A Ford Europa começou a produção do Focus RS na versão especial do motor 2.3 EcoBoost, com 350 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, o mais rápido dessa linha esportiva já produzido pela marca. Destinado ao mercado europeu e fabricado em Saarlouis, na Alemanha, ele é um dos 12 novos carros esportivos que a Ford vai lançar globalmente até 2020.
O Focus RS estreia com o inovador sistema de tração integral de controle dinâmico de torque da Ford Performance, área da empresa voltada ao desenvolvimento dos superesportivos. É também o primeiro RS com modos de direção selecionáveis – incluindo o inédito “Drift Mode”, que permite derrapagens controladas – e controle de partida. O modelo entrega um inigualável nível de dirigibilidade, estabilidade e velocidade em curvas.
O esportivo de rua já tem números expressivos. Foi configurado por 250.000 pessoas na internet e a pré-venda iniciada em setembro soma mais de 3.100 encomendas. Aposta da Ford para continuar crescendo no mercado europeu de carros esportivos, as vendas da marca no segmento, que já aumentaram 62% no ano passado, devem subir mais de 40%, chegando a 41.000 veículos em 2016 nessa faixa de produto.
A Ford conta também com outros modelos para ajudar a comandar esse avanço, entre eles, o Mustang, que já soma mais de 13.000 pedidos, o Focus ST e o Fiesta ST. Há também o novo Ford GT, que chega no final do ano, formando a linha mais completa de esportivos de alto desempenho, de hatches compactos a supercarros.
“Este será um ano realmente memorável para os carros esportivos da Ford, com um nível de performance sem precedentes e tecnologias sofisticadas de motorização e chassi”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa. “Ainda este ano, o Focus RS também começa a ser vendido nos Estados Unidos a partir do segundo trimestre”.