domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Dow Corning apresenta tecnologia em silicone durante Fórum da Indústria Automobilística

A Dow Corning, líder global de silicones, tecnologia à base de silício e inovação, participa do VII Fórum da Indústria Automobilística, promovida pela Automotive Bussiness no dia 28 de março, no Golden Hall do Hotel WTC em São Paulo.

- Publicidade -

A companhia também patrocina o “Workshop sobre Cadeia de Suprimentos”, que trarão profissionais para debater o cenário atual de negócios e as estratégias para revigorar a produção de veículos e componentes.

Durante o evento, a Dow Corning apresentará as principais inovações e uso das tecnologias em silicone que melhoram o desempenho do veículo e reduzem custos.

“Desenvolvemos, por exemplo, componentes termoplásticos que podem substituir elementos de fixação mecânica, que proporcionam uma redução de peso ao veículo”, comenta Mariana Labinas, gerente de transportation markets of South América Marketing da Dow Corning.

Outra grande oportunidade para economia de energia é o LED para iluminação. Considerada uma tendência mundial, a indústria automotiva vem aos poucos incorporando ao sistema de iluminação, buscando menor consumo de energia.

- Publicidade -

“Temos os tradicionais selantes e Hot Melt de silicone utilizados em faróis. O uso desse material protege e dissipa e calor de LEDs de potência. Sabemos do potencial das aplicações desse tipo de tecnologia na iluminação automotiva e estamos acompanhando o avanço dos fabricantes nessa área, que é bastante promissora”, finaliza.

Veja outros exemplos de como o silicone pode ser utilizado na cadeia de suprimentos automotivo:

Chassi e Freios: Os lubrificantes da Dow Corning®, controlam o ruído e vibração dos freios, reduzindo os desgastes dos componentes, aumentando a durabilidade e melhorando o desempenho do carro. Os elastômeros de silicone e de fluorsilicone protegem as capas do chassi, reduzindo a manutenção e estendendo sua vida útil.

Powertrain: O silicone também é aplicado em coxins de escapamentos, capas de velas, mangueiras e juntas de vedação de motor, garantindo segurança para o motorista. Os lubrificantes especiais da marca Molykote®, também reduzem a vibração e desgaste, o que protege contra a corrosão.

Eletrônico: A tradicional linha de elastômeros da marca Silastic® é utilizada para vedar os conectores e juntas dos cabos de alta tensão. O silicone protege a integridade do sistema elétrico, o que previne falhas devido à corrosão por atrito e melhora a vida útil dos componentes.

- Publicidade -

Carroçaria: Os selantes e adesivos da  Dow Corning®, são usados em tudo, desde a montagem de componentes até vedações de portas, janelas, motores, para-brisas, tetos solares, revestimentos, air bag e retrovisores, entre outros.

O uso dos adesivos podem substituir elementos de fixação mecânica, que proporcionam uma redução de peso ao veículo. Reduzindo a massa do veículo em 10% é possível obter aumento de até 8% na eficiência do combustível.

Interior: Os consumidores buscam carros confortáveis e seguros, e o uso dos aditivos de polímeros aumentam a resistência a arranhões e deformações das superfícies do interior do veículo. O silicone também é utilizado na melhoria da performance do airbag.

Serviço:

VI Fórum da Indústria Automobilística

Data: 28 de março de 2016

Horário: 8h30 às 18h
Local: Golden Hall do Hotel WTC, São Paulo
Stand: 26

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança