quarta-feira, 1 maio , 2024
28 C
Recife

Ford Europa mostra estudo surpreendente sobre a cor do carro e a personalidade do dono

Para muitas pessoas, a cor e o estilo dos carros demonstram traços da personalidade do dono e como ele gostaria de ser visto pelo mundo. Um recente estudo da Ford Europa buscou entender melhor essa relação e o apelo que determinadas cores têm para o consumidor. Entre outras revelações, ele mostrou que, em muitos casos, há grandes diferenças entre homens e mulheres que escolhem a mesma cor de veículo.

- Publicidade -

Ao todo, foram entrevistadas 204 pessoas de 25 a 65 anos no Reino Unido, por meio do método NEO PI-3, um instrumento de avaliação da personalidade. Para mostrar qual cor de veículo mais combina com cada pessoa, a marca disponibilizou um questionário on-line que traz também algumas descrições de personalidade (clique aqui e veja o teste em inglês).

Por exemplo, mulheres que preferem carros pretos muitas vezes se veem como criativas e centradas na realização de tarefas, podendo ficar descontentes rapidamente se as coisas não acontecem como querem. Já os homens fãs dessa cor de automóvel se dizem desorganizados, facilmente distraídos e dependentes de outros para completar projetos.

Por sua vez, homens que gostam de carros azuis seguem mais a emoção do que a razão quando precisam tomar decisões. Já as mulheres buscam harmonia nos relacionamentos, evitam conflitos e têm grande força de vontade.

Homens que dirigem carros azul escuro, e aqueles que usam ternos dessa cor, tendem a ser mais conservadores. Os que preferem carros vermelhos tendem a ser mais organizados pessoalmente, metódicos e objetivos. Já o público masculino que gosta de carros da cor prata acha mais fácil manter a calma em momentos de estresse. Para as mulheres, as cores de carros prata, azul escuro e vermelho não tiveram claramente indicados os seus traços marcantes de personalidade.

- Publicidade -

Para criar as cores dos veículos, os designers da Ford buscam inspiração nas últimas tendências de diferentes áreas, desde moda e mobiliário até smartphones. Esse trabalho inclui a produção de séries especiais, como a recente “Black and Red Edition”, em preto e vermelho, do Ford Focus na Europa.

“Cores contrastantes, fortes e expressivas costumavam ser reservadas para os extrovertidos, mas agora são parte de uma tendência muito maior que inclui não só carros como roupas e produtos eletrônicos”, diz John Mcleod, designer chefe de Personalização de Veículos da Ford Europa.

“Vermelho e preto são tradicionalmente cores esportivas e as duas juntas fazem uma combinação muito arrojada, ideal para fãs de emoções. Não é um carro para pessoas comuns”.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais