sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Cuidado na hora da manutenção do sistema elétrico de tratores

Para evitar danos ao circuito elétrico de tratores e não causar acidentes é necessário muita atenção ao fazer a manutenção, pois é possível acontecer desde a desprogramação de componentes até incêndios inesperados.

- Publicidade -

Composto por alternador, regulador de voltagem, motor de partida, chave de ignição, bateria, entre outros componentes, o sistema elétrico dos tratores devem estar sempre com a manutenção em dia para evitar uma parada inesperada durante a sua utilização.

“A bateria é um dos itens do sistema elétrico que demanda alguns cuidados e merece especial atenção na hora da manutenção”, afirma Paulo Acosta, gerente comercial da TVH-Dinamica, distribuidora especializada no fornecimento de peças e acessórios para as linhas de movimentação e industrial e agrícola.

- Publicidade -

Ele alerta: “É possível que ocorra, inclusive, desprogramação de componentes ao desconectar a bateria de alguns tratores que tenham dispositivos eletrônicos de controle e operação. Por isso, é bom ficar atento”.

A recomendação é fazer, periodicamente, limpeza externa na bateria, e, se os bocais não tiverem proteção, é possível limpar ao redor das tampas, bem como os orifícios. O suporte da bateria também deve ser higienizado.

“Podem ocorrer formação de zinabre entre os terminais dos cabos e pólos, gerando mau contato e impedindo a recarga da bateria”, explica.

- Publicidade -

Caso haja necessidade de limpeza dos terminais dos cabos da bateria, é preciso ter cuidado ao desconectar os cabos, pois deve se iniciar sempre pelo negativo e, em seguida, o positivo para evitar faíscas  e possíveis  acidentes. Após realizar a limpeza, deve-se montar primeiro o positivo e depois o negativo.

Se for preciso trocar componentes do sistema elétrico, a TVH-Dinamica tem em seu portfólio uma ampla gama de itens para máquinas agrícolas, como motores de partida, alternadores, reguladores, entre outros itens.

A empresa está constantemente investindo na ampliação do número de componentes disponíveis para atender todas as marcas de tratores, sendo um dos principais fornecedores de peças e acessórios para o mercado, com mais de meio século de tradição.

Há também peças para motor, caixas de câmbio, transmissão final e freios, embreagem, sistemas de direção, eixo dianteiro, sistema hidráulico, cabines, lataria, além de vários acessórios para tratores e máquinas agrícolas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança