O Onix é o carro mais vendido do Brasil de 2015, de acordo com os dados de emplacamentos. Esta é a primeira vez que esse modelo da Chevrolet conquista o título. Ao longo do ano, foram 125,9 mil unidades emplacadas.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]No ano passado, quem liderou o ranking nacional foi o Fiat Palio, alavancado pelas vendas do Palio Fire. Na ocasião, ele desbancou o Volkswagen Gol, que havia dominado o topo da tabela por 27 anos consecutivos.[/box]
Desde sua chegada ao mercado nacional, no fim de 2012, o Onix vem subindo no ranking geral. Foi o oitavo mais vendido em 2013 e passou para a quarta posição em 2014. Ao todo, já são mais de 400 mil unidades comercializadas.
Antes do Onix, dois outros Chevrolet alcançaram o posto de modelo preferido dos brasileiros: o Monza e o Chevette. Ambos já descontinuados.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]Esta é a primeira vez que o modelo conquista o título de automóvel preferido do consumidor; foram quase 126 mil unidades acumuladas ao longo do ano;
Chevrolet torna-se a única marca a emplacar três modelos de passeio diferentes no topo do ranking: Onix, Monza e Chevette;
Pelo terceiro ano consecutivo, Chevrolet fica à frente no mercado de carros no varejo, o mais concorrido do país. [/box]
Tricampeão (1986, 1985 e 1984), o Monza até hoje é o único sedã médio a ter chegado ao topo. Já o Chevette conquistou o título em 1983.
Na história da indústria automobilística nacional, a Chevrolet é a primeira marca a colocar três diferentes carros de passeio no posto mais alto do ranking.
Outros modelos Chevrolet também foram destaques em 2015. Prisma, Spin e S10 terminaram o ano como líderes em seus respectivos segmentos.
Pelo terceiro ano consecutivo, marca Chevrolet fica à frente no comércio de carros no varejo (vendas para pessoas físicas), o mais concorrido do Brasil.
A Chevrolet encerrou 2015 com 388 mil veículos negociados e manteve a liderança no segmento de varejo pela terceira vez consecutiva, atingindo seu principal objetivo traçado para o ano.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) ainda não revelou os dados oficiais de vendas para dezembro de 2015, por isso não é possível saber quais outros veículos se destacaram no ranking.[/box]
O sucesso do Onix – A boa aceitação do Onix no mercado brasileiro deve-se a um conjunto de fatores, justifica Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil. A começar pelo desenho, desenvolvido localmente para atender os desejos e as necessidades do consumidor brasileiro.
“O Onix transmite modernidade e sofisticação, tem preço competitivo e ainda oferece espaço interno superior ao de concorrentes. Características relevantes para o consumidor que busca um veículo moderno e acessível para o uso cotidiano ou mesmo para viajar com a família”, justifica o executivo.
Outro diferencial do hatch da Chevrolet é seu pioneirismo tecnológico no segmento. O Onix foi o primeiro a oferecer, por exemplo, sistema multimídia Mylink e transmissão automática de seis velocidades.
O Onix possui atualmente nove combinações diferentes entre acabamento (LS, LT, LTZ ou Effect), motorizações (1.0 ou 1.4) e transmissão (manual ou automática de seis velocidades).
Em todas as versões, o modelo vem bem equipado. Destacam-se painel com velocímetro digital, ar-condicionado, direção hidráulica, aviso sonoro em caso de esquecimento do afivelamento do cinto de segurança, rodas aro 14, airbag duplo e freios ABS com EBD (Electronic Brake Force Distribution).
O sistema multimídia Chevrolet MyLink é item de série nas versões LTZ e Effect e opcional na versão LT. O aparelho pode ser comandado por teclas no volante multifuncional e possui tela LCD sensível ao toque de 7 polegadas, rádio AM/FM com entradas USB e auxiliar, função áudio streaming, além de conexão Bluetooth e aplicativos para celular, entre eles o BrinGo, próprio para navegação. Também acompanha volante multifuncional que proporciona maior praticidade e conforto para o motorista.