumo de energia. O de água foi ainda mais expressivo: 34% de economia.
Ações como identificar um vazamento, um equipamento ligado durante o final de semana em uma escola, a necessidade de uma instalação e manutenção de equipamentos e até mesmo o controle de irrigação de um viveiro de mudas são alguns exemplos de como contribuir com a redução dos recursos naturais.
“Antes mesmo desse período de estiagem, a Fundação Toyota vem colaborando com ações efetivas focadas na preservação dos recursos naturais, que estão escassos, por meio da educação de crianças e jovens, que se tornam agentes multiplicadores de práticas sustentáveis entre suas famílias e comunidades, ampliando a consciência ambiental de cada um”, explica Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Prêmio Top Car TV – Na última semana, a Fundação Toyota do Brasil conquistou pela segunda vez consecutiva o Prêmio Top Car TV, a principal premiação da televisão nacional voltada ao setor automotivo, na categoria “Melhor Ação de Responsabilidade Social”. O reconhecimento é fruto dos resultados positivos que a entidade vem desenvolvendo há mais de seis anos com comprometimento por meio do projeto Ambientação.
“Receber um prêmio conceituado como esse estimula outras empresas e instituições a adotarem práticas realmente sustentáveis. Agradeço a todos que contribuíram e contribuem para o sucesso dos nossos projetos. Somos o resultado da confiança e da força de todos os que abraçam nossa causa. Continuaremos apostando em projetos que contribuam com o meio ambiente e que tenham a formação de cidadãos como foco”, disse o presidente da Fundação Toyota do Brasil, Ricardo Bastos.
Fundação Toyota do Brasil – Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.
A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.