quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

3M lança Sistema Aspirado Venturi para remoção de pó em processos de lixamento automotivo

A partir da necessidade das oficinas de reparação automotiva que tinham dificuldade na remoção da poeira durante processos de lixamento a seco, a 3M desenvolveu, com tecnologia inovadora, o Sistema Aspirado Venturi. Projetado por especialistas brasileiros e produzido através de impressão 3D na sede da empresa em Sumaré, interior de São Paulo, este é o primeiro produto com tecnologia de manufatura aditiva lançado no mercado pela 3M.

- Publicidade -

O kit, composto por peça plástica de ABS e uma mangueira, garante 98% de eficiência na aspiração do pó, é leve e portátil, não requer uso de energia elétrica, além de aumentar em até 30% a vida útil das lixas.

Para o desenvolvimento do primeiro protótipo do sistema – que usa o efeito Venturi, que diz que um fluido em um tubo fechado tem redução na pressão com aumento da velocidade após passar por uma seção menor –, foram precisos cinco meses de pesquisa.

- Publicidade -

“O que fizemos foi entender, em campo, muito bem a dificuldade das oficinas para procurarmos alternativas. Analisamos soluções adotadas em países como a Índia e o Japão, antes de iniciarmos nosso projeto”, explica Luiz Daniel de Azevedo Borges, especialista sênior de Desenvolvimento de Produto e Aplicação da divisão de Reparação Automotiva da 3M do Brasil.

De acordo com Borges, até o lançamento do Sistema Aspirado Venturi no Brasil, as oficinas de cuidados automotivos contavam com tecnologias com muita manutenção ou muito caras para a remoção da poeira proveniente dos processos de lixamento.

“Nosso sistema chega a custar 1/3 do preço das soluções mais tradicionais, com a vantagem de ser extremamente leve, de fácil instalação e de longa duração, além de não exigir manutenção”, afirma o especialista.

- Publicidade -

Entre os benefícios do Sistema Aspirado Venturi estão ainda a economia no consumo de energia elétrica, menor contato com a poeira e redução do empastamento nas lixas, aumentando a vida útil em até 30%. Testes comprovam eficiência de 98% na extração do pó. Informações sobre o produto no canal de relacionamento 3M Fale Com a 3M (0800-0132333) ou no link.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança