sexta-feira, 12 abril , 2024
28 C
Recife

Seguro para carro adaptado requer atenção na escolha da cobertura

Deficientes físicos vivem desafios diários e necessitam de adaptações. Desde calçadas e rampas de acesso até banheiros precisam ser modificados para suas necessidades, de forma a garantir sua cidadania plena.

- Publicidade -

Outra coisa que também requer adaptação são os carros. Por exemplo, cadeirantes precisam de acelerador e freio manual, além de outras modificações. Mas um carro adaptado pode ter seguro?

A resposta é sim. Um carro adaptado pode ter um seguro com tudo que geralmente é oferecido. “As coberturas são as mesmas para um carro sem adaptação. Com um seguro compreensivo, você fica protegido contra roubo, furto e colisões, além de ter disponível assistências técnicas para casos menores”, afirma Maurício Alexandre, diretor da Bidu Corretora

- Publicidade -

Diferença na contratação – A única diferença é que deve ser informado, na hora da contratação, que o veículo é adaptado. Isso porque carros adaptados tem isenção na hora da compra, o que diminui seu valor cerca de um terço.

“As seguradoras precisam ficar cientes de que se trata de um carro adaptado para analisarem corretamente o perfil de risco. Além do carro ter uma série de modificações em relação ao modelo de série, também o perfil do motorista afeta muito o preço do seguro”, lembra Alexandre. ”Na experiência das seguradoras, por exemplo, um cadeirante pode dirigir melhor que uma pessoa sem deficiência da mesma faixa etária, e isso afeta o preço”, continua.

Além disso, é importante informar outros equipamentos presentes no carro. A cobertura da seguradora geralmente abrange somente o casco do veículo e não equipamentos. Será necessário contratar uma cobertura extra.

- Publicidade -

Assistências são diferencial – Para deficientes físicos, as assistências técnicas inclusas no seguro são um diferencial ainda maior. “Para uma pessoa com mobilidade reduzida, poder contar com uma ajuda na hora de uma pane elétrica ou uma pane seca é essencial. Além disso, algumas seguradoras oferecem assistências que vão além, incluindo até mesmo serviços residenciais”, comenta Alexandre.

Outra vantagem das assistências técnicas é que elas não gastam a sua classe de bônus, que é o desconto progressivo que você ganha ao renovar o seguro sem sinistro.

Conte com uma corretora – Não é possível apontar qual é a melhor seguradora para carros adaptados Dessa forma, é melhor contar com uma corretora para ajudar você a escolher o seguro certo para suas condições.

“Algumas seguradoras oferecem produtos voltados para o público com deficiência física, mas não necessariamente esse produto é o melhor para todos os perfis. Você deve sempre comparar várias seguradoras e analisar suas necessidades antes de fechar um seguro”, finaliza Alexandre.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança