A terceira edição do Valeo Innovation Challenge conta com a participação de 3.302 estudantes de todo o mundo. No total, 1.344 equipes, de 65 países e 785 universidades, se inscreveram nas duas categorias disponíveis. O Brasil, que já teve uma equipe vencedora em 2014, participa desta edição com 22 times, de 14 universidades.
Do total de estudantes inscritos este ano, 60% participam na categoria Inovação Técnica, enquanto 40% concorrem em Novas Formas de Utilizar Carros. O objetivo das equipes é ganhar o prêmio de €100.000 de cada categoria.
Duas categorias a fim de estimular a criatividade dos alunos – O sucesso contínuo do concurso – com número recorde de participação este ano – atesta a importância do desafio proposto aos alunos: “sugerir uma inovação ou ideia que irá tornar os carros mais inteligentes, intuitivos, verdes e divertidos até 2030″.
A categoria Novas Formas de Utilizar Carros, criada pela primeira vez este ano, recebeu 1.323 inscrições, de estudantes de várias disciplinas, incluindo sociologia, negócios, planejamento urbano e design e indicando, assim, que um segmento amplo e diverso da sociedade vê a indústria automobilística como dinâmica e atraente. Ao mesmo tempo, o concurso conta com 1.979 estudantes que competem na categoria Inovação Técnica.
70 especialistas da Valeo de todo o mundo irão selecionar os semifinalistas – A partir de hoje, 70 especialistas da Valeo de centros de P&D do Grupo em todo o mundo – bem como alguns cientistas independentes – irão analisar cada um dos projetos, a fim de selecionar 24 equipes que irão avançar para a próxima fase do concurso.
As 24 equipes pré-selecionadas serão anunciadas no dia 18 de março, quando a Valeo irá conceder € 5.000 para cada equipe desenvolver a sua ideia por meio da construção de um protótipo funcional, aplicação ou outra solução.