A Volkswagen do Brasil é a maior exportadora de veículos em 2015, com um crescimento de 35% nas vendas ao exterior em relação ao ano anterior, totalizando 124.959 unidades embarcadas para 16 países.
Esse desempenho representa um crescimento superior em 10 pontos percentuais ao registrado pelo setor automotivo brasileiro, que teve aumento de 24,8% nas exportações, segundo dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Segundo a instituição, o setor como um todo exportou 416.955 unidades em 2015, dos quais a Volkswagen foi responsável por 30% dos embarques.
“A Volkswagen do Brasil encerra mais um ano como a líder na exportação de veículos do País, o que reforça o compromisso inquestionável com o Brasil. As exportações são importantes na tentativa de um melhor equilíbrio financeiro, mesmo diante de uma queda expressiva nas vendas do setor automotivo no mercado interno.
Seguimos em busca de novos negócios, por meio do incremento do portfólio de produtos para a ampliação de nossa atuação nos mais diversos mercados”, diz o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.
Além de maior exportadora do setor em unidades embarcadas, a Volkswagen também é a maior exportadora do setor em valores, o que também a coloca entre as 25 maiores empresas exportadoras do País em 2015, considerando todos os setores, segundo os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
No acumulado do ano, a marca totalizou US$ 1.279.911.551,00 nas exportações, com um aumento de 12,2% em relação ao ano passado.
O modelo mais exportado foi o Gol, com 54.834 unidades, seguido do Voyage (22.406), Saveiro (19.883), up! (16.554). O principal mercado externo da marca no exterior continua sendo a Argentina, com 68.788 unidades embarcadas.
A Volkswagen foi a marca líder em vendas no país vizinho e o Gol, que é produzido nas fábricas brasileiras de São Bernardo do Campo e Taubaté, foi o modelo mais vendido no ano entre todos os veículos comercializados no mercado argentino.
Em 2015, a Volkswagen iniciou as exportações do modelo up! para o Uruguai, México e Peru além da Argentina, onde o modelo já é vendido desde seu lançamento no Brasil. No total, o up! já tem 24.600 unidades exportadas, entre 2014 e 2015. A empresa também diversificou o seu portfólio de exportações com o retorno do CrossFox para o México e o início da venda da Saveiro Cross Cabine Dupla na Argentina.
“O real desvalorizado contribui para o aumento das exportações, mas não é o único fator e nem o mais relevante em nosso caso. É importante destacar que alguns países da América Latina também sofrem com a desvalorização das suas moedas.
Porém, mesmo diante desses desafios, a Volkswagen reforçou sua estratégia de exportação e incrementou o portfolio com novos produtos, como up! por exemplo, que tem tido uma excelente aceitação nesses mercados, conseguindo com isso impulsionar as exportações da marca”, afirma o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jorge Portugal.
A Volkswagen totaliza mais de 3,4 milhões de unidades embarcadas para 147 países em toda a sua história. Em 2015, comemorou 45 anos do primeiro embarque de veículos para mercado no exterior, quando foram exportadas 13 unidades dos modelos Kombi e Variant, com destino ao México e países da América do Sul (1970).
Com mais de 60 anos de atividades, a Volkswagen do Brasil foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha e já foi estrategicamente instalada próximo ao Porto de Santos, contribuindo para geração de divisas no País.
A empresa utiliza os portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR) para exportar os veículos, dada a proximidade estratégica com as fábricas localizadas em São Bernardo do Campo – Anchieta (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Curiosidades sobre as exportações:
– As exportações da Volkswagen do Brasil começaram em fevereiro de 1970, quando 13 unidades dos modelos Kombi e Variant foram exportadas para o México e países da América do Sul.
– Em 1972 os volumes exportados já chegavam a 7.204 unidades. Este número expressivo fez a empresa perceber a grande oportunidade de tornar-se líder em exportação (automóveis e comerciais leves).
– Um dos maiores contratos de exportação foi com o Iraque, para onde foram exportadas 170 mil unidades do Passat de 1983 a 1988.
– Outro grande contrato ocorreu em 1987, com o Projeto 99 (Voyage e Parati) para o mercado norte americano (Canadá e EUA). Foram dois anos de exportação da Parati com 25.022 unidades e sete anos do Voyage com 202.062 unidades exportadas.
– Em 2000, após o sucesso das exportações do Voyage e da Parati, a Volkswagen do Brasil anunciou a volta ao mercado norte americano (Canadá e EUA), considerado um dos mais exigentes do mundo, com as exportações do modelo Golf.
– Foram 137.925 unidades do modelo para os EUA no período de 2000 a 2005 e 75.063 unidades para o Canadá entre os anos de 2000 a 2009.
– O Gol com motor a diesel foi vendido entre 2000 e 2008 para Argentina (14.562 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).
– Em junho de 2004 a Volkswagen comemorou 1,5 milhão de unidades exportadas. O veículo que representou esse marco foi um Gol destinado à Venezuela.
– O ano de 2005 registra o ápice da exportação, com a abertura dos mercados da África e Oriente Médio, mais uma vez a Volkswagen do Brasil superou desafios levando produtos para países com diferentes exigências.
– Os produtos da Volkswagen do Brasil (automóveis e comerciais leves), já marcaram presença na Europa, África, Ásia e Américas.
– Com a criação do Mercosul em 1991 inicialmente composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, no qual os objetivos primordiais eram a eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros, o impacto geral sobre a performance da indústria automobilística foi extremamente positivo, considerando que esses países tornaram-se um importante polo de atração de investimentos estrangeiros diretos.
– Em alguns países os modelos receberam outro nome, como o Gol no México, Rússia e Egito chamou-se Pointer ou mesmo o Fox, que no México chamava-se Lupo.
-Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, sendo o primeiro carro brasileiro a circular naquele país.
– Ucrânia, Turcomenistão e Azerbaijão receberam o Gol, entre 2005 e 2006, sendo que o automóvel sofreu adaptações devido à grande diferença climática em relação ao Brasil.
– China e Irã chegaram a fabricar o Gol em CKD a partir de peças exportadas do Brasil.