sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Concessionário Araguaia atinge a maior pontuação no Programa StarClass

A Mercedes-Benz reconheceu seu concessionário Araguaia, de Campinas (São Paulo), como o melhor de 2015 na Rede de veículos comerciais. Pertencente ao Grupo Pirasa – tradicional parceiro da marca há quase 50 anos – a revenda Araguaia foi premiada com o troféu Diamante no Programa de Certificação StarClass.

- Publicidade -

O reconhecimento é resultado da qualidade no atendimento e dos serviços prestados, estrutura, performance e adequação às normas de identidade corporativa da Mercedes-Benz.

Baseado numa iniciativa global da Mercedes-Benz, o Programa StarClass foi implantado na Rede de veículos comerciais do País há 10 anos. “Ele estabelece padrões de qualidade que visam a excelência no atendimento e a eficiência na operação”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

“A brilhante conquista da revenda Araguaia merece total reconhecimento. Aliás, o Grupo Pirasa sempre demonstrou comprometimento com o programa, reconhecendo seu valor na busca da melhoria contínua”.

De acordo com o executivo, além dos benefícios de excelência de gestão e de atendimento, a Certificação StarClass eleva a percepção de qualidade premium do concessionário no mercado, assim como da própria marca Mercedes-Benz. “Isso é fundamental para assegurar a satisfação do cliente e conquistar a sua fidelidade”, destaca Schiemer.

- Publicidade -

Programa reforça a competitividade do negócio – “O StarClass está muito focado na gestão do concessionário e na satisfação do cliente, o que ajuda a manter a competitividade do nosso negócio”, afirma Fernanda Guidotti, diretora comercial do Grupo Pirasa, formado pela revenda Araguaia e também por outras unidades Pirasa localizadas nas cidades paulistas de Piracicaba e Limeira.

“A conquista do Diamante foi uma consequência de nosso entendimento de que o programa abrange pontos de qualidade e valores que nós acreditamos”.

Para Fernanda Guidotti, o reconhecimento máximo do StarClass é uma conquista que não chega de uma hora para outra. “Desde o começo do ano, buscamos entender todos os pontos que a Mercedes-Benz havia estabelecido para 2015 como importantes para a Rede ser vencedora num momento tão difícil do mercado”, diz ela.

“Nesse sentido, contamos com o apoio da fábrica nos momentos de dúvidas sobre as regras da certificação. O programa é muito focado no cliente e isso é o que realmente interessa. Toda nossa equipe estava bem comprometida e a união foi fundamental”.

Às vésperas de completar 50 anos de atividades, o que ocorrerá em 2017, o Grupo Pirasa é um dos mais tradicionais representantes da Mercedes-Benz do Brasil no mercado de veículos comerciais. A empresa tem sua história ligada diretamente à ousadia de Joaquim Mário Peres Ferreira, um engenheiro civil que paralelamente à sua profissão decidiu investir na cidade paulista de Piracicaba, que sequer conhecia.

- Publicidade -

Aos 39 anos, influenciado por familiares, Joaquim Mário juntou suas economias para iniciar um projeto em que não tinha o menor conhecimento: abrir um concessionário de veículos comerciais Mercedes Benz. Dessa forma, deu início a uma brilhante trajetória profissional e empresarial, sendo parceiro de longa data da fabricante de caminhões e ônibus.

O primeiro do grupo, Pirasa Veículos de Piracicaba, foi fundado em 1967. Em 1985, ocorreu a incorporação do Comercial Araguaia de Campinas. Já em 2003, houve a inauguração do Pirasa Veículos de Limeira.

O mais alto nível de serviços, atendimento e estrutura – Em seu décimo ano, o Programa de Certificação StarClass está totalmente consolidado junto à Rede de veículos comerciais. Esta iniciativa teve início com o segmento de caminhões em 2006, seguido por ônibus em 2010 e vans em 2012.

“Queremos transformar a Certificação StarClass em selo de qualidade para o cliente, atestando o mais alto nível de serviços, atendimento e estrutura”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Dessa forma, o concessionário poderá ser reconhecido pela excelência comprovada e o compromisso pela melhoria contínua”.

O StarClass é uma ferramenta direta entre Rede e fábrica, ampliando a satisfação e fidelização do cliente. Segundo o executivo, a Mercedes-Benz avalia as revendas durante todo o ano, de acordo com os padrões de qualidade estipulados pelo Programa de Certificação StarClass. Este processo se apoia em três pilares: padronização (processos, estrutura e identidade visual), profissionalização e equipe de alta performance.

No final do ano, são apurados os desempenhos dos concessionários, com a Mercedes-Benz indicando, por segmento de veículos, os que mais se destacam nas classificações ouro, prata e bronze. O melhor é reconhecido com a entrega do prêmio Diamante.

Os concessionários ouro recebem o selo de qualidade StarClass para ser exibido em seus pontos de venda, por meio de totens, banners, folhetos e adesivos. Para conquistar o troféu Diamante, a revenda deve receber certificação ouro em todos os segmentos em que atua, maior pontuação no ranking de indicadores de vendas e de pós-venda, além de ter inscrito projetos no Prêmio de Reponsabilidade Ambiental e “Cliente Satisfeito”, ambos são iniciativas realizadas pela Empresa.

A fim de apoiar a Rede, a Mercedes-Benz realiza workshops para os multiplicadores que trabalham dentro dos concessionários com foco no entendimento do programa, indicadores, dúvidas e critérios novos que são agregados a cada ano.

Também oferece consultorias sobre processos de vendas e de pós-venda e realiza auditorias e atividades, como o “Comprador Oculto”, que identifica oportunidades de melhoria.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança