terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Cummins celebra início da 3ª Turma Formare

A Cummins celebrou hoje (25) a cerimônia de abertura de inauguração da 3ª turma Formare, programa de qualificação de jovens em desvantagem socioeconômica para o mundo do trabalho, com duração de um ano e a participação de mais um turma com 20 alunos. Nesta edição, foi priorizado a seleção de jovens nascidos entre julho e dezembro de 1998, com o intuito de finalizar o curso próximo aos 18 anos, elevando as chances de obter o primeiro emprego ao término do ano.

- Publicidade -

“Uma vez lançada esta iniciativa minha expectativa é que consigamos fomentar o orgulho profissional de nossos jovens e que num futuro bem próximo estejamos celebrando o sucesso da iniciativa.

Assim, de forma viva, teremos mais uma vez cumprido nossa Visão de melhorar a vida das pessoas usando o nosso talento e exercitando nossa Missão de trazer prosperidade para todos os envolvidos em nossos negócios, neste caso, a comunidade que nos cerca”, disse o presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc., Luis Pasquotto.

A cerimônia também contou a participação de ex-alunos graduados nas edições anteriores que compartilharam suas experiências com os jovens selecionados. Para Daniel Barbosa Pereira, de 18 anos, aluno da segunda edição, “participar do Formare é uma evolução na vida da pessoa; com esta experiência é possível definir o que quer para a sua trajetória”, comentou.

“Em um ano é possível mudar, obter uma perspectiva totalmente diferente sobre o mercado de trabalho. Hoje eu tenho consciência de que faculdade não é só para quem tem poder aquisitivo e sim para todos que querem e correm atrás”, contou Ademir Tomaz Pereira, de 18 anos, participante da edição de 2015 e que atualmente cursa o terceiro semestre de engenharia mecânica.

- Publicidade -

No processo seletivo, os jovens foram submetidos a testes como prova de português e matemática, dinâmica de grupo e, na sequência, entrevista individual. As últimas etapas foram visita domiciliar, exame médico e entrega de documentos. No total, foram mais de 1300 inscrições, sendo 350 válidas para 20 selecionados.

O curso oferecido pelo Formare Cummins, Assistente de Produção e Serviços da Indústria Mecânica, é voltado à inserção de jovens da comunidade no mercado de trabalho.

“Até agora, formamos 39 jovens e dedicamos mais de 8 mil horas de voluntariado com um programa que para nós, além de ser motivo de muito orgulho, é de tamanha responsabilidade, já que esses alunos vão ficar conosco até dezembro deste ano, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30”, disse Soraia Senhorini Franco, gerente da área de Responsabilidade Corporativa da Cummins.

A metodologia do programa é desenvolvida pela Fundação Iochpe, atuante no setor há mais de 25 anos, e tem como meta qualificar os jovens da comunidade para o mundo do trabalho, envolver seus funcionários de modo a desenvolver habilidades que impactem em suas vidas pessoais e profissionais e fortalecer ainda mais a relação da empresa com a comunidade, a fim de contribuir com mudança no estilo de vida dos envolvidos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança