segunda-feira, 26 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Projeto educacional da Fundação Toyota atinge resultados importantes em economia de água e energia

O desperdício de água junto à falta de chuvas se tornou, nos últimos meses, um dos maiores temas de alerta aos brasileiros. Mas há seis anos, a Fundação Toyota do Brasil vem investindo na educação para o uso racional de recursos naturais, principalmente nas comunidades próximas às unidades da Toyota, em Indaiatuba (SP) e, mais recentemente, em Guaíba (RS) e Sorocaba (SP).

A mudança de comportamento, a percepção sobre a importância da conservação do meio ambiente e uso consciente da água e da energia elétrica fazem parte do projeto Ambientação, promovido pela Fundação Toyota do Brasil.

Por meio da metodologia de produção da Toyota, o TBP (Toyota Business Practices), a ação identificar problemas no consumo de água e energia de escolas, prédios públicos e residências, oferecendo soluções sustentáveis.

Neste ano, em Sorocaba (SP), os participantes dos grupos da prefeitura da cidade, do projeto Jovens Brasileiros em Ação, da Polícia Militar, e da Pastoral do Menor, chegaram a marca de 42% de redução no consumo de água da cidade.

Em Indaiatuba (SP), realizado há seis anos, o Ambientação já envolveu mais de 415.000 pessoas, entre alunos, professores, familiares e moradores do entorno das escolas públicas locais. Neste período, cada uma das 46 escolas participantes reduziram em 25% o consumo de água. Na terceira edição realizada em Guaíba (RS), 18 escolas registram uma economia de 15% no consumo de energia. O de água foi ainda mais expressivo: 34% de economia.

Ações como identificar um vazamento, um equipamento ligado durante o final de semana em uma escola ou a necessidade de uma instalação e manutenção de equipamentos são alguns exemplos de como contribuir com a redução dos recursos naturais.  “Antes mesmo desse período de estiagem, a Fundação Toyota vem colaborando com ações efetivas focadas na preservação dos recursos naturais, que estão escassos, por meio da educação de crianças e jovens, que se tornam agentes multiplicadores de práticas sustentáveis entre suas famílias e comunidades, ampliando a consciência ambiental de cada um”, explica Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil completa cinco anos de atividades, focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn