terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Scania aprimora sistema de transporte público de Jacarta com ônibus Euro 6

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, tem ajudado metrópoles do mundo todo a criar alternativas eficientes de transporte público que melhorem a mobilidade das pessoas e reduzam os impactos no meio ambiente com menores emissões de resíduos.

- Publicidade -

A cidade de Jacarta, capital da Indonésia, é mais um exemplo bem-sucedido de parceria entre a empresa e o poder público no desenvolvimento de uma estrutura de transporte com essas características. A região de 10 milhões de habitantes tem um dos mais intensos tráfegos do mundo e vem nos últimos anos implantando políticas públicas que incentivam o uso do ônibus por parte da população.

Diante dessa necessidade, a Transjakarta, operadora do transporte local, deu início ao processo de expansão e modernização do sistema BRT atual, chegando a 12 corredores, com tráfego diário de 350 mil pessoas. Fez parte do plano de investimento na região finalizado em 2015 a compra de mais de 100 ônibus Euro 6 movidos a gás da Scania. Depois de mais de 8 mil quilômetros de testes feitos com o modelo, a empresa passou também a ser a responsável pela operação do sistema.

- Publicidade -

Confira o vídeo do ônibus Euro 6 Scania pelas ruas de Jacarta – “Nós temos muitos problemas de tráfego. Precisávamos de um sistema de transporte que fosse composto por veículos que tivessem, além de conforto, menor consumo de combustível por quilômetro e baixo nível de emissões. O ônibus articulado da Scania atendeu a essas exigências e obteve ótimos resultados nos testes que fizemos, por isso decidimos optar pelo modelo”, disse Ans Kosaih, presidente da Transjakarta.

Nos mercados globais atendidos pela fabricante sueca, onde a preocupação com sustentabilidade e eficiência é vista como diferencial competitivo gerador de oportunidade de negócio, já é possível ver com maior frequência caminhões e ônibus Scania movidos a fontes limpas.

Na América Latina, países como Colômbia e México também vivenciam a experiência de uma frota sustentável. Na cidade de Cartagena das Índias, por exemplo, a operadora Transcaribe conta com 147 ônibus em seu sistema de BRT. Na Cidade do México, a Mexibús opera 62 ônibus em seu sistema de transporte rápido.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança